TEXTOS

Dafra e indiana TVS encerram parceria no Brasil

Em 12 de março de 2024 foi enviado um comunicado oficial da Dafra para a imprensa informando o fim da parceria entre Dafra e TVS, fabricante de motos indiana responsável pelas motos da linha Apache. Na parceria a Dafra era responsável por montar as motos na sua unidade fabril em Manaus, AM, e vender além de dar todo atendimento no pós-venda aos clientes dos modelos Apache.

Veja o comunicado oficial na íntegra abaixo:

Alteração do modelo de negócios Dafra e TVS no Brasil

A Dafra Motos anuncia a alteração no modelo de negócio referente à Apache/TVS.

A parceria, iniciada em 2010 e responsável pela comercialização de mais de 40.000 unidades no Brasil foi finalizada, e a partir de 12/03/2024 já não serão produzidas novas unidades da TVS na fábrica da Dafra. Com o apoio da TVS, e em respeito aos clientes dos modelos Apache RTR 150 e Apache RTR 200, a Dafra continuará proporcionando em sua rede de concessionárias os atendimentos de garantia e de peças e serviços aos proprietários dessas motocicletas.

Essa alteração permitirá à Dafra concentrar suas atividades e foco no desenvolvimento da marca SYM, parceria estratégica que já completa 14 anos e que permanecerá cada vez mais sólida, com ampla atualização de seu line up nos próximos anos. Um dos lançamentos previstos para 2024 – fruto da parceria com a SYM – será justamente um modelo que proporcionará à rede de concessionárias Dafra continuar competindo fortemente no segmento antes ocupado pela Apache RTR 200.

A Dafra agradece à TVS pela oportunidade da parceria durante todos esses anos.

Fim do comunicado oficial.

O que podemos analisar com base no comunicado?

Para a Dafra que seguirá dando suporte a quem comprou os modelos Apache é uma oportunidade de focar e expandir a parceria com a SYM, empresa fundada em 1954 em Taiwan, trazendo novos produtos – como fica claro no comunicado que fará. A linha atual neste 13 de março de 2024 no site da empresa constam sete modelos: cinco scooter e duas motos trail.

No exterior a única motocicleta street que atenderia como sucessora da Apache na linha Dafra seria a SYM NHX 125 mas se eu posso deixar um palpite aqui imagino que devam criar para o mercado brasileiro uma NHX 190 compartilhando o mesmo motor da NH 190. Pelo menos se eu fosse a Dafra eu iria por esse caminho se a SYM concordar pois ela é a fabricante e dona dos projetos.

dafra nhx
SYM NHX 125. Seria esse o próximo lançamento Dafra no Brasil? Ou criaria uma Dafra NHX 190?

A TVS por sua vez poderá seguir dois caminhos.

Ou vai para outro parceiro para repetir o modelo de negócios que funcionava com a Dafra ou iniciar uma operação 100% TVS como subsidiária no Brasil, trazendo toda linha de produtos, abrindo suas próprias concessionárias e controlando todo processo desde a montagem até o pós-venda.

Como curiosidade, com a mudança a Dafra trabalha apenas com produtos SYM então apenas duas empresas no Brasil trabalham com mais de uma marca: o grupo JTZ (Haojue, Kymco, Zontes) e a Shineray que vai comercializar produtos da italiana SWM.

Um ponto que não deve passar despercebido aqui é que a TVS tem uma linha que está bem diversificada no exterior e novos produtos podem ser vendidos no Brasil dependendo do futuro da TVS no mercado brasileiro. Curiosamente como a também indiana Bajaj a TVS não tem moto trail no seu catálogo atual.

Aqui no Motordomundo torcemos pelo sucesso das duas empresas, pois quanto mais opções para o motociclista escolher, todos ganham. O que achou da notícia? Comente!

Acompanhe o MOTORDOMUNDO também nos outros canais!

Instagram  I  Youtube  I  TikTok  I  Podcast  I  Newsletter  

MARCELO BARROS

Criador de conteúdo sobre motos desde 2011, com uma abordagem didática. Compartilha aprendizados e busca sempre as respostas certas para orientar boas escolhas na compra e uso de motos, ajudando motociclistas a andar com confiança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *