Andar de moto é (muitas vezes) uma guerra infinita
Se você é fã de cultura pop como eu, deve ter associado o título ao terceiro filme da saga “Vingadores” onde os super-heróis mais poderosos do planeta acabam aniquilados por um ainda mais poderoso vilão. Vou tentar fazer uma analogia aqui com a arte de andar de moto.
Andar de moto é uma guerra infinita. Você primeiramente tem que superar todos aqueles que vão dizer que a moto e perigosa e etc., muitas vezes, essa primeira resistência vem da própria família e em muitos casos o motociclista já perde a guerra aí.
Quem passa desse desafio faz o curso de formação de condutores e com o mínimo de noção, percebe que o curso não ensina você a pilotar, ensina você a percorrer o circuito da avaliação e só. Achar que foi aprovado ali e que pode pilotar qualquer moto é cair em um golpe maldoso do poderoso vilão.
Com a habilitação, vem o terceiro desafio. Comprar a primeira moto. Mas são tantas opções que você não sabe nem por onde começar. Eu te ajudo. Primeiro. Tem pressa ou não? Se não tiver pressa, compre pelo consórcio. Vá pagando e quando sair no sorteio é sua, por um preço final melhor.
Se tem pressa, compre direto na concessionária. Simples assim. Pague, financie (não recomendado pelos juros) e seja feliz. Outra opção se dinheiro é um problema é comprar moto usada. Em resumo, essa opção exige cuidado triplicado para não se enfiar em um problema sério. Como alguns falam, para evitar “casar” com a moto sem ela te fazer feliz. Não é uma boa ideia, certo?
Comprou a moto, tem habilitação, mas que beleza de vida! Agora mais um desafio para você, “super herói” da moto. Aprender a pilotar de verdade e aprender que precisa andar devidamente equipado. Isso exige algo que infelizmente a maioria dos brasileiros não tem: dinheiro.
Equipamentos melhoraram muito, mas ainda são bem caros. Sei bem dos seus benefícios, pois já sofri acidente pilotando, então valorizo. Agora você venceu todos os desafios anteriores, então enfrentará a verdadeira guerra infinita com a sua moto.
No trânsito, zumbis conectados a telefones celulares sempre que você menos esperar vão te fechar por estarem ocupados demais no telefone para prestar atenção em você. Qualquer semelhança com o pessoal dirigindo o carro no Birdbox (filme do Netflix que é inspirado em um livro com o mesmo nome) não seria coincidência…
Além disso, pedestres atravessando em lugar errado e até na faixa em horário errado, quando o semáforo de pedestres está fechado. Objetos na via, ladrões de moto, e claro, blitz… Se você está de moto, já tem motivo para ser parado em uma blitz. É impressionante como sou abordado muito mais quando estou na moto do que quando estou no carro. Que me lembre só fui abordado de carro uma vez e na rodovia, passando na frente do posto da polícia rodoviária. Ou seja, estava fácil….
Acredite, isso não é polemizar e não é culpa do agente que está ali te abordando. Ele só cumpre ordens como todo funcionário de empresa. Suba na moto e ande em uma cidade complicada como São Paulo, por exemplo, e verá a realidade.
Em resumo, cuide-se. A moto é espetacular e quem escolhe esse veículo vive momentos maravilhosos como os super heróis da Marvel, mas assim como eles você precisará estar sempre alerta. Sempre precisará manter sua motocicleta 100%, sempre precisará pilotar 200% atento, sempre precisará estar protegido.
Essa guerra é nossa e não acaba nunca. Um segundo de distração e o poderoso vilão te derruba, te tirando do jogo. Com sorte, como com os Vingadores, apenas parcialmente… Mesmo diante de tudo isso, amamos andar de moto, não é verdade? Os benefícios da vida em duas rodas fazem valer a pena!
Leia também!
- Conheça destinos para andar de moto acompanhado
- Harley-Davidson vai produzir moto com 338 cm³ na China
- Opinião:’Respeite a moto, motociclista!’