Perdeu o documento da moto? Veja o que fazer
Na correria da vida, acabamos cometendo alguns erros. Antes de pesquisar no Google como resolver isso é importante você ter muito claro que todo veículo tem dois documentos: o CRV e o CRLV. Você sabe a diferença?
CRV é o Certificado de Registro de Veículo. É aquele documento que você não pode perder de jeito nenhum, que você recebe quando compra seu veículo, seja novo ou usado e que vai usar apenas quando for vender o veículo para outra pessoa, é conhecido popularmente como “Recibo de compra e venda”.
CRLV é o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo. É aquele documento que você precisa levar junto com você sempre que sai com seu veículo e que todo ano, quando faz o licenciamento da moto, você recebe um atualizado. Esse documento você também não pode perder!
Sabendo a diferença entre tipos de documento, já deixo um alerta. Se você pesquisar no Google “segunda via documento moto”, ele pode te levar para páginas que indicam o procedimento da segunda via do CRV. Cuidado, pois uma letra faz muita diferença nesse processo!
ATUALIZAÇÃO em 14/01/2021
Agora existe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito onde você tem disponível sua CNH e o CRLV da sua motocicleta. Então não tem mais como “perder” esse documento, pois está no app e basta imprimir outra cópia. Achei bem prático e quando você licencia a moto, ele apenas atualiza o arquivo no app. Link para mais informações sobre isso: https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br/carteiradigital/tutoriais/html/
Siga também o MOTORDOMUNDO no Instagram e Youtube.
Mas se o documento que você perdeu foi o CRV, aquele que não anda com você na moto, mas que atesta que você é o dono do veículo, o processo é mais complexo… E caro.
Vai precisar fazer uma vistoria técnica – que custa em torno de R$ 80. Além disso, a taxa sobe de R$ 29,18 para 204,28 reais, isso se você já tiver pago os 90,20 reais de taxa de licenciamento. Em caso negativo, sobe para 294,48 reais a taxa, isso se você não tiver alguma multa pendente… Tudo tem que ser quitado nesse momento. Valores de 2019, consultar o valor atualizado no seu Estado.
Vale ressaltar que o processo descrito para Santo André, SP e pode mudar em outras cidades e estados. Se informe e certifique-se de que solicitou o documento correto! Encerro com uma dica melhor ainda. Faça o possível para não perder nenhum documento.
Tudo pago, documentos apresentados, pegue o protocolo e volte no dia seguinte. Problema resolvido. Clicando aqui você acessa informações no site do Detran SP sobre a segunda via do CRV.