TEXTOS

Acampar de moto, experiência que vale viver

Se você está lendo esse texto é porque já anda ou quer andar de moto. Então já pensou uma dia em acampar de moto? Hoje eu, Marcelo, tenho 38 anos e uma das coisas que eu ainda não tinha feito nessa vida era acampar.

Para muitas pessoas, algo absurdo, mas tudo bem. Cada um tem suas histórias e motivos para fazer ou não fazer algo legal como acampar, surfar ou… Andar de moto!

Acampar de moto com a Harley-Davidson
Para conhecer o Riders’ Camp 19 a Harley-Davidson me emprestou a Iron 1200. Bandida!

Por sorte do destino – no caso o meu –, a Harley-Davidson me convidou para participar da quarta edição do Riders’ Camp, em Itu, SP, realizado no começo de outubro. Sim, o evento é um acampamento para motociclistas!

Já vou começar deixando algo bem claro. O evento é promovido e bem organizado pela Harley-Davidson, mas não é restrito, nem reúne apenas proprietários de motos da marca, ou membros de algum H.O.G.. Ele é aberto para qualquer motociclista que deseje curtir o evento. Ponto para a marca por isso.

estrada dos romeiros de Harley-Davidson
A festa já começa antes de chegar ao camping. Estrada dos Romeiros com a Harley-Davidson!

Sim, por variados motivos, algumas pessoas vão de carro mesmo, para não perder a festa, mas o formato “ideal” é que você pegue sua barraca, coloque na moto e vá pilotando até lá e claro, fique acampado e curta a experiência toda em sua essência.

Falando em pilotagem, fui com um grupo de motociclistas saindo da capital paulista. Utilizei a Iron 1200, uma moto prazerosa, com motor forte, que é estreita, ágil e leve – se comparada com as gigantes motos touring da marca.

chegada ao Riders Camp
Na recepção do evento, hora de pegar o kit com a organização e ir montar a barraca!

A experiência do fim de semana de Riders’ Camp na verdade já começou na ida até lá, pois para chegar à Fazenda das Pedras, local do evento, fomos pela Estrada dos Romeiros (SP-312 ), uma das estradas mais tradicionais para motociclistas em São Paulo, por conta da natureza ao redor e a alta quantidade de curvas, fez a festa começar antes do camping. O fim de semana todo foi de sol com zero chance de chuva. Perfeito!

Chegando ao local, recebemos um kit da organização. Um belo travesseiro com estampa do evento – que agora fica no meu quarto – e um kit com alguns vouchers para almoço, janta e bebidas.

lucky wings
A Lucky Wings, de Sorocaba, SP foi responsável por manter todos bem alimentados no Camp

Escolhemos onde ficar, montamos a barraca e a moto ficou ao lado. Ainda estava meio perdido com essa ideia de acampar de moto, de lidar com essa habitação mais espartana, mas logo estava com tudo devidamente montado e a bagagem guardada. Depois de surpreendido com a facilidade montar uma barraca, de como é fácil acampar de moto, hora de curtir o evento!

O espaço é muito grande. Têm piscinas, trilhas e muita atividade para fazer. Mas foquei nas atrações do evento promovido pela Harley-Davidson. Nesse fim de semana do Riders’ Camp, o camping foi fechado para os participantes do evento. Ou seja, só tinha motociclista ou simpatizante ali!

almoço no Riders Camp
Almoçar com rock bom e ao vivo não é nada mal… No Riders’ Camp foi assim!

A marca montou uma área central, com palco onde teve muito rock ao vivo no almoço e no jantar. Lá curti e conversei com muita gente. Tinha cerveja, churrasco no almoço e hambúrguer no jantar, ambas refeições sob os cuidados do pessoal da Lucky Wings, de Sorocaba, SP.

À noite, cinema ao ar livre com pipoca – passou “Mad Max – Estrada da Fúria”, com direito a fogueira e marshmallow para assar! Depois do cinema, muita música ao vivo para todo mundo se divertir até de madrugada, para ir dormir feliz e cansado de tanto ter curtido – fato que tornou minha primeira noite dormindo em uma barraca mais fácil, pois dormi muito bem!

cinema a noite
Cinema ao ar livre, uma das atrações do Riders’ Camp. Eu gostei!

O evento começou as 15h da sexta, dia 4 de outubro, mas fui no sábado, dia 5, onde a agenda de atividades da Harley-Davidson foi grande, com direito até a gincana, onde quem topava participar de desafios de pontaria e equilíbrio ganhava brindes como bonés e miniaturas de motos da marca.

No domingo, dia 6, era livre, sem atividades promovidas pela Harley-Davidson, então aproveitei para curtir mais um pouco o camping, relaxar na barraca, curtindo a vista privilegiada de ontem montei a minha humilde residência.

acampar de moto com a Harley
Minha primeira vez acampando com a Iron 1200 foi sucesso total. Quero mais!

Curti um pouco a natureza do lugar e a piscina, pois já era hora de desmontar tudo. O grande desafio é conseguir deixar a barraca e o colchão em tamanho compacto o bastante para conseguir guardar na sacola original. Barraca desmontada, bagagem organizada, hora de dizer tchau para o camping, para os amigos e voltar para São Paulo, claro, curtindo mais uma vez a Iron 1200 nas curvas da Estrada dos Romeiros.

Existem pequenas iniciativas de acampamentos para motociclistas no Brasil, mas nada no tamanho e estrutura que vi na experiência promovida pela Harley-Davidson. Provavelmente eu volte em 2020 ao Riders’ Camp, mas talvez antes disso eu deva novamente acampar de moto.

Iron 1200 estrada romeiros
A ida e a volta foram pelo mesmo caminho. Estrada dos Romeiros e moto combinam muito!

A combinação moto e acampamento é muito boa, mas certifique-se de adquirir uma barraca e demais itens para acampar que sejam leves e compactos, para não tornar o deslocamento até o camping algo cansativo. O equilíbrio é essencial para o sucesso dessa mistura!

O que me impressionou durante o evento foi ver a força e união da comunidade de motociclistas que usam Harley-Davidson. Sem dúvida, esse é um dos diferenciais que levam a marca a ter tamanho sucesso no mundo todo.

festão da Harley-Davidson em Itu, SP
A organização da Harley-Davidson garantiu uma experiência especial para os participantes

Muitas marcas sonham em conseguir gerar essa paixão e união nos motociclistas que usam suas motos, mas sem sucesso. Algumas coisas no mundo da moto são meio inexplicáveis mesmo. Aprendi com o tempo.

O custo para participar na edição 2019 do Riders’ Camp foi de 380 reais. Achei honesto por toda experiência proporcionada e voltei para cada pensando porque outras grandes marcas não exploram esse formato. Ponto para a Harley-Davidson.

acampamento de moto
O pôr do sol no local do Riders’ Camp é realmente lindo. Os dias com sol ajudaram a festa!

Para finalizar, talvez acampar de moto não seja para você, mas te recomendo muito que vá pelo menos uma vez. Vale muito a pena viver uma experiência assim.

Gostou do conteúdo? Então me acompanhe também nos outros canais!

Instagram  I  Youtube  I  TikTok  I  Podcast  I  Newsletter  

Fotos: Guilherme Veloso

MARCELO BARROS

Marcelo é criador de conteúdo para motociclistas desde 2011. Compartilha seus erros e aprendizados para que mais pessoas entendam como é bom andar de moto todos os dias, usando ela da melhor forma possível, sem neurose.

2 thoughts on “Acampar de moto, experiência que vale viver

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *