TEXTOS

BMW estreia corrente de transmissão que exige menos manutenção

Já falamos aqui no MOTORDOMUNDO sobre as diferenças dos sistemas de transmissão final nas motos, e se você leu, sabe que um “contra” do uso da corrente na moto é que ela exige mais manutenção quando comparada a correia e eixo cardã. Mas isso pode mudar se esse produto que a BMW Motorrad passou a disponibilizar para suas motos virar um novo padrão.

Desde as primeiras motos BMW a marca usou muito a transmissão final por eixo cardã, é meio que uma tradição e nos novos projetos alguém deve dizer “a gente vai usar cardã nessa também”? Essa nova corrente foi batizada de M Endurance e obviamente se você tem sua moto de baixa cilindrada com corrente como eu já imagina que tem muita tecnologia aplicada nessa corrente. E está certo.

bmw corrente
Corrente de transmissão limpa assim ou é moto 0 km ou acabou de ser lavada. Esse padrão deve mudar

A corrente, fornecida por uma empresa chamada Regina, tem um enchimento de lubrificante permanente que fica entre os roletes e os pinos, cercado por anéis. O benefício para o motociclista é que de acordo com a BMW não é mais necessário lubrificar a corrente, assim como afirmam não ser mais necessário ajustar a folga da corrente, procedimentos comuns que na corrente convencional precisamos fazer para garantir o perfeito funcionamento do sistema, não perder desempenho do motor com a corrente folgada e assegurar que sua vida útil não seja reduzida.

E como eles conseguiram isso? Usando materiais nobres, claro. No revestimento dos rolos da corrente (ponto principal de atrito e desgaste) aplicaram carbono tetraedricamente amorfo (ta-C), também conhecido como diamante industrial, que oferece extrema dureza e resistência. Traduzindo: diferente da corrente comum em metal, esse revestimento não se desgasta.

tecnologia materiais corrente moto bmw
A imagem mostra em detalhes como é a nova corrente usada pela BMW

Com essa receita tecnológica, essa corrente oferece o conforto de intervalo de manutenção equivalente ao de uma moto com eixo cardã, sem contar o fato de que se você não precisa lubrificar, ela não vai acumular sujeira e precisar ser lavada. Um ganho extra. Como sou fã de tecnologia, achei bem curiosa essa novidade, mas sua oferta ainda é restrita.

A corrente M Endurance com passo 525 está disponível inicialmente para duas motos BMW: a superbike S 1000 RR e a crossover S 1000 XR. Pode ser comprada como acessório ou adquirida como opcional de fábrica na compra da moto 0 km. A marca deve aplicar esse produto em mais motos no futuro. Não tenho informação de custo dela – não deve ser barata -, nem da disponibilidade no Brasil.

Se você tem uma dessas BMW e ficou interessado (a), fale com um concessionário da marca para mais informações. Quis trazer essa novidade tecnológica pois isso quebra um paradigma sobre algo comum para todo motociclista.

BMW S 1000 RR é uma das primeiras motos a receber a nova corrente de transmissão

MARCELO BARROS

Criador de conteúdo sobre motos desde 2011, com uma abordagem didática. Compartilha aprendizados e busca sempre as respostas certas para orientar boas escolhas na compra e uso de motos, ajudando motociclistas a andar com confiança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *