Bajaj: 6 fatos que você precisa saber
Bajaj é uma fabricante indiana que chegou ao Brasil oficialmente em 14 de dezembro de 2022, abrindo as cinco primeiras concessionárias no dia seguinte. Gigante no exterior e presente em muitos volumes é conhecida por suas motos com baixo preço. Vamos a cinco fatos sobre Bajaj para você ficar bem informado:
1) No Brasil até o fim de 2023 a linha tem três motocicletas. O destaque é para a Dominar 400, a maior e mais potente motocicleta da Bajaj no Brasil e no planeta. É uma moto street com motor de um cilindro com 40 cavalos de potência para 192 kg de peso em ordem de marcha (com 90% do tanque de 13 litros abastecido conforme definição).
Tem iluminação toda em LED, câmbio de seis velocidades com embreagem deslizante e assistida, suspensão dianteira invertida e traseira monoamortecida com ajuste de pré-carga da mola. Já vem com bons pneus (Pirelli Diablo Rosso II) e um pacote de acessórios. Essa moto gera algumas dúvidas sobre o que é, mas quem andar em uma saberá que é uma boa naked com acessórios. Como curiosidade, a Dominar 400 foi lançada em 2016 e já passou por duas atualizações desde então.
Moto para asfalto, moto para viajar com garupa e ter bom desempenho prometendo velocidade máxima na casa dos 170 km/h. O preço é bem sedutor: R$ 25 mil reais. Não existe nenhuma moto street/naked zero quilômetro no Brasil que entregue algo equivalente.
2) As duas motocicletas menores que a Dominar 400 no Brasil se chamam Dominar 160 e Dominar 200. Porém, o nome oficial dessas motos no exterior é Pulsar NS160 e Pulsar NS200. O “NS” é de Naked Sport, ou naked esportiva para ficar ainda mais claro.
A Dominar 200 tem uma entrega mais esportiva que a Dominar 160, pois a entrega do desempenho cresce de forma nítida quando as rotações passam de 7 mil rpm, que faz a pilotagem ficar mais prazerosa – naturalmente se você gostar de uma pimentinha extra na pilotagem. Vale muito visitar uma concessionária e fazer um test ride para entender da melhor forma.
3) A Bajaj é parceira da KTM – e dona de boa parte das ações da empresa. A parceria já existe desde 2007 e a partir de 2013 a Bajaj ficou responsável pela fabricação e distribuição de grande parte dos produtos (até 790 cm³). Com a parceria ela forneceu e teve acesso à tecnologia KTM. O resultado disso é que você verá semelhanças na Dominar 400 e Dominar 200 com Duke 390 e Duke 200.
Os motores não são iguais. Muda o cabeçote nos motores, mudam mapas de injeção entre outros detalhes. Basicamente são derivados. Mas não são iguais. Como curiosidade, os motores arrefecidos a líquido da Dominar 400 e Dominar 200 são montados na mesma linha de montagem dos motores KTM na fábrica da Bajaj na Índia.
4) Desde o começo da operação no Brasil as motos Bajaj são montadas no sistema CKD (Completely Knocked Down em inglês) que é um kit das partes completamente não montadas de um produto nas instalações da Dafra em Manaus, AM. Serviço que outras fabricantes presentes no Brasil também usam.
A Bajaj promete a abertura da própria fábrica também em Manaus em 2024, o que vai permitir maior capacidade produtiva e com isso facilitar a chegada de novas motos e expansão da rede sem criar problema de falta de motos nos concessionários.
5) No exterior a Bajaj tem algumas famílias de motos: Dominar (desde 2016), Pulsar (desde 2001) e Avenger (com motos custom que existe desde 2005) são as principais e tem a Chetak, uma scooter elétrica lançada em 2019 que faz homenagem com seu nome a scooter Bajaj que fez muito sucesso no passado da marca.
6) Qual é a origem do nome Bajaj? Bajaj é o sobrenome de Jamnalal Bajaj, fundador da empresa em 1926. Bajaj é um grupo com algumas empresas é a Bajaj Auto é a empresa do grupo responsável pela fabricação de veículos de duas e três rodas.
Eu trouxe aqui seis informações que considero interessantes. Já sabia? Tem alguma dúvida sobre Bajaj? Manda nos comentários e vamos seguir conversando!
Gostou do conteúdo? Então me acompanhe também nos outros canais!
Instagram I Youtube I TikTok I Podcast I Newsletter I Canal no Whatsapp