OPINIÃO

Moto como meio de transformação de vida (para melhor)

Terminei de ler esse livro da foto acima e resolvi comentar sobre ele aqui. O título do livro é ‘Jornada 9 de Julho – 18 meses trabalhando, viajando e vivendo pela América do Sul‘, escrito pelo Glauber Leite. Conheci Glauber por meio de uma amiga – um beijo, Cá – e tive a oportunidade de publicar uma prévia do relato que vi nesse livro anos atrás em uma revista especializada de moto que trabalhei na época.

Também tive a oportunidade de andar na moto que ele usou durante essa viagem de 18 meses, passando por estradas que são sonho para muitos motociclistas – incluindo eu. Ele foi com uma Yamaha Ténéré 250 e andei na moto dele após toda essa jornada em um passeio meio maluco que fizemos no ABC paulista em 2016. Foi um dia divertido. Curiosamente esses fatos que citei acima constam no livro do Glauber. O que me deixa feliz e honrado.

Ler esse livro na forma que Glauber escreveu é como se estivesse sentado ouvindo ele contar suas aventuras e perrengues conhecendo lugares novos, lidando com condições inusitadas, procurando trabalho para conseguir mais dinheiro para poder viajar por mais tempo e sempre mostrando uma capacidade invejável de fazer acontecer. Comecei o livro impressionado com a saga dele pela BR-319 e terminei a leitura emocionado com a sensibilidade de Glauber nos textos finais, que trazem muitas reflexões fortes e necessárias sobre vida, padrões e obrigações da sociedade. Eu gostaria de ter a coragem dele, mas confesso que não tenho e finalizar o livro com a visão de mundo que Glauber compartilha pode ser um tapa na cara de muita gente. A vida é curta e precisamos viver da melhor forma possível.

Se ele tivesse escolhido um carro para viajar com toda certeza do mundo não teria vivido tudo que viveu e aprendido tudo que aprendeu. Por isso sempre reforço quanto uma moto pode melhorar nossa qualidade de vida. Vi Glauber novamente em 2019 durante a passagem do Tour da Crosser por Urubici, SC, cidade onde ele mora atualmente e que trabalha com turismo. Inclusive nessa passagem pela cidade que Glauber vive e trabalha ele deu uma andada na Crosser que eu usava na minha jornada subindo até o Cânion do Espraiado. Boas memórias!

Para todo mundo que anda de moto e viaja de moto recomendo MUITO a leitura. É possível comprar o livro diretamente com o Glauber, que envia para o Brasil todo. Acesse @glauberleite no Instagram e envie mensagem direta para ele, que vai te dar todas as informações. Ou mande direto pelo telefone no 11 99843-7614. Fiquei bem surpreendido e ainda mais fã do Glauber após ler a história toda, uma pessoa que sempre me tratou muito bem, simplesmente porque é um cara do bem, pessoa rara de encontrar, mesmo no mundo das motos.

MARCELO BARROS

Marcelo é criador de conteúdo para motociclistas desde 2011. Compartilha seus erros e aprendizados para que mais pessoas entendam como é bom andar de moto todos os dias, usando ela da melhor forma possível, sem neurose.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *