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Scooter Vespa 98 completa 75 anos desde sua criação; relembre

Scooter é um veículo bem popular no mundo todo, famoso pelo visual mais elaborado, requintado, por não ter um câmbio como nas motos e pelas praticidades como o espaço sob o assento. Mas a jornada até os veículos atuais começou muitos anos atrás, 75 para ser mais preciso fazendo a conta até 2021, com uma motoneta que fez muito sucesso e marcou a história, a Vespa 98, lançada ao mundo em 1946.

No final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, o engenheiro e designer Corradino D’Ascanio chefiou, a pedido de Enrico Piaggio – da Piaggio -, o projeto da motoneta italiana que alcançou um sucesso incrível. A ideia era um veículo de transporte simples, econômico e de fácil manutenção. O nome do projeto era MP6 (significa Motor Piaggio 6) mas foi batizado de Vespa por Enrico, que ao ver a motoneta associou suas linhas com o formato do inseto.

Piaggio MP5 “Paperino”, de 1943. Ideia reprovada por Enrico Piaggio.

Uma das exigências de Enrico no projeto MP6 era de ter o vão livre – marca até hoje de motonetas italianas –, um dos motivos de ter reprovado o protótipo MP5, apelidado de “Paperino” (nome italiano para o personagem Pato Donald), criado em 1943.

Ele tinha uma preocupação de que sem o vão livre as mulheres não gostariam do produto. A Vespa foi criada com suspensão dianteira monobraço inspirada na aeronáutica e que tinha como um dos objetivos tornar mais fácil a remoção da roda, caso precisasse reparar um pneu furado, por exemplo. O vão livre da Vespa foi criado com o motor sendo acoplado diretamente na roda traseira, ganhando espaço. E a carenagem frontal foi feita para proteger a pessoa de se sujar ao passar por uma poça, por exemplo, e do vento. A inspiração do design também traz referências dos aviões da época.

Scooter Vespa 98
Vespa 98, a pioneira

A primeira Vespa usou um motor 2 tempos de um cilindro e 98 cm³, com 3,2 cv de potência máxima. Tinha câmbio de 3 velocidades – com as trocas feitas no guidão -, freio traseiro no pé. Velocidade máxima? Cerca de 60 km/h.

O primeiro lote produzido pela Piaggio foi de 2 mil unidades e o resto é história. O modelo teve sua patente registrada em 23 de abril de 1946 e é considerado o primeiro scooter de sucesso do mundo, que inspirou outras fábricas a seguirem nessa linha. Virou um ícone na história da moto, um ícone do design italiano e porque não dizer também um ícone na cultura pop.

Enrico Piaggio com um exército de motonetas Vespa, em 1956. Tiro certeiro a ideia de um veículo acessível e barato.

MARCELO BARROS

Marcelo é criador de conteúdo para motociclistas desde 2011. Compartilha seus erros e aprendizados para que mais pessoas entendam como é bom andar de moto todos os dias, usando ela da melhor forma possível, sem neurose.

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