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Moto nova menor ou moto usada maior? Veja 3 pontos para pensar

“Por esse preço compro uma Hornet carburada”. Provavelmente você viu algum comentário desse tipo, comparando o preço de uma moto nova com uma moto de maior cilindrada e bem usada. Nós que amamos motos temos uma dose de insanidade dentro de nós que nos faz criar analogias como essa acima como se fossem verdades absolutas, mas quero trazer aqui alguns pontos para você, que acha melhor comprar uma Hornet carburada com mais de 15 anos de uso do que comprar uma moto 250 ou 300 0 km poder pensar se é por esse caminho mesmo que deve ir.

Mas já aviso: se você tem dinheiro sobrando para esbanjar sem problema, esse texto não é para você, ok? Compra logo a moto que quiser, compre 3 se quiser, e vá ser feliz. Segundo aviso: o contexto aqui é a compra responsável, não é te convencer que uma moto 150 ‘anda mais’ que uma 600. Antes que alguém pense esse absurdo, já avisei, ok? Vamos aos pontos:

Primeiro ponto

Para que raios você quer comprar uma moto nesse momento da sua vida? É a primeira moto? É uma moto só para curtir no fim de semana, enquanto sua primeira moto você usa para ir e vir na correria do dia a dia? Responder essas perguntas vai te trazer algumas coisas para pensar.

Se é sua primeira moto, precisa ser uma XT 660 ou uma Hornet carburada? Precisa mesmo? Não existe uma regra mundial escrita por um semi deus que gosta de motos que veta ou libera isso, porém, para começar qualquer coisa acima de 500 cm³ de cilindrada pode representar algum risco para você que está nos primeiros ‘encontros’ nesse novo relacionamento com o mundo das motos. Comece com algum modelo menor e consequentemente mais manso e depois suba se isso vai fazer seu coração bater mais forte. Seu sonho do motão vai chegar, mas respeite o seu ritmo de adaptação com a pilotagem das motos e vá subindo. Você precisa estar vivo e inteiro para poder viver o privilégio que é andar de moto por aí. Pense nisso sem romantismos e vai concordar comigo.

Comprar em 2021 uma Royal Enfield Interceptor 650 nova ou uma Moto Guzzi 850 Le Mans do 1978 para rodar todo dia? Faça suas escolhas e aceite as consequências…

Segundo ponto

Você viu que a moto 300 com motor de 1 cilindro 0 km que você está interessado custa o equivalente a uma moto 600 com motor de 4 cilindros com 10 anos de uso. A mão coçou para realizar o sonho de ter seu motão e eu te entendo, porém, trago aqui um ponto bem importante que muita gente ignora – pela insanidade inquieta que nós que amamos moto que temos – que é o fato de que comprar a moto é apenas uma parte. Comprou sua 600 com motor 4 cilindros usada? Parabéns. Agora você precisa resolver os probleminhas que ela tem e você deixou passar na negociação da compra – pois a gente quase sempre compra moto usada com alguma cagada – e aí já precisou gastar um dinheiro que não estava previsto no seu coração apaixonado. Deu um jeito, se apertou, economizou um dinheiro extra e revisou a moto toda. Muito bom!

Agora vai precisar manter a manutenção desse motão em dia e em muitos casos – não posso afirmar que sejam 100% dos casos -, os custos de uma moto 600 com motorzão 4 cilindros são mais altos do que uma 300. Você pesquisou esses custos antes de realizar seu sonho do motão? Na hora da primeira revisão pode já doer a realidade dos custos de um motão usado comparado a uma moto menor novinha E com garantia. Faça uma boa pesquisa sobre os custos para manter o motão antes da compra. Se cabe no seu orçamento, beleza.

Terceiro ponto

O grande problema nessa analogia é quando falamos de alguém que como eu não tem dinheiro sobrando e também não quer abrir mão de andar de moto, de ter a sua moto. Quem entra nesse jogo e se encontra encurralado com um motão parado na garagem porque caiu e precisa trocar farol, suspensão dianteira e roda (um exemplo básico do prejuízo de bater uma moto em um carro no trânsito) a pessoa acaba se colocando em um caminho errado, bem errado, que é procurar peças sem procedência – ou de motos roubadas, se preferir um termo mais real.

Aí ‘consegue fechar a conta’, ter seu motão em dia, fazer sucesso por onde passa e ser visto no Instagram como sinônimo de sucesso na vida. Até ser você a pessoa que perde a moto porque outra pessoa com o mesmo sonho do motão que não tem condição real de manter também precisa se um kit novo após uma queda. E temos o famoso efeito borboleta em ação implacável como um trem bala. Fuja disso!

Uma moto 150 com a Serra do Corvo Branco ao fundo. A segurança da moto nova e sem custos altos atrai muitos motociclistas

Pense com uma dose extra de razão antes de escolher qual moto comprar. Eu escolho sempre a segurança de ter algo que posso manter – sem prejudicar ninguém – e estou feliz com a minha 250 usada. Comece com o que consegue manter. Organize seu orçamento e se quiser algo maior, viu que cabe na sua realidade, vá com tudo ser feliz.

A vida é feita de escolhas. Qual será a sua? Moto nova menor ou moto usada maior?

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MARCELO BARROS

Marcelo é criador de conteúdo para motociclistas desde 2011. Compartilha seus erros e aprendizados para que mais pessoas entendam como é bom andar de moto todos os dias, usando ela da melhor forma possível, sem neurose.

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