VÍDEOS

Honda CB 500X 2020 agora é mais trail; veja vídeo

Um dos destaques do Salão Duas Rodas 2019 foi sem dúvida alguma a nova Honda CB 500X. Fomos convidados para provar essa geração cheia de novidades e eu te conto tudo que achei sobre ela neste vídeo!

Muito além da troca do aro dianteiro de 17″ para 19″ – que mudou ela de uma moto crossover para trail – a Honda subiu toda a moto, as suspensões ganharam maior curso e nova calibragem, deixando ela mais na mão quando saímos do asfalto e vamos para a terra, onde a geração anterior sofria.

A distância mínima ao solo aumentou para 193 mm. Para os fãs de motos trail raíz, ela não vai se enfiar em trilhas fechadas, como faz uma tranquila XRE 300, por exemplo, pois essa não é a proposta dela! Claro, se você for um Jean Azevedo – piloto de rali da Honda no Brasil -, aí não tem onde essa CB 500X não passe…

CB 500X na terra
Com as novidades ela trabalha melhor quando acaba o asfalto (foto: Caio Mattos)

Ela ficou 2 quilos mais pesada (183 kg de peso seco) com o aro maior na frente, mas não influi em nada na pilotagem. O motor ganhou melhorias na eficiência para se adequar as rigorosas legislações de emissões e ruídos, o que resultou no pico de torque se entregue 500 rpm mais cedo. A embreagem agora é assistida (menos força no acionamento do manete) e deslizante (não travando a roda nas reduções bruscas de marcha), o que colabora para uma pilotagem mais prazerosa.

O motor de dois cilindros paralelo é arrefecido a líquido e de acordo com a Honda entrega 50,4 cv de potência máxima, com pico de torque de 4,55 kgf.m. Bons números para andar sozinho ou com garupa em qualquer condição dentro da lei. Gosto do conforto dessa moto, pela ergonomia, pelo para-brisa mais alto e pelo banco, bom para piloto e garupa.

Gosto como ela é muito fácil de ser pilotada, mesmo sem tanto domínio das técnicas de pilotagem – mas obviamente se você investir em um curso de pilotagem vai poder aproveitar ao máximo tudo que essa moto oferece.

Honda CB 500X ganhou novo visual em 2020
No asfalto, a nova CB 500X continua fácil, confortável e divertida (foto: Caio Mattos)

Tantas qualidades tem seu preço e talvez o único ponto negativo dessa moto – pelo menos com base no meu (baixo) poder de compra. Custa R$ 28.900 sem o frete, é vendida nas cores preto, vermelho e cinza e sai da concessionária com 3 anos de garantia além de assistência 24 hs. Para quem gosta de saber sobre manutenção, o intervalo de revisões nessa trail é a cada 6.000 km.

Em resumo, tem que andar na moto. Ela impressiona, continua prazerosa como a geração anterior, mas com certeza as mudanças deixam ela mais atraente para os fãs de motos trail, carentes de opções entre as pequenas e as gigantes como a Africa Twin. A CB 500X se encaixa nesse meio do caminho na categoria trail. 

Se gostou do conteúdo deste vídeo não deixe de se inscrever em nosso canal no Youtube e ativar o abençoado sininho para ser avisado de novos vídeos: www.youtube.com/motordomundo

MARCELO BARROS

Marcelo é criador de conteúdo para motociclistas desde 2011. Compartilha seus erros e aprendizados para que mais pessoas entendam como é bom andar de moto todos os dias, usando ela da melhor forma possível, sem neurose.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *