VÍDEOS

Testamos as versões da Honda Africa Twin 1000

Fui convidado pela Honda para ir até Mato Grosso, para provar a geração atual no Brasil da maxitrail Africa Twin. Andei nas versões base – a minha favorita – e a Adventure Sports, com alguns diferenciais que a tornam mais capaz de longas jornadas por qualquer terreno.

Antes de falar sobre o vídeo a primeiríssima geração da Africa Twin foi lançada em 1988, inspirada no protótipo de rally da Honda batizado de XRV 750, que venceu edições do Paris-Dakar, antes do lançamento da versão de rua. Uma curiosidade sobre a primeira Africa Twin é que seu motor era um bicilíndrico em V enquanto o atual é um bicilíndrico paralelo. Essa pioneira foi vendida até 2003.

Primeira geração da Honda Africa Twin
Essa foi a primeira Africa Twin, de onde saiu toda fama do modelo atual

Voltando aos dias atuais, já temos  uma Africa Twin 1100, reformulada, com mais desempenho e muito mais eletrônica que a geração 1000 que testei explorando a Chapada dos Guimarães, um lugar lindo… E muito quente!

Como prometido no vídeo, segue abaixo a ficha técnica das Honda Africa Twin e Africa Twin Adventure Sports.

Atenção! Quando o dado técnico da Adventure Sports for diferente da versão base estará entre parênteses.

FICHA TÉCNICA

Motor OHC, dois cilindros paralelos, arrefecimento líquido. Cilindrada 999,1 cm³
Diâmetro x curso do pistão 92,0 x 75,1 mm
Potência máxima declarada 88,9 cv a 7.500 rpm
Torque máximo declarado 9,5 kgf.m a 6.000 rpm
Relação de compressão 10,0:1
Sistema de lubrificação forçada, por bomba trocoidal
Câmbio manual de seis velocidades
Transmissão final por corrente
Embreagem multidisco em banho de óleo
Chassi tipo Semi Berço Duplo
Suspensão dianteira garfo telescópico, curso de 230 mm (240 mm)
Suspensão traseira Pro-Link, curso de 94 mm (101 mm)
Freio dianteiro disco duplo de 310 mm com ABS
Freio traseiro disco de 256 mm com ABS
Modelo dos pneus Dunlop Trailmax
Pneu dianteiro original 90/90 21M/C (54H)
Pneu traseiro original 150/70 18M/C (70H)

MEDIDAS
Comprimento 2.334 mm
Largura 932 mm
Distância entre eixos 1.574 mm (1.581 mm)
Distância mínima do solo 251 mm (271 mm)
Altura do assento ajustável entre 850 e 870 mm (900 e 920 mm) Capacidade do tanque 18,8 litros (24,2 litros)
Óleo do Motor 4,8 litros e 3,9 litros para troca
Peso seco: 216 kg (224 kg)

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MARCELO BARROS

Marcelo é criador de conteúdo para motociclistas desde 2011. Compartilha seus erros e aprendizados para que mais pessoas entendam como é bom andar de moto todos os dias, usando ela da melhor forma possível, sem neurose.

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