Bajaj Auto vai abrir fábrica própria no Brasil
Novidade boa para os fãs da fabricante indiana Bajaj. A Bajaj Auto – a maior exportadora de motos e veículos de 3 rodas da Índia – confirmou que a empresa vai abrir sua fábrica própria no Brasil e a estimativa é de que isso aconteça no segundo semestre de 2024.
A Bajaj do Brasil em comunicado oficial afirma que a capacidade de produção inicial será de 20 mil motos por ano – lembrando que o Brasil é o único país fora da Índia onde a empresa está diretamente presente com a subsidiária e não com um distribuidor.
Como referência para entender esse volume declarado de produção, em 2022 a Yamaha que é a segunda maior fabricante de motos no Brasil somou 222.463 unidades emplacadas no ano, então a capacidade produtiva inicial anual declarada da Bajaj será 10 vezes menor que o volume total vendido pela tradicional Yamaha no último ano.
Seguindo o que a BMW Motorrad fez em 2016, quando iniciar sua operação própria a fabricante indiana encerra sua parceria atual de montagem das motos no sistema CKD nas instalações da Dafra em Manaus.
A notícia corresponde ao que o diretor executivo da marca havia dito em declarações anteriores e reforça o comprometimento da marca em crescer no Brasil, um dos mais importantes e desafiadores mercados de moto do planeta.
Abaixo, deixo entrevista que fiz com Waldyr Ferreira, o principal responsável pela Bajaj do Brasil, antes da marca iniciar operação no mercado brasileiro. Essa questão da fábrica própria estava nos planos desde o começo.
Gostou do conteúdo? Então me acompanhe também nos outros canais!
Instagram I Youtube I TikTok I Podcast I Newsletter