TEXTOS

Moto, uma máquina de poupar vida

Refiz um teste tradicional de mobilidade comparando tempo gasto na moto com o tempo gasto no transporte público entre os mesmos pontos A e B em São Paulo, SP. Ainda chateado porque o chassi da minha moto tinha quebrado na traseira – quem me segue no Instagram acompanhou de perto -, por isso resolvi marcar o tempo que gastei indo com transporte público da minha casa até a oficina onde estava a minha moto e marquei o tempo que gastei voltando para casa com a minha moto consertada. Fiz questão de retornar com muita tranquilidade para não “roubar” na conta, sem correria e sem nenhum risco durante o trajeto.

sem a moto
Parte 1: sem a moto, indo pegar o metrô na capital paulista

Resultado: No deslocamento sem a moto, andando a pé e usando o metrô gastei 54 minutos. No deslocamento de moto e indo super tranquilo gastei 34 minutos. Com isso, podemos dizer que poupei 20 minutos de vida ao usar a motocicleta nesse comparativo de deslocamento do ponto A ao ponto B trocando a forma de me mover pela cidade.

Vamos pensar mais sobre isso? Supondo que esse deslocamento fosse para ir ao trabalho de segunda a sexta e que não houvesse diferença de tempo causado por mais ou menos trânsito, poderia afirmar que em uma semana apenas usando a moto eu teria poupado 200 minutos ou 3 horas e 20 minutos se preferir os minutos organizados em horas ou 37% de economia de tempo se preferir em outra forma de ver o resultado da minha comparação.

com a minha moto
Parte 2: com a minha moto e indo super devagar ainda fui bem mais rápido que no transporte público

Claro que na motocicleta temos mais custos do que apenas o bilhete do metrô que paguei R$ 4,40 pela viagem. Mas quanto custa uma hora da sua vida se você pudesse por um preço nisso? Já pensou sobre esse ponto de vista sua realidade? Eu já… E a minha hora de vida custa muito mais do que invisto para usar uma moto no ir e vir. Reparou que eu usei invisto e não gasto? Pois é, para mim ter uma moto para fazer tudo que preciso e ainda usar como forma de lazer, para esquecer das dores do mundo é um investimento com alta rentabilidade!

O que você não fez ainda por falta de tempo na sua vida? Se exercitar, ler um livro, aprender algo novo ou apenas ficar sem fazer nada sozinho ou com alguém que ama… Que tal poupar uns minutos em cada saída que precisa fazer colocando uma moto na sua vida? Se ainda não tem certeza disso, te convido a conferir mais conteúdo que publico aqui no Motordomundo e nas redes sociais. Vai servir como um colírio para você enxergar melhor os benefícios da motocicleta.

Fez sentido para você? Comente que quero saber o que você pensa sobre isso.

MARCELO BARROS

Marcelo é criador de conteúdo para motociclistas desde 2011. Compartilha seus erros e aprendizados para que mais pessoas entendam como é bom andar de moto todos os dias, usando ela da melhor forma possível, sem neurose.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *