MotoGP: KTM vence com Oliveira na Catalunha em corrida intensa
Em 6 de junho de 2021 foi realizado na bela Barcelona o GP da Catalunha, etapa 7 da temporada 2021 do Mundial de Motovelocidade. Prova marcada no primeiro momento pelo retorno dos fãs nas arquibancadas. Na MotoGP, a etapa também marcou o retorno do estreante Jorge Martin (piloto Ducati satélite afastado após lesão nos treinos em Portugal) e marcou o desfalque do azarado Alex Rins (piloto Suzuki que caiu de bicicleta na semana antes da corrida). Vamos a mais um texto com os destaques dessa etapa e devidas análises.
Nos treinos Johann Zarco (Ducati satélite) terminou o primeiro dia de pista (sexta-feira) como o mais rápido. No sábado de qualificatório, Fabio Quartararo (Yamaha de fábrica) conquistou com certa folga a sua quinta pole position da temporada, com 1min38s853. Jack Miller (Ducati de fábrica) e Zarco fecharam a primeira fila com Fabio, que chegou à Catalunha como líder. Abrindo a segunda fila, em quarto, Miguel Oliveira (KTM de fábrica).
Domingo de corrida. Tempo estável, pista seca… e quente. Pilotos saem do box e vão para a formação do grid. Jorge Martin antes de finalizar o percurso caiu sozinho na curva 5 e teve que correr para poder largar do box após a largada. Baita azar! A maioria dos pilotos optou por pneu de composto médio na roda dianteira e composto duro na roda traseira. Os pilotos KTM optaram por composto duro nas duas rodas. O desgaste dos pneus durante a corrida sempre é um desafio extra para os pilotos e a escolha do composto ideal pra condição da corrida pode ser decisivo para um bom resultado.
Largada da corrida e Jack Miller salta na frente com a Ducati. Miguel Oliveira coloca a KTM na caça e no primeiro erro de Miller já assume a ponta. Brad Binder, piloto KTM, que renovou por mais três temporadas, tem um estilo bem agressivo de pilotagem na pista e muitas vezes está encostando em alguém nas disputas por posição. Felizmente sem nenhuma queda até aqui por isso. Se ocorrer, vai gerar polêmicas como já aconteceu com Marc Márquez e Zarco no passado. Anote isso…
Durante a corrida, muitos pilotos ficaram pelo caminho. Faltando 20 voltas para o fim da corrida Pol Espargaro, piloto Honda, ficou pelo caminho. Caiu sozinho e segue ainda meio perdido na Honda enquanto a KTM que ele deixou em 2020 segue em ascensão. Faltando 19 voltas foi a vez de Danilo Petrucci, piloto KTM satélite, cair. Faltando 17 voltas, a vez de Marc Márquez, piloto Honda, cair. Essa foi a terceira corrida seguida que Márquez não finaliza. Faltando 14 foi a vez de Aleix Espargaro, piloto Aprilia, cair, também na curva 10, onde Márquez caiu.
Faltando 8 voltas, a curva 10 fez mais uma vítima. Valentino Rossi (Yamaha satélite) que cada vez mais vemos aumentar os rumores da sua sempre especulada aposentadoria. Iker Lecuona (KTM satélite) caiu na 13 faltando 7 voltas. Os pilotos satélite KTM estão em risco, pois a marca já confirmou um piloto da Moto2 que subirá em 2022 para a categoria principal na equipe. Quem sairá ainda não sabemos.
Voltando para a corrida, Quartararo que largou na pole chegou a passar Oliveira que logo deu o troco na reta do circuito. Faltando 4 voltas algo bizarro aconteceu. O zíper do macacão de Quartararo abriu. E quando ele tentava fechar, o protetor do peito caiu. Seguiu na pista, errou a curva 1 quando tentava passar Zarco e saiu da pista. Por isso foi punido com 3 segundos. Cruzou a linha de chegada em terceiro, mas com a punição caiu para quarto lugar.
Fim da prova e vitória indiscutível de Oliveira com a KTM e as Ducati de Zarco (que fez uma prova incrível se mantendo constante nos resultados) e de Miller no pódio mais uma vez. Uma curiosidade: nada de espanhóis ou italianos mais uma vez no pódio. Temos uma nova era de pilotos se tornando realidade?
A situação inusitada de Quartararo com o macacão aberto durante a corrida – nas últimas 5 cinco voltas – agitou bastante as opiniões do mundo da motovelocidade pós-corrida. Horas depois da prova, a organização divulgou outra punição de mais 3 segundos para o piloto que caiu agora de 4º (pela primeira punição) para 6º, cedendo posições para o atual campeão Joan Mir (Suzuki) e Maverick Viñales (Yamaha de fábrica). Ainda assim, ficou com a liderança da temporada com 115 pontos, contra 101 pontos de Johann Zarco, da Ducati.
Minha opinião sobre isso? A direção da prova errou mais uma vez. Na etapa passada fez uma confusão sobre uma punição de invadir a faixa verde da pista na disputa entre Oliveira e Mir na última volta. Em 2021 isso passou a ser monitorado por sensores, exatamente para evitar confusões. Mesmo assim no primeiro momento divulgaram que Oliveira tinha sido punido. Aí corrigiram rápido que a punição era de Mir, mudando suas posições no pódio da etapa e rendendo na coletiva pós-corrida critica dos pilotos sobre o critério de punição – que na teoria é baseado que ao passar na parte verde da pista o piloto teria vantagem, o que os pilotos afirmaram que não é simples assim. No caso de Fabio na Catalunha, se o regulamento prevê que o piloto não pode correr sem o protetor de peito e/ou com o macacão aberto, pela segurança do piloto, a organização deveria ter dado bandeira preta na hora para Quartararo… O que não fizeram.
A sensação é que mais uma vez a política pesou influenciando a decisão da direção de prova. Como aconteceu no GP da Argentina em 2018 quando a moto de Marc Márquez apagou antes da largada e ele para fazer a moto pegar andou no sentido contrário da pista instantes antes da largada e não foi colocado pra fora da corrida – lembrando que na mesma corrida ele foi trombando com quem estava pelo caminho – assim como na confusão de Sepang em 2015 onde a mesma bandeira preta não foi usada contra Valentino Rossi após colocar Marc Márquez para fora da pista. Fazer a lei valer contra pilotos de equipes poderosas da MotoGP envolve muita coisa nos bastidores. Lembrando que tem muito muito dinheiro envolvido na realização de um campeonato gigante como é a MotoGP. Isso não é bom para o esporte e saiu bem barato para Quartararo essa confusão com seu macacão.
A próxima batalha da MotoGP é em 20 de junho, na Alemanha, em Sachsenring. Confira aqui o calendário completo com os resultados das etapas realizadas. Que vença o melhor piloto – e sem confusões da direção de prova preferencialmente.
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