MotoGP na fase final; quem será campeão em 2021?
Na publicação desse texto faltam quatro corridas para o fim da temporada 2021 do Mundial de Motovelocidade e na MotoGP, categoria rainha do campeonato, a disputa ficou focada entre dois pilotos: o francês Fabio Quartararo, da Yamaha e o italiano Pecco Bagnaia, da Ducati.
Quartararo está em sua primeira temporada como piloto de fábrica Yamaha, sucedendo ninguém menos que Valentino Rossi no time, então sua responsabilidade é grande. É o líder da temporada desde a etapa 5 e até o momento que escrevo isso foram realizadas 14 etapas. Alheio aos problemas que os outros pilotos Yamaha enfrentaram durante a temporada, com resultados muito acima dos três, ainda viu Maverick Viñales praticamente forçar sua saída do time no meio da temporada para tentar uma nova chance de sucesso na carreira com a Aprilia.
Bagnaia também está em sua primeira temporada como piloto de fábrica na Ducati, subindo também do time satélite para o time que tem 100% de suporte técnico, ou seja, a melhor moto possível dentro da respectiva marca na MotoGP. Bagnaia é um dos ‘pupilos’ da escola de pilotos de Valentino Rossi e está em ascensão, melhorando seu desempenho e consistente nas últimas corridas. Venceu pela primeira vez na MotoGP em Aragão (etapa 13) após disputa incrível contra Marc Márquez, piloto Honda, e repetiu a vitória na semana seguinte superando o atual líder Quartararo, que finalizou em segundo lugar a corrida.
Na busca pelo título temos 100 pontos em disputa (25 por etapa para o vencedor) e Quartararo tem 234 pontos acumulados, com 48 de vantagem sobre Bagnaia. Parece que nada abala o jovem piloto francês, que está muito concentrado, mentalmente mais forte que em 2020. Ele merece esse título de 2021 no meu entendimento pois assim como Joan Mir (Suzuki) foi o mais regular em 2020 e foi campeão nesse ano essa pessoa é o Quartararo no grid da MotoGP. Acredito muito que se Bagnaia manter esse crescimento que vimos no fim da temporada seja um forte candidato a ser campeão da MotoGP com a Ducati em 2022. A moto italiana segue evoluindo e precisava de um bom piloto e sangue novo. Bagnaia parece apto a levar o troféu para a Ducati depois te tantos anos.
No momento – até o fim da etapa 14 – a corrida para definir o campeão está mais em Quartararo não cometer erros graves, como ficar sem pontuar e ver Bagnaia vencer na mesma corrida do que Bagnaia superar Quartararo. O piloto Yamaha foi mais constante durante o ano todo e Bagnaia ‘acordou’ tarde demais para não precisar de erro do rival para ser campeão nessa reta final. Posso estar errado? Posso, mas para mim Fabio já está com uma mão nesse troféu de 2021 da MotoGP. O que a Yamaha não consegue desde 2015 com já aposentado Jorge Lorenzo, o último piloto campeão da MotoGP com a Yamaha.
Façam suas apostas e me digam pra quem vai sua torcida nos comentários. Para ver o calendário da MotoGP atualizado, clique aqui.