MotoGP oficializa retorno ao Brasil em 2022. Agora vai?
Sinceramente? Fui surpreendido na manhã desse 10 de outubro com a notícia no site da MotoGP confirmando a vinda ao Brasil do Campeonato Mundial de Motovelocidade em 2022, no Rio de Janeiro, RJ!
A cidade do Pão de Açúcar e do Cristo Redentor, cartões postais do Brasil para o mundo, sediou por muitos anos etapa da MotoGP, no extinto Autódromo de Jacarepaguá, destruído para construção do parque olímpico, para a realização das Olimpíadas, em 2016.
A Dorna Sports, organizadora da MotoGP, confirma a realização da prova em 2022, e afirma que foi feito um contrato de cinco anos com a Rio Motosports, empresa responsável pelo novo autódromo carioca. É importante ressaltar que o autódromo ainda não existe fora do papel e de animações computadorizadas.
O novo Rio Motorpark, pronto para construção em Deodoro, bairro da zona oeste do Rio de Janeiro, sediará um Grande Prêmio na cidade, depois de 15 anos. O primeiro ano que a cidade recebeu a MotoGP foi em 1995.
- Leia também: Quem pode parar Marc Márquez na MotoGP?
O Rio Motorpark está previsto para ser concluído em 2021 e apresenta um layout de 4,5 km de sete curvas à esquerda e seis à direita, com um tempo de volta aproximado para a categoria MotoGP de 1 minuto e 38 segundos.
A Dorna era um parceiro extremamente leal em todas as conversas que tivemos. Agora que concluímos os estudos de impacto ambiental local e a comissão que analisará o assunto está em vigor, seguindo as políticas regulatórias do INEA (Agência Estadual do Meio Ambiente do Rio de Janeiro), foi possível formalizar um acordo que foi construído por mais de dois anos. Somos muito gratos a Carmelo e sua equipe por termos realizado o sonho de trazer o MotoGP de volta ao Rio.
JR Pereira, CEO da Rio Motorsports, responsável pelo novo autódromo
Estou muito orgulhoso em anunciar que o MotoGP retornará às corridas no Rio de Janeiro, uma das cidades verdadeiramente icônicas do mundo e em um país tão incrível. O Brasil é um mercado importante para motocicletas, motociclismo e automobilismo, com uma história da qual se orgulhar – e um futuro que estou animado por ver o MotoGP desempenhar um papel tão vital quanto retornamos em 2022.
Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna Sports, organizadora da MotoGP
Não sabemos como ocorreu a negociação, eu cheguei apenas a ouvir rumores sobre essa possibilidade no Rio, inclusive, que também receberia a Fórmula 1, que hoje é realizada em São Paulo, SP, mas em Brasília já tivemos a promessa não cumprida de uma etapa da MotoGP.
Vamos torcer para que esse projeto – que ainda está no papel – se torne realidade e que seja realmente aprovado, após construído, para sediar um dos maiores shows do planeta de esportes à motor! A MotoGP divulgar assim garante a prova? Não. O que garante a realização da prova é a pista construída como no projeto e aprovada após construída pela Dorna.
Será que agora vira realidade? Façam suas apostas!
Gostou do conteúdo? Então me acompanhe também nos outros canais!
Instagram I Youtube I TikTok I Podcast I Newsletter