Motor Road promove passeios de moto na Estrada Velha de Santos
“Se você pretende saber quem eu sou, eu posso lhe dizer, entre no meu carro e na estrada de Santos você vai me conhecer”. Muito provavelmente você lendo essa frase se lembrou da música As curvas da Estrada de Santos’ do Roberto Carlos, de 1969. Nesse clima de nostalgia a novidade para motociclistas é que agora você pode percorrer as mesmas curvas da estrada de Santos com a sua moto.
A iniciativa é da empresa Motor Road, dedicada a promover experiências para motociclistas, em parceria com a Parquetur, responsável pelo trecho fechado da SP-148, a Rodovia Caminhos do Mar, o nome oficial da estrada velha de Santos. Antes de existirem as rodovias Anchieta e Imigrantes essa estrada já foi a única ligação entre Santos e a capital paulista. Fechada em 1985 para o trânsito de veículos agora terá passeios realizados uma vez por mês subindo a estrada, saindo de Cubatão sentido São Bernardo do Campo, apenas para motociclistas.
A subida tem 8 quilômetros e três paradas onde guias da Parquetur contam a rica história do lugar e muitas curiosidades. O Parque Caminhos do Mar (nome oficial desse trecho fechado da SP-148) é uma área de preservação da belíssima Serra do Mar.
Em um evento inaugural realizado em 27 de setembro tive oportunidade de percorrer a rota de moto e ouvir as histórias sobre a rota e seus pontos de parada. É impressionante todos estavam felizes ao percorrer uma rota histórica e bonita com a moto – que me lembrou um pouco a também bela Estrada da Graciosa localizada no Paraná. Algumas alegrias apenas a moto proporciona, esse passeio é uma delas. É um passeio para subir tranquilo, registrando com o olhar toda beleza da região e se surpreender com toda história dessa estrada.
A venda de ingressos é uma exclusividade da Motor Road. Vale dizer que não tem como chegar direto ao parque e tentar adquirir ali seu ingresso. O evento acontece uma vez por mês, e, além da rota, o motociclista poderá aproveitar a pé o parque no resto do dia e terá música ao vivo no estacionamento localizado próximo ao portal que fecha esse trecho restrito da SP-148, já em São Bernardo do Campo.
A venda do ingresso é pelo site Sympla, no seguinte link: https://www.sympla.com.br/motorroad Consegui um cupom de desconto com a Motor Road, então se você usar o MOTORDOMUNDO10 na sua compra vai ter 10% de desconto. Aproveite!
O primeiro passeio acontece dia 16 de outubro e novas datas são divulgadas pela organização com base em análise do clima, entre outros fatores. Por isso a dica é acompanhar as atualizações da Motor Road no seu perfil no Instagram. Basta clicar nesse link: https://www.instagram.com/motorroad_brasil/
Para motociclistas caçadores de boas desculpas para sair com a moto, a Motor Road conseguiu uma ótima razão para você pegar sua moto e subir essa histórica rota. Vale reforçar que como é aberto uma vez por mês o número de motos para acessar o parque é limitado, então se organize, garanta seu ingresso e viva essa experiência.
O que é mais triste é o espírito motociclístico ser livre e simplesmente termos que pagar para andar 8 km de algo que é público e é nosso!!!! Queria saber qual político está mamando nesta teta, não é possível sermos tão rebanhos que não se pode trafegar livremente através de nossa própria cultura e região sem ter que pagar, pagar , pagar tudo paga meu Deus, daqui uns dias até para respirar paga!!!!
Oi Regis, entendo sua frustração, não sei se você já foi lá mas vale uma explicação sobre esse caso em específico pois eu fui, pesquisei sobre a história do lugar, conversei com responsáveis pelo espaço e os organizadores do passeio. Primeiro que não é público. Tu não consegue chegar lá e entrar sem pagar, mesmo que seja a pé. A estrada está dentro de um parque. A empresa que conseguiu liberação para uma vez por mês permitir que um número limitado de motociclistas suba a serra e tenha acesso aquilo foi após muita negociação, pois é uma região de preservação e a estrada não tem a estrutura que temos hoje em Anchieta e Imigrantes. Os passeios tem que respeitar uma série de regras do parque para serem realizados. Os caras conseguiram abrir o espaço para que uma vez por mês motos possam com segurança conhecer o espaço e história dele. Não tem como não pagar por isso nesses termos que a realidade daquela estrada exige. Existem centenas de estradas no Brasil para você se sentir livre, mas essa tu só entra (se quiser) graças a quem conseguiu a liberação para motos uma vez por mês – e que se algum motociclista fizer algo errado lá dentro nos passeios contra as regras do parque eles podem perder isso. Espero ter ajudado, repetindo que entendo sua frustração. Abraço