TEXTOS

Por que tomar ainda mais cuidado na moto em uma pandemia?

Hoje é dia 18 de maio de 2020, estou na capital de São Paulo, onde cerca de 90% de todas as Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) estão em uso. Seguindo recomendações e pelo fato de ser autônomo e trabalhar com conteúdo na internet, estou usando muito menos que o normal a minha motocicleta, meu único veículo para ir e vir na vida. O momento é de ter mais atenção e cuidado na moto.

Como eu citei acima, os hospitais estão “um pouco” comprometidos pela pandemia causada pelo novo Coronavírus. Os números no Brasil neste 18 de maio são os seguintes: 246 mil pessoas infectadas, 94.122 estão recuperadas e 16.370 morreram. Como eu já sofri um acidente de moto e precisei ir para cirurgia e passei por dois hospitais diferentes nesse processo, quero evitar a chance de precisar novamente no meio dessa realidade.

Quem anda de moto sabe que existe a POSSIBILIDADE – sim, bem destacado para não deixar dúvidas – de se envolver em um acidente, e as causas que geram esses acidentes são as mais improváveis – e estúpidas – possível. Vi uma postagem no Instagram fazendo propaganda de uma moto, afirmando que na moto você mantém o isolamento social e chega rápido nos seus compromissos. Legal…

Só faltou mencionar que existe essa possibilidade de se envolver em um acidente e precisar de socorro médico indo para um hospital com muitos pacientes infectados com um vírus que se espalha pelo ar. Comentei sobre esse “detalhe” no perfil que vi essa postagem e a resposta foi a seguinte:

“É SÓ NÃO CAIR”

Caramba, como eu não pensei nisso?! É só você pensar “é só não cair” que está tudo bem andar de moto, sem perigo algum, afinal, basta mentalizar isso que tudo vai dar certo. Que bobagem minha me preocupar com a possibilidade de me acidentar no meio de uma pandemia em um Estado onde os números de 2019 indicavam cinco mortes de motociclistas por dia em acidentes de trânsito (fonte: Infosiga). E obviamente esse não é o número de pessoas que precisou de uma UTI… Que inocência a minha. É só não cair, motociclista. Vida normal e tá tudo bem!*

Medo de andar de moto? É só não cair!*

Quem precisa usar a moto, use com cautela. Quem como eu pode evitar usar tanto, faça isso. Quem está usando a moto para curtir… faça. Mas em todos os casos de uso da motocicleta a realidade é a mesma e pode acontecer de precisar usar o hospital. Quem me dera viver uma realidade onde basta pensar “é só não cair” e estamos protegidos. Mas não vivo em realidades paralelas e sei que não é simples (e positivo) assim que o mundo funciona. Por isso estou pilotando minha moto muito menos do que gostaria.

Cuidem-se da forma que for possível dentro da sua realidade. Moto exige respeito, cuidado, cautela, e cobra caro mínimos deslizes. Ter que “visitar” um hospital nesse momento precisando de socorro médico por ter se envolvido em um acidente é tudo que não precisamos agora.

*contém ironia.

Tem alguma sugestão de tema para a nossa coluna semanal? Deixe sua ideia nos comentários!

MARCELO BARROS

Criador de conteúdo sobre motos desde 2011, com uma abordagem didática. Compartilha aprendizados e busca sempre as respostas certas para orientar boas escolhas na compra e uso de motos, ajudando motociclistas a andar com confiança.

3 comentários sobre “Por que tomar ainda mais cuidado na moto em uma pandemia?

  • Muito sensato você Marcelo, concordo contigo. Essa de “é só não cair” foi prá acabar”!

    Resposta
    • Complicado meu amigo. Mundo meio maluco, mas acredito que o pior já passou. Sigo tentando somar mais do que atrapalhar os motociclistas nesse caos de desinformação. Abraço!

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *