Quem é você no trânsito?
Todo ano no fim de setembro é realizada a Semana Nacional do Trânsito. Entre muitas coisas, o objetivo mais importante é chamar atenção para o assunto e buscar conscientizar pedestres, ciclistas, motoristas e motociclistas sobre a importância de cada um para um trânsito mais seguro.
O assunto não é popular – a maioria nem quer saber sobre isso -, mas nosso propósito no MOTORDOMUNDO é tentar levar a cada vez mais motociclistas informação e conhecimento necessários para que usem a moto da melhor forma possível.
Além de ajudar você a fazer uma compra certa da sua próxima moto, queremos que você use sua moto sempre e que não se envolva em acidentes. Muitas vezes, somos nós motociclistas que erramos, mas muitas vezes, somos literalmente vítimas de terceiros em um trânsito caótico, estressado e cada dia mais violento.
Não vou trazer aqui números de mortos no trânsito – porque acredito que isso não muda a cabeça de ninguém sobre o tema -, mas vou apenas citar que o DPVAT, o seguro obrigatório que todo ano pagamos no começo do ano, tem como principais acionadores dele os motociclistas.
Independente de quem é a culpa em todos esses acidentes – afinal nenhuma instituição com condição financeira de fazer esse estudo ainda não fez isso –, o que você precisa ter muito claro hoje, nessa semana e sempre é que ao escolher a moto para ir mais fácil, rápido e de forma mais prazerosa do ponto A ao ponto B você aceita o compromisso de lidar com muitas variáveis.
Entre elas, sua própria imperícia na pilotagem – o que se resolve investindo em bons cursos de pilotagem -, a negligência no uso de equipamentos de proteção para motociclistas – que reduziria MUITO o número de vítimas de acidentes no trânsito e de lesões para quem está na moto. Além disso, a imprudência, imperícia e negligência de motoristas, pedestres e ciclistas.
Está em uma moto? Esqueça as preferenciais nas vias. Os carros não respeitam em sua maioria quando a preferencial é de uma moto. Esqueça parcialmente também o que indicam os semáforos. Quando abre o farol para você prosseguir, tenha muito cuidado, pois sempre tem alguém que cruza o farol fechado para ele. Tenho um amigo motociclista que se deu mal sendo acertado por um carro apressadinho no farol vermelho. Adivinha quem ficou no prejuízo? Meu amigo na moto, claro.
- Leia também: O que todo motociclista iniciante deveria saber
Se tivesse essa postura defensiva, preventiva, essa visão mais clara de que a teoria não funciona muito nas ruas, isso não teria acontecido. Os motoristas usando celular são outro perigo comum, além dos que mudam de faixa sem sinalizar e repentinamente. Cuidado redobrado com tudo isso, motociclista.
A moto dá muitas vantagens para quem a escolhe – eu hoje só tenho moto e tenho zero vontade de comprar um carro -, mas exige mais responsabilidade, pois você precisa se preocupar apenas com seus erros, mas também com os erros de todos os outros ao seu redor. Quem está na moto sempre será mais prejudicado em colisões.
Nem preciso dizer que não adianta nada querer discutir com motoristas no trânsito, isso só pode piorar a situação e estimular o motorista a cometer um erro mais grave jogando o carro em cima de você. Isso é o maior erro que um motociclista pode cometer.
E claro, se você gosta de beber uma cerveja gelada como eu, precisa repensar isso e não misturar nunca mais álcool com pilotagem. Ainda tem muito anjo da guarda fazendo hora extra nas ruas todos os dias por isso… Infelizmente.
Essa reflexão é minha humilde contribuição para você que quer curtir tudo de bom que a moto oferece, sem problemas. Que essa Semana Nacional do Trânsito possa converter mais motociclistas e motoristas imprudentes em conscientes. Não dá mais para aceitar gente morrendo nas ruas por isso. Então me diga, quem é você no trânsito?