VÍDEOS

Saiba como são as versões da Honda NC 750X

A crossover Honda NC 750X está em sua melhor forma na geração que chegou ao Brasil em 2022. Ela já teve motor 700 antes de virar 750 e já está na terceira geração visual. Fiz test ride com as 2 versões da Honda NC 750X, bem atualizada no modelo 2022: uma com câmbio manual e a versão com DCT, o câmbio de dupla embreagem.

Em setembro de 2022 a diferença entre versões mudou de R$ 6 mil quando gravei o vídeo em março de 2022 para exatos R$ 9.969. A Honda divulga em seu site a NC 750X por R$ 49.700 e a NC 750X DCT por R$ 59.668, que é importada. Preços sem frete!

Entre as principais alterações das NC 750X para 2022 está a elevação do regime de rotação máxima do motor em 500 rpm. Na NC 750X a carga no manete de embreagem diminuiu em 20% graças a aperfeiçoamentos na embreagem deslizante, o que favoreceu a pilotagem urbana. O sistema de acelerador eletrônico TBW – Throttle By Wire, possibilitou introduzir três modos de condução que alteram o caráter do motor: são eles RAIN, STANDARD, e SPORT, assim como o modo USER, que permite personalização dos parâmetros.

O motor bicilíndrico paralelo da NC é dotado de arrefecimento líquido e cabeçote SOHC de 8 válvulas, projeto que privilegia baixas e médias rotações, com curso dos pistões relativamente longo, câmaras de combustão de formato especial e virabrequim de elevada massa de inércia, o que permite torque elevado desde as mais baixas rotações. A característica de ter os cilindros inclinados 62º a frente favorece um centro de gravidade baixo e, por consequência, melhor estabilidade.

Com a introdução do acelerador eletrônico, ajustes no comando de válvulas a melhorias no escape, a potência do bicilíndrico subiu a 58,6 cv a 6.750 rpm. O torque máximo de 7,03 kgf.m surge a 4.750 rpm. Dois eixos de equilíbrio se encarregam de mitigar vibrações do motor, que oferece pulsação característica graças ao virabrequim de 270º e intervalos de ignição irregulares. Desde sempre reconhecido pela sua economia, o motor da NC750X é capaz de oferecer grande autonomia graças ao tanque de 14,1 litros situado no centro do quadro, sob o banco do condutor, posicionamento que contribui para a maneabilidade.

Galera que participou do test ride das motos no mesmo grupo que eu (foto: Caio Mattos/Honda)

O primeiro vídeo que menciono algumas vezes nesse você acessa clicando aqui.

O quadro tubular em aço tipo Diamond foi alvo de reformulação cuidadosa. Ao utilizar tubos de espessura e peso variáveis, foi possível reduzir o peso do quadro em 1,8 kg em relação ao modelo anterior, assim como reorganizar o posicionamento da bateria e caixa do filtro do ar, trabalho que reduziu 1,2 kg no peso. O peso em ordem de marcha é de apenas 214 kg (224 kg na versão com DCT), 6 kg mais leve que na NC 750X anterior. A distância do banco ao solo agora é de 802 mm de altura, 30 mm mais baixo. A suspensão dianteira de 41 mm de diâmetro e 120 mm de curso usa o sistema SDBV – Showa Dual Bending Valve, garantia de eficiência e reduzida manutenção. A pequena alteração no curso da suspensão dianteira permitiu reduzir a altura do banco sem prejuízo ao comportamento dinâmico. A suspensão traseira Pro-Link possibilita regulagem da pré-carga da mola e proporciona 120 mm de curso.

Quanto ao sistema de freios, o disco tipo wave de 320 mm com cáliper de dois pistões oferece frenagem potente e modulável, complementada pelo disco traseiro, também tipo wave, com 240 mm e pinça de pistão simples. O sistema ABS de dois canais tem peso reduzido e proporciona segurança superior em frenagem em superfícies molhadas e escorregadias. Rodas de alumínio fundido, à frente de 17 x 3,50 polegadas e atrás com 17 x 4,50 polegadas usam pneus de 120/70 ZR17 e 160/60 ZR17, respectivamente. As válvulas de alumínio forjado em forma de “L” facilitam a verificação da pressão.

A Honda tem um pacote de acessórios originais para a NC: protetor tubular de carenagem, faróis de neblina, suporte traseiro (bagageiro), top box (bauleto), malas laterais, para-brisa elevado (+70mm), cavalete central e porta USB-C no compartimento de carga. As Honda NC 750X e Honda NC 750X DCT 2022 tem garantia de três anos, sem limite de quilometragem, além do Honda Assistance (assistência 24 horas) durante o período que durar a garantia.

AS CORES
Honda NC 750X: Vermelho e Azul Perolizado Honda NC 750X DCT: Vermelho e Branco Perolizado

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MARCELO BARROS

Marcelo é criador de conteúdo para motociclistas desde 2011. Compartilha seus erros e aprendizados para que mais pessoas entendam como é bom andar de moto todos os dias, usando ela da melhor forma possível, sem neurose.

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