Veja quanto poderia custar uma Honda CRF 300L (e a versão Rally) no Brasil
Desde o lançamento da nova geração das motos trail de baixa cilindrada da Honda no exterior, que subiram a cilindrada de 250 para 300 (recurso técnico padrão para compensar as restrições impostas pela legislação de emissões), muita gente começou a associar as CRF 300L e CRF 300L Rally como possíveis sucessoras da XRE 300 no Brasil. Será?
Primeiro preciso esclarecer que a especificação técnica das CRF 300L é bem superior a XRE 300. A CRF usa motor arrefecido a líquido, suspensão dianteira invertida e chassi tecnicamente superior. Só isso já aumentaria o custo da moto. E esse custo que estou dizendo é o custo mínimo, o custo para produzir cada unidade dessa CRF em comparação a produzir uma moto mais simples tecnicamente como a XRE 300. Entrando nessa onda de teorias cruzei alguns dados e fiz algumas contas para tentar chegar em um valor de venda no caso dessas motos chegarem ao Brasil.
Cruzando alguns dados do Brasil com dados das motos nos Estados Unidos cheguei nos seguintes valores:
CRF 300L = R$ 24.298
CRF 300L Rally = R$ 27.769
Os preços que cheguei acima são teóricos, hipotéticos, e seriam aqueles preços que aparece no site brasileiro da Honda, sem o frete. Comparando com o preço da XRE 300 ABS (R$ 19.340) a CRF teria um preço R$ 4.958 acima do praticado pela XRE 300. Por todas as diferenças técnicas entre as motos é uma diferença aceitável. Todos os valores usados nessa análise são de março de 2021 e obviamente podem mudar.
Mas quanto custariam para o motociclista, na concessionária? Usando como base novamente a XRE 300 ABS, em São Paulo o frete dela está em R$ 4.230, os preços ‘cheios’ seriam:
CRF 300L = R$ 28.528
CRF 300L Rally = R$ 31.999
Lembrando mais uma vez: esses preços são hipotéticos. Não sabemos nem se essas motos serão vendidas no Brasil. Se forem vendidas representam um amadurecimento desse nicho específico e com isso a Honda poderia forçar a Yamaha a também ter na linha uma trail com melhor especificação técnica que a Lander 250. E sabemos que assim como a Honda a Yamaha também comercializa boas motos trail no exterior.
Resta saber se isso ficará só nas hipóteses ou veremos se tornar realidade em breve? Façam suas apostas. Enquanto isso, veja a minha análise da XRE 300. Basta clicar no ícone/imagem abaixo.
Olá, Marcelo!
Eu consigo comprar uma moto dessas, há algum modo de conseguir trazê-las de fora?
Ou, melhor ainda, sabe se há alguma previsão de serem lançadas por aqui?
Desde já, obrigado.
Existem casos de importação direta de motos, Leandro. Acredito que existam empresas especializadas nisso porque a burocracia deve ser pesada para conseguir fazer isso sozinho. Por exemplo, a R6 a Yamaha nunca trouxe mas eu já vi nas ruas, assim como Aprilia, Victory e outras raridades nas ruas brasileiras. Tudo importação direta.
Respondendo a pergunta 2: não faço ideia. Acredito que em algum momento as rivais Honda e Yamaha podem mudar dos motores atuais para arrefecidos a líquido, aí ambas já tem essas motos prontas (e fazendo sucesso) na Europa. O problema e o que deve estar impedindo isso é que são projetos mais caros e nosso dinheiro brasileiro está valendo cada dia menos. Se uma XRE 300 já é considerada cara por muitooooooos, imagina então tirar ela de linha e disponibilizar uma CRF300L custando uns 10 mil acima do preço da XRE? Puxado… Abraço e espero de alguma forma ter ajudado.