TEXTOS

5 dicas para andar de moto na chuva com mais segurança

Cada vez mais em épocas inesperadas temos no Brasil longos períodos com dias chuvosos. Quem escolheu a moto como meio de transporte não tem opção a não ser enfrentar a chuva e seus desafios. Por isso separei 5 dicas para você fazer isso da melhor forma.

Use as roupas adequadas
Use roupas impermeáveis e calçado fechado para se proteger da chuva. Uma boa capa de chuva te mantém seco e concentrado na pilotagem. Tomar chuva com a moto sem a devida proteção contra chuva incomoda muito e tira o foco na pilotagem. Fique alerta! E nada de usar aquela bota de borracha que parece a de lavar o quintal no fim de semana. Use uma bota com nível de proteção para andar de moto e impermeável. Não resolva um problema se expondo a outro.

Mantenha a manutenção da sua moto em dia
Certifique-se de que os pneus estão em boas condições e que os freios e as luzes estão funcionando corretamente. Quando chove você sente que não tem aderência nenhuma? A sensação de estar andando sobre vidro sem aderência pode ser pelo uso de um pneu ruim, que até funciona no seco, mas quando esfria e chove, ele não te dá a aderência que precisa. Cuidado com isso!

Vá com calma
Reduza a velocidade que você costuma andar no seco para evitar aquaplanagem e ter mais segurança nas frenagens, precisando de menos distância para isso se necessário. Com piso molhado diminui-se a aderência do solo. Não é muita a perda da aderência na prática, apenas nos primeiros minutos da chuva quando a sujeira “solta” do asfalto diminui mais a aderência, pedindo mais atenção do motociclista, mas vale segurar um pouco o acelerador e assim ter mais segurança na pilotagem e chegar bem no destino.

moto na chuva
Diferente da prática do offroad onde é normal cruzar por trechos alagados nas ruas evite fazer isso.

Lembrando o óbvio seja no seco ou no molhado, é importante dominar e ter confiança na sua pilotagem na moto. Invista em um bom curso de pilotagem para andar mais tranquilo quando o dia está chuvoso e você precisa subir na moto.

Veja e seja visto
Certifique-se antes de fazer mudanças de direção e passar por cruzamentos de que você está sendo visto pelos demais veículos. Com a chuva a visibilidade fica prejudicada por isso sinalizar corretamente e se posicionar principalmente evitando os pontos cegos dos outros vai te garantir mais segurança. Sinalize com antecedência suas manobras.

Seja consciente
Fique alerta para os riscos da chuva, como poças d’água, buracos que não são visíveis pela chuva forte e as condições de visibilidade reduzida. Adeque a sua pilotagem de acordo com as condições. Sempre que puder evitar, não passe por trechos com alagamentos, basta uma tampa de bueiro fora do lugar para você cair. Se você não está andando no off road onde é comum ter que atravessar algum rio pelo percurso, tente esperar a chuva amenizar em um lugar seguro e depois continue seu percurso.

Dica extra!
Para não danificar seus objetos pessoais por conta da chuva recomendo muito que invista em uma mochila impermeável. Assim você pilota despreocupado.

Essas foram as minhas dicas. Qual dica você adicionaria para ajudar os motociclistas? Comenta aí!

Gostou do conteúdo? Então me acompanhe também nos outros canais!

Instagram  I  Youtube  I  TikTok  I  Podcast  I  Newsletter  

MARCELO BARROS

Marcelo é criador de conteúdo para motociclistas desde 2011. Compartilha seus erros e aprendizados para que mais pessoas entendam como é bom andar de moto todos os dias, usando ela da melhor forma possível, sem neurose.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *