Kawasaki patenteia conceito de moto híbrida
No último final de semana vimos no Mundial de Motovelocidade a primeira etapa oficial da MotoE, categoria monomarca apenas com motos elétricas. Já não é novidade que praticamente todas as marcas estão trabalhando em novos modelos de scooter ou motocicleta com essa motorização. É uma tendência, um caminho sem volta. Mas a Kawasaki registou a patente de uma moto diferente, com alimentação híbrida.
O que é uma moto com alimentação híbrida? Simples. A moto convencional tem motor de combustão interna, a moto elétrica tem obviamente o motor elétrico no lugar do convencional de combustão.
Já na moto híbrida, assim como já existe nos carros, ela têm as duas opções de propulsão, a elétrica e à combustão interna no mesmo veículo.
Por que isso chama atenção?
Bem simples. Diferente dos carros, que tem muito espaço para alojar um motor de combustão e um motor elétrico, a moto tem uma complexidade maior para tornar essa opção de propulsão viável. Além da preocupação de não afetar negativamente a pilotagem, existe a questão de espaço.
Uma moto do tamanho de uma Honda Gold Wing pode acomodar isso mais facilmente, mas e no caso de motos compactas como uma custom e uma naked? Aí está o desafio dos engenheiros da Kawasaki – e de quem quiser criar uma moto híbrida.
Na imagem da patente, ainda bem ‘cru’, conceitual, é possível ver que no lugar tradicional do tanque nas motos, esse conceito acomodará a bateria do motor elétrico (32a). O tanque de combustível está debaixo do banco, como na Honda NC 750X.
Não dá para precisar pelo desenho da patente, mas aparenta usar um motor monocilíndrico e após o cilindro deste pode-se ver o motor elétrico (nº 4 no desenho). A transmissão para a roda traseira é feita por corrente.
Apesar do registro da patente, nesse caso, com algo tão embrionário, não dá para saber quanto tempo demora para vermos a versão final, nem se vão levar adiante ou é apenas uma antecipação a um novo caminho que pode surgir para as motocicletas.
Mais no MOTORDOMUNDO
Saiba como escolher um capacete de moto
Veja destinos para pilotar de moto acompanhado (ou não)
Opinião: Curitiba, a capital do motociclismo
Qual a sua opinião sobre isso? Moto à combustão, moto elétrica e moto híbrida. Quais motorizações vão sobreviver nas duas rodas? Façam suas apostas!