Saiba o que mudou na Honda NC 750X
A moto diferentona da Honda chegou ao Brasil em 2012 como NC 700X. O NC é de “New Concept”, ou Novo Conceito. 10 anos depois o Novo Conceito curiosamente segue como algo diferente, pois outras marcas não seguiram essa receita diferente da NC, com um ÓTIMO espaço para guardar coisas onde costuma ficar o tanque de combustível nas motos.
Na NC o tanque está sob o assento e o acesso para ele está embaixo do assento do garupa, de fácil acesso, desde que você não prenda muita bagagem sobre o assento do garupa, pois terá que remover a cada abastecimento.
No modelo 2022 ela ganhou uma atualização que subiu a potência máxima para 58,6 cv e o limite de rotação do motor subiu 500 rpm quando comparado ao modelo 2021. Teve redução de peso (são -13 kg na versão com câmbio manual), ganhou embreagem deslizante e assistida, novo escalonamento do câmbio, com 1ª, 2ª e 3ª curtas e 4ª, 5ª e 6ª marcha longas. Com isso a moto fica mais ágil, esperta no uso urbano (onde mais usamos marchas menores) e na estrada fica ainda mais econômica e confortável (onde mais usamos marchas maiores) trabalhando com rotação do motor mais baixa.
O para-brisa, um aliado no conforto está cerca de 20 mm mais alto, o assento está 30 mm mais baixo (bom para quem tem menor estatura ficar confortável na moto), totalizando 802 mm de altura do assento em relação ao solo. Na verdade a moto toda está mais baixa, pois a distância mínima ao solo reduziu de 164 mm (modelo 2021) para 145 mm no modelo 2022. Além disso, as suspensões têm nova calibragem e novo curso, reduzido para 120 mm nas duas rodas, reduzindo em comparação ao modelo 2021 os mesmos 30 mm que o banco perdeu de altura. Uma NC menos aventureira? Sim.
O desenho do farol é novo e está bem bonito, assim como as carenagens laterais. O painel é novo em LCD e com a adoção do acelerador eletrônico ganhou modos de pilotagem. São 3 pré-programados e um ajustável ao gosto do motociclista, podendo nesse modo “User” desligar o controle de tração, se assim preferir para aumentar a diversão na pilotagem. A versão manual é fabricada em Manaus, AM, e outra novidade é a versão da NC 750X com câmbio DCT (câmbio de dupla embreagem), que é importada do Japão e muda também o modelo do pneu. Na com câmbio manual usa um Dunlop e na com DCT usa um Metzeler nas mesmas medidas.
Com a moto pessoalmente e SEM PILOTAR tive a sensação de que vendo fotos ela teria mudado mais do que vendo a moto pessoalmente. Em resumo a NC 750X teve seu DNA aprimorado, mantendo a praticidade, economia de combustível e facilidade de pilotagem, mas adicionando mais tempero nessa receita com as melhorias para tornar a experiência de pilotagem mais atrativa nela e assim tentar conquistar outros perfis de motociclistas com essa nova safra.
QUANTO CUSTA A HONDA NC 750X?
Uma coisa que gostei muito no visual é que finalmente pintaram as rodas de preto! No modelo 2021 eram cinza e eu sempre me perguntei por qual motivo não eram pretas. Agora são. Preço? No site da Honda em 22/2/22 o modelo 2021 da NC 750X está com preço sugerido de R$ 44.200 (sem frete, sem seguro e com base no Distrito Federal). A nova geração chega nas concessionárias em março no câmbio manual e a versão com câmbio DCT, importada, está prevista para chegar nas lojas em abril.
O modelo 2022 com câmbio manual custa R$ 49.700, o que representa um aumento de 12,4% no preço em comparação ao modelo 2021. O preço da versão DCT é R$ 55.700. Ou seja, a tecnologia DCT na NC 750X custa exatos R$ 6.000. Caso eu seja convidado para participar do evento de test ride dela – que deve ocorrer até o fim de março – contarei o que achei dessa atualização.
O que achou? Conta aí! Se gostou do conteúdo, siga também no Instagram! https://www.instagram.com/motordomundo/
Pingback: Saiba como são as versões da Honda NC 750X - Motordomundo
Gostei muito da Nc 750x.
Oi Edson, espero que esteja bem. Eu sempre gostei bastante dessa moto, desde a primeira NC 700X. Essa geração atual é disparada a melhor de todas. Acertada, mais potente e com os mapas de pilotagem, que permitem deixar a moto como queremos em qualquer uso. Se gostou do conteúdo te convido a conhecer o meu perfil no Instagram! Acesse https://www.instagram.com/motordomundo/ e espero que goste também! Abraço!