TEXTOS

​Honda CB 300F Twister e Yamaha Fazer FZ25: saiba as semelhanças e diferenças

Hoje vou trazer uma análise diferente de duas motos populares do mesmo nicho e das duas maiores e mais tradicionais fabricantes de moto do Brasil. Honda CB 300F Twister é a terceira geração do modelo e chegou ao mercado no começo de 2023. A Yamaha Fazer FZ25 é a quarta geração do modelo e chegou nessa versão ao mercado em julho de 2021. São duas motos que querem conquistar o mesmo perfil de motociclista.

Duas motos que oferecem o ‘primeiro degrau’ de moto acima das populares e acessíveis 150 e 160. Um dos fatores que dão essa posição para Fazer 250 e Twister 300 é o baixo consumo de combustível e o custo de manutenção considerado ainda acessível para a maioria.

Neste texto apresento as semelhanças e diferenças entre elas.

Honda CB 300F Twister
Honda CB 300F Twister

AS SEMELHANÇAS ENTRE TWISTER 300 E FAZER 250
As duas tem no tanque um visual muito parecido. Tampa do tanque fixa e uma faixa em preto no meio das duas carenagens que cobrem o tanque verdadeiro na cor da moto.

As duas utilizam motor arrefecido a ar com radiador de óleo, as duas são flex, te dando autonomia de escolher gasolina, etanol ou qualquer mistura entre eles. As duas tem praticamente o mesmo tamanho de tanque. São 14 litros na Fazer 250 e 14,1 litros na Twister 300.

Usando como base a versão com freio ABS da Twister 300 as duas também usam pinças da Nissin, não é exatamente a mesma pinça nas duas motos, eu sei, mas são da mesma fabricante.

As duas tem banco bipartido e a altura do assento tem apenas 1 milímetro de diferença. Na Fazer 250 é 790 mm e na Twister é 789 mm.

As duas tem suspensão dianteira telescópica convencional de 41 mm e suspensão traseira monoamortecida. As duas tem curso de suspensão dianteira de 130 mm e na traseira curso de 120 mm.

O peso das duas também é bem próximo. Na Fazer 250 temos 150 kg de peso em ordem de marcha declarado e na Twister 300 a Honda declara 139 kg de peso seco, mas se fizer a conta do peso do combustível no tanque – que varia pela quantidade de etanol por exemplo – o peso cheio vai ficar muito parecido também, com cerca de 149 kg.

Yamaha Fazer FZ25
Yamaha Fazer FZ25

TWISTER 300 E FAZER 250: PARECIDAS, MAS NEM TANTO…
Apesar do mesmo tipo de motor nas duas, flex, arrefecido a ar com radiador de óleo, a Twister 300 tem 4 válvulas, câmbio de 6 marchas com embreagem deslizante e assistida. Já a Fazer tem motor com 2 válvulas e conta com câmbio de 5 marchas convencional.

A Twister tem um pouco mais de cilindrada (293,5 cm³ contra 249 cm³ da Fazer) e com isso consegue desenvolver mais potência e torque. São 24,5 cv de potência com 2,61 kgf.m de torque usando gasolina na Twister 300 contra 21,3 cv e 2,1 quilos de torque na Fazer 250. Uma diferença sutil nesse quesito, mas que torna a Twister um pouco mais prazerosa.

No sistema de iluminação as duas tem lanterna e farol em LED, mas a tecnologia do projetor de LED usado na Fazer é superior à do farol de LED da Twister. Entre elas a Twister tem setas em LED e a Fazer segue com setas convencionais.

A Twister tem pisca alerta e tomada USB do tipo C disponível de série, itens que a Fazer 250 nessa geração ainda não tem, mas como curiosidade a moto da Yamaha tem pontos de fixação para você instalar um cavalete central nela, recurso que a Twister não tem.

As rodas de Twister 300 e Fazer 250 (ao fundo). Motos com muitas semelhanças

Os pneus mudam entre elas. As duas usam pneus Pirelli mas a Fazer 250 usa medidas menores (100/80 – 17 na frente e 140/70 – 17 na traseira) no modelo Sport Demon, um pneu de construção diagonal. A Twister 300 vem equipada de fábrica com pneus Diablo Rosso III, com construção radial (superior ao diagonal) e em medidas um pouco maiores (110/70 – 17 na frente e 150/60 – 17 na traseira).

Apesar da grande semelhança entre as suspensões de Twister e Fazer a moto da Yamaha tem um ponto extra por contar com ajuste de pré-carga da mola na suspensão traseira que a moto da Honda não possuí. Esse recurso muitas vezes ignorado pelos motociclistas permite deixar a suspensão traseira mais firme ou mais macia, de acordo com o peso aplicado, velocidade e com o estilo de pilotagem do condutor.

ajuste suspensão traseira moto
Ajuste de pré-carga na suspensão traseira da Yamaha Fazer FZ25

Os retrovisores merecem ser citados aqui. Vi muita gente criticando que o retrovisor da Twister seria o mesmo da CG 160. O retrovisor da Fazer 250 tem um visual diferente, porém, eu sempre tenho muita dificuldade de usar ele, de achar uma posição boa para usar e ver por ele, enquanto na Twister é ótimo. Não vibra na estrada, é maior, com mais fácil ajuste para ver por ele quando comparado ao da Fazer.

Se você quer saber mais sobre essas motos tenho vídeo dos dois modelos avaliados separadamente.

Vídeo da Honda CB 300F Twister: 

Vídeo da Yamaha Fazer FZ 25: 

Sabendo das diferenças e semelhanças entre elas. Qual você escolheria? 

TEMOS DESCONTO!
Tenho dois cupons de desconto ativos para você usar e gastar menos! Um é para compras acima de R$ 500 no https://www.triumphexperience.com.br/ com seus mais do que recomendados cursos de pilotagem e viagens. O segundo é para compra de travas antifurto da TeckLock no https://tecklock.com.br/

O cupom válido nos dois é o mesmo: MOTORDOMUNDO

AVISO! Esse texto foi publicado originalmente na Newsletter Motordomundo. Caso você tenha interesse de ler em primeira mão textos como esse basta se inscrever sem custo nenhum nesse link aqui: https://tinyletter.com/motordomundo

MARCELO BARROS

Criador de conteúdo sobre motos desde 2011, com uma abordagem didática. Compartilha aprendizados e busca sempre as respostas certas para orientar boas escolhas na compra e uso de motos, ajudando motociclistas a andar com confiança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *