Shineray Iron 250: veja a ficha técnica completa
O mercado brasileiro tem redescoberto uma categoria que ficou praticamente abandonada por um tempo: as motos custom entre 250 cm³ e 650 cm³. Nos últimos anos, marcas como Kawasaki, Zontes e Royal Enfield impulsionaram esse segmento com modelos como a Eliminator 500, V 350, S 350 e Meteor 350 – sem deixar de mencionar a Super Meteor 650 e a Shotgun 650.
Essas motocicletas trouxeram novas opções para quem busca o estilo clássico das custom, mas com mecânicas mais acessíveis do que as consagradas Harley-Davidson, cujos modelos podem ultrapassar os R$ 100 mil. Seguindo essa tendência, a Shineray apresentou, no fim de 2024, três novas motos custom: Denver 250, Titanium 250 e Iron 250. Enquanto os modelos Denver e Titanium compartilham um motor V2, a Iron 250 aposta em um monocilíndrico com uma proposta mais esportiva.
Diferente das tradicionais custom de maior cilindrada com motor em V, que priorizam torque em baixas rotações, a Iron 250 entrega potência e torque em giros mais altos, oferecendo uma experiência de pilotagem distinta dentro da categoria.
A Iron 250 segue – com as devidas proporções – uma abordagem semelhante à da Kawasaki Eliminator, combinando o visual e a ergonomia de uma custom com um motor que poderia equipar uma naked ou esportiva. No caso da Eliminator, é o mesmo propulsor da naked Z500 e da esportiva Ninja 500. Já a Iron 250 compartilha seu motor com uma motocicleta esportiva da Lifan, fabricante do modelo e parceira da Shineray.
Essa configuração confere à Iron 250 um comportamento diferenciado dentro do categoria custom, tornando-a uma opção interessante para quem busca um modelo com pegada mais ágil e desempenho elevado. O modelo vem equipado com pedaleiras plataforma, cavalete central, duas tomadas USB, lampejador do farol, pisca-alerta, iluminação full LED e painel com conta-giros analógico e display digital com indicador de marchas.
Ficha técnica da Shineray Iron 250
Motor
- Tipo: 1 cilindro, OHC, 4 válvulas, arrefecido a líquido
- Cilindrada: 249,6 cm³
- Diâmetro x curso do pistão: 77 mm x 53,6 mm (motor superquadrado)
- Taxa de compressão: 11,8:1
- Potência máxima: 27,67 cv a 9000 rpm
- Torque máximo: 2,34 kgf.m a 7000 rpm
- Alimentação: Injeção eletrônica
- Combustível: Gasolina
- Câmbio: 6 velocidades
- Transmissão final: Corrente
- Especificação do óleo do motor: SAE 10W40 API SL JASO MA/MA2 (1.200 ml)
Dimensões e capacidades
- Comprimento: 2.230 mm
- Largura: 910 mm
- Altura do assento: 710 mm
- Entre-eixos: 1.500 mm
- Distância ao solo: 160 mm
- Peso em ordem de marcha: 180,4 kg
- Capacidade máxima de carga: 150 kg
- Capacidade do tanque: 14 litros
- Relação peso-potência: 6,5 kg/cv
Chassi
- Tipo de chassi: Berço duplo de aço
- Suspensão dianteira: Garfo telescópico, curso de 110 mm
- Suspensão traseira: Duplo amortecedor, curso de 96 mm
- Especificação do óleo da suspensão dianteira: Fork Oil 10W (270 ml)
- Freio dianteiro: Disco de 280 mm (ABS)
- Freio traseiro: Disco de 240 mm (ABS)
- Pneu dianteiro: 110/90 – 16″ (sem câmara)
- Pneu traseiro: 130/90 – 15″ (sem câmara)
Sistema elétrico
- Farol: LED
- Lanterna: LED
- Setas: LED
- Bateria: 12V, 9 Ah
- Tomada: Dupla (uma USB tipo A e uma USB tipo C)
Cores e preço da Shineray Iron 250 no Brasil
A Shineray disponibiliza a Iron 250 nas cores preto, vermelho, cinza e branco. Em março de 2025, o modelo tem preço sugerido de R$ 21.990, sem frete. Para conferir o valor final, consulte uma concessionária.
Quanto custam as revisões da Shineray Iron 250?
A Shineray não possui uma tabela fixa de preços para revisões, por isso é recomendável consultar uma oficina autorizada para obter os valores exatos na sua região. Abaixo compartilho uma tabela com valores de referência que recebi da Shineray das revisões do modelo:
- 1.000 km: R$ 115
- 3.000 km: R$ 115
- 6.000 km: R$ 155
- 9.000 km: R$ 230
- 12.000 km: R$ 155
- 15.000 km: R$ 130
- 18.000 km: R$ 230
Somando as revisões com base nessa tabela com valores de referência até 18.000 km o custo total é de R$ 1.130 com as revisões.
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