Especialista da Shell responde dúvidas sobre combustíveis
Para seguir com nosso propósito de trazer informação correta decidi abrir para perguntas no meu perfil no Instagram – o @motordomundo – pedindo dúvidas sobre combustíveis, tema que rende muito nas conversas entre quem gosta de motos – e carros.
As principais questões enviei para Gilberto Pose, especialista em combustíveis da Raízen, responsável pela marca Shell no Brasil, para trazer respostas direto de quem trabalha com combustível.
Veja abaixo as perguntas e respostas com as principais dúvidas sobre o tema:
Qual é a principal diferença entre a gasolina e o etanol como combustíveis para veículos? Como essa escolha afeta o desempenho e a eficiência dos motores?
A principal diferença entre esses dois combustíveis é que a gasolina é de origem fóssil e o etanol é produzido a partir de fontes renováveis, como a cana-de-açúcar, sendo um combustível mais sustentável.
Para os motores dos veículos, ambos os combustíveis são eficientes e é uma decisão do próprio consumidor qual deles utilizar em carros Flex. Entretanto, uma coisa é que preciso ter em mente é que a gasolina tende a ter um poder calorífico mais alto, resultando em um melhor desempenho em termos de quilometragem por litro. Desse modo, em média, o etanol rende 30% a menos do que a gasolina.
Há uma crença comum de que usar etanol pode causar problemas no motor, especialmente em veículos mais antigos. Existe alguma ressalva no uso em veículos flex? Se a pessoa usou por muito tempo só gasolina tem algum risco de mudar para etanol? Como a Shell aborda essa preocupação do consumidor?
Não existe nenhuma ressalva em abastecer o veículo com etanol após passar muito tempo abastecendo com gasolina. A grande vantagem do motor flex é a liberdade de escolha pelo melhor custo-benefício na hora do abastecimento. Importante lembrar que o motor deverá funcionar por aproximadamente 10 minutos (ou o veículo rodar por 10 km) logo após a troca do combustível, para que o sistema eletrônico identifique a mudança de produto.
Vale destacar a importância de abastecer com combustíveis aditivados sempre que possível, pois os aditivos ajudam a limpar as partes críticas do motor do acúmulo de detritos que reduzem a performance dos motores. Além disso, eles também reduzem a fricção entre as peças do motor em contato com o produto, diminuindo também a necessidade de manutenção no sistema de alimentação de combustível.
Nos postos Shell, contamos com a família Shell V-Power, desenvolvida exclusivamente pelos laboratórios globais da Shell e em parceria com a Scuderia Ferrari, para entregar ainda mais inovação ao mercado.
Existem mecânicos que indicam aos seus clientes para evitar misturar gasolina e etanol em motores flex, indicando usar ou só gasolina ou só etanol, apesar das fabricantes indicarem que pode ser usado um ou o outro ou qualquer mistura deles. Qual a sua opinião sobre isso?
Os motores flex foram produzidos para receber etanol e gasolina independente da proporção dos combustíveis no tanque. O sistema de injeção dos carros flex possui uma central eletrônica que identifica a proporção de etanol e gasolina no tanque e automaticamente e, com isso, faz a melhor regulagem da queima do combustível. Dessa forma, o motor tem a eficiência de potência e de consumo ideal. Portanto entendemos ser um mito de mercado a indicação de não uso dos combustíveis acima em qualquer proporção dentro dos veículos Flex.
Como a Shell garante a qualidade dos combustíveis que oferece aos consumidores? Quais são os critérios de controle de qualidade para evitar contaminação e garantir o desempenho adequado dos veículos?
Em parceria com a Scuderia Ferrari, a Shell busca constantemente inovar suas tecnologias de combustíveis e lubrificantes para atender não só as novas necessidades dos motores em si, mas também as novas legislações para automóveis comerciais, determinadas pelo PROCONVE (CONAMA) e, também, órgãos ambientais americanos (EPA) e europeus (EEA).
Dessa forma, lançamos, em média, a cada 5 anos novos produtos ao mercado. Foi o caso da nova e exclusiva Shell V-Power, um produto diferenciado desenvolvido exclusivamente pelos laboratórios globais da Shell para entregar ainda mais inovação ao mercado. Sua nova formula limpa até 100% dos resíduos acumulados no motor e conta com a tecnologia mais avançada de redutor de atrito, protegendo contra o desgaste e mantendo o veículo como novo.
E como garantimos a qualidade na ponta? A Raízen é licenciada da marca Shell e, como uma licenciada, seguimos rígidos controles globais de qualidade em todos os processos de distribuição de combustíveis. Assim, além de auditórias periódicas que comprovam que estamos fornecendo o mesmo produto que os mais de 60 países que a marca Shell opera, a Raízen também precisa cumprir todos os requisitos exigidos pela própria Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Dessa forma, a Raízen investe continuamente em programas voltados à segurança que envolvem não só treinamentos, como também ações educativas. O programa “100% Qualidade”, por exemplo, visa reforçar e propagar as boas práticas adotadas nos terminais de distribuição da Raízen. A campanha reúne, entre outros aspectos, a Política de Qualidade da Raízen, informações sobre equipamentos de aferição, recebimento de produtos (via autotanques, dutos, balsa ou vagão, por exemplo) e limpeza dos tanques.
Além do conteúdo técnico, o projeto conta com o “Dia da Qualidade”, no qual ocorrem visitas programadas de uma empresa contratada, que realiza análises com um laboratório móvel em todos os produtos dos terminais visitados, verificando e validando a qualidade e especificações dos combustíveis.
Com base no seu conhecimento, qual é a diferença aproximada de rendimento, a média por km rodado, entre o uso de gasolina ou etanol nos combustíveis Shell em um veículo flex?
A diferença de autonomia entre gasolina e etanol nos veículos Flex está mais condicionada à escolha do combustível feita pelo usuário final, ao modo de condução e à manutenção dedicada ao veículo. Obviamente o uso de um combustível aditivado poderá propiciar um melhor desempenho pelos benefícios de um motor mais limpo internamente.
Os combustíveis da família Shell V-Power (gasolina ou etanol) limpam os resíduos que se formam no sistema de alimentação de combustível dos motores, proporcionando melhor dirigibilidade e melhor desempenho.
Na sua visão qual é o diferencial que faria o condutor preferir abastecer na Shell?
A Shell é a marca global mais valiosa do setor e, este ano, completou 110 anos de atuação no Brasil. E por ser uma empresa multinacional, temos acesso às principais tecnologias em combustíveis e lubrificantes do mundo e as testamos exaustivamente não só dentro de nossos laboratórios, mas também no maior laboratório a céu aberto que existe, o campeonato mundial de Fórmula 1, onde estamos presentes por meio da parceria de inovação com a Scuderia Ferrari.
Escolher abastecer em um dos mais de 5 mil postos Shell espalhados pelo País é escolher um combustível de confiança e qualidades comprovadas, que atendem com excelência todas as necessidades de mobilidade dos brasileiros.
Em nossos postos, os clientes encontram a família de aditivados Shell V-Power, desenvolvida por meio dessa parceria de inovação com a Scuderia Ferrari; Shell Evolux Diesel, com uma fórmula exclusiva com dupla ação detergente que atua na limpeza do motor; as linhas de lubrificantes Shell Helix, Shell Rimula e Shell Advance; os Shell Helix Centros de Serviços; e as lojas de conveniência Shell Select, que hoje passam de 1.300 unidades espalhadas pelo País.
Há informações conflitantes sobre a adição de aditivos aos combustíveis para melhorar o desempenho do motor. Qual é a diferença entre gasolina comum e gasolina aditivada e quais são os benefícios desses aditivos na vida útil dos motores?
A gasolina aditivada é a gasolina comum que recebeu aditivos que ajudam a melhorar a performance e o rendimento do veículo, por sua atuação na limpeza do motor. Com o tempo, vapores de lubrificante que normalmente circulam pelo motor depositam-se nas válvulas de admissão e na ponta dos bicos injetores, podendo prejudicar o bom funcionamento do motor.
O uso constante de combustíveis aditivados ajuda a limpar o motor de resíduos, protege e lubrifica as partes internas para que se movimentem mais suavemente, reduzindo o gasto de energia.
Além destes benefícios, as distribuidoras contam com aditivos que melhoram ainda mais o desempenho dos veículos. Os combustíveis aditivados da família Shell V-Power possuem aditivos de última geração, que possibilitam uma remoção de até 100% dos resíduos de lubrificação e de combustão que se depositam nas partes críticas do sistema de alimentação do motor e que prejudicam seu desempenho. Além disso, traz a nossa melhor versão de FMT (Friction Modification Technology) contra o atrito e desgaste.
Ela é ideal para qualquer tipo de veículo, desde os movidos a gasolina e os flex, até os de baixa ou alta potência. O abastecimento contínuo com combustíveis aditivados restaura o desempenho do motor. Além disso é uma das principais formas de segurança para garantir o funcionamento pleno do motor, prevenindo a necessidade de manutenção constante no sistema de alimentação de combustível.
Como funciona a logística da gasolina aditivada desde a fabricação até chegar ao posto?
Os aditivos comercializados sob a marca Shell no Brasil são exclusivamente desenvolvidos nos laboratórios Globais da Shell Global Solutions. Produzidos em unidades industriais, chegam ao Brasil e são distribuídos aos Terminais de armazenamento e carregamento dos caminhões tanque, que levam os combustíveis aditivados até os postos de serviços.
Sistemas automatizados injetam os aditivos nos combustíveis para a obtenção dos produtos da família Shell V-Power e Shell Evolux Diesel. Todo o processo é auditado pela Shell Global Solutions.
Para ajudar a entender a questão do aditivo, se é muito ou pouco, qual é a proporção dele aproximada em cada litro de combustível? Existe alguma legislação que controle quanto de aditivo cada litro de combustível deve ter?
As proporções dos aditivos variam entre os produtos gasolina, etanol e diesel. As quantidades são definidas através dos estudos e ensaios técnicos elaborados pela Shell Global Solutions, visando a maior remoção possível dos resíduos carbônicos que se depositam sobre as válvulas de admissão de ar e os bicos injetores.
Todos os ensaios são baseados em Normas internacionais definidas pelo CEC – Coordinating European Council (órgão europeu para normas de testes em motores) e pela ASTM – American Society for Testing and Materials (órgão americano de normatização de ensaios). Os combustíveis aditivados da família Shell V-Power possuem aditivos de última geração, que possibilitam uma remoção de até 100% dos resíduos de lubrificação e de combustão que se depositam nas partes críticas do sistema de alimentação do motor e que prejudicam seu desempenho.
Eu sei que a Shell comercializa combustível aditivado, mas qual é a sua opinião sobre o uso de aditivos, aqueles que vende até no posto, para uso na gasolina comum?
A aditivação em frascos, como são chamados, é outra opção que os consumidores têm. No entanto, é preciso atenção em alguns pontos e o consumidor não pode confundir a formulação do combustível aditivado da Shell, por exemplo, com os aditivos complementares oferecidos em alguns postos e autopeças.
Os combustíveis já aditivados, como a Shell V-Power, contam com formulações complexas e que são resultados de anos de estudos. Dessa forma, são aplicados na medida certa conforme a proporção de combustível.
Além disso, o consumidor precisa ter cuidado para não adicionar aditivos complementares ao combustível já aditivado, uma vez que ele pode anular os benefícios propostos por ambos os aditivos.
Muitos têm dúvidas sobre a proporção correta de etanol na mistura para veículos flex. Como a Shell ajuda os consumidores a entenderem mais sobre combustíveis para fazerem melhores escolhas e cuidarem melhor do veículo?
Não existe proporção correta de etanol em motores flex porque esses motores foram produzidos para receber etanol e gasolina independente da proporção dos combustíveis no tanque. Vale lembrar que a legislação brasileira exige que a gasolina tenha 27% de etanol anidro em sua composição.
A desinformação em torno dos combustíveis é comum, especialmente em relação a supostos “combustíveis adulterados”. Como a Shell trabalha para combater esses receios da população e passar mais confiança para os consumidores?
No momento do abastecimento, todos os consumidores podem solicitar ao frentista que sejam realizados ensaios determinados pela Agência Nacional de Petróleo (ANP). O posto revendedor deve possuir os equipamentos (vidrarias, termômetros e densímetros) necessários para a realização dos ensaios.
Os ensaios disponíveis são:
– Para a gasolina: densidade, aspecto e teor de álcool;
– Para o etanol: densidade, aparência e teor alcoólico;
– Para o diesel: densidade e aparência.
Os combustíveis Shell contam com a presença de marcadores do Programa DNA Shell, que conferem aos produtos uma “impressão digital” única e exclusiva, garantindo assim a origem e qualidade dos combustíveis comercializados nos postos Shell.
Os veículos elétricos estão se tornando mais populares, o que levanta dúvidas sobre o futuro dos combustíveis líquidos. Como a Shell enxerga essa transição e está se adaptando para atender às necessidades dos consumidores nesse cenário em evolução?
Continuaremos investindo fortemente na distribuição de combustíveis, carro-chefe da empresa, sendo um setor crucial para a movimentação da economia em todas as suas esferas e essencial no dia a dia e na mobilidade das pessoas. Paralelamente, também estamos avançando na produção de biocombustíveis e em soluções de energia e eletromobilidade, oferecendo um portfólio completo de produtos e soluções para as mais diversas formas de locomoção.
O fato é que, independente da fonte de energia que venha a prevalecer no futuro, as pessoas vão continuar se locomovendo de um ponto para outro, e a rede de revendedores da marca Shell, estrategicamente distribuídos em todo o território nacional, será essencial para continuar prestando um atendimento de qualidade, incorporando novos negócios e incrementando serviços para estreitar ainda mais uma relação tão presente no dia a dia dos consumidores.
Entre os motociclistas existe muita dúvida sobre o benefício da gasolina de alta octanagem. Qual é a diferença da gasolina comum para a de alta octanagem? E existe algum benefício do uso de gasolina de alta octanagem em motos de baixa cilindrada?
A diferença entre os combustíveis comuns e os premium é a octanagem. Enquanto os combustíveis aditivados têm o mesmo índice de octanas que os combustíveis comuns (no mínimo 93 octanas RON para a gasolina), os premium têm uma octanagem superior, como a Shell V-Power Racing, a gasolina de alto desempenho da marca Shell, que tem mínimo de 97 octanas RON, além da adição da tecnologia Dynaflex, que limpa, protege e traz mais performance e rendimento ao motor. A indicação da correta octanagem para cada tipo de motor é de responsabilidade do fabricante do veículo, e geralmente vem indicada no Manual de Proprietário, ou na tampa do tanque.
Os motores de baixa cilindrada ou flex também podem ser abastecidos com combustíveis de alta octanagem. Porém, o benefício será mais perceptível em veículos com motores de alto desempenho, como os esportivos de luxo, que possuem maior potência.
Espero que tenha sido útil para você. Se quiser saber algo mais mande mensagem aqui ou para contato@motordomundo.com.br que eu tento ajudar, combinado?
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