OPINIÃO

A importância dos testes de moto

Se você chegou até esse texto é porque não se satisfaz só em subir na moto e pilotar por aí. Você quer estar informado e na hora de comprar uma moto estar preparado para fazer uma compra boa, fazendo bom uso do seu dinheiro, em tempos onde ele cada vez mais perde seu valor. Acertei?

Basicamente é para isso que estamos aqui. Desde que entrei no jornalismo especializado no segmento de motocicletas, já publiquei muitos testes de moto e sempre aparece algum leitor pedindo dados como tempo de volta, de retomada, de frenagem, velocidade máxima – essa é a pergunta que mais recebo -, entre outros que são muito importantes… Quando falamos de competição, em motos no autódromo.

moto esportiva
Se não vai competir em pista, você não deveria dar tanto valor para a velocidade máxima

Na rua, em vias abertas, as reais necessidades do motociclista são um pouco diferentes e a maioria esmagadora nunca nem cogita entrar em um autódromo para usar 100% do que a moto oferece. É para esse leitor que estamos trabalhando, empenhados em educar, informar e conscientizar. Como a moto se comporta naquele corredor estreito, chato de passar? A moto funciona bem se só quero andar na cidade? Atende o que preciso para fazer uma viagem média ou grande?

Qual é o comportamento das suspensões e o conforto dos assentos? Posso levar um (a) passageiro (a) na garupa e ele (a) terá uma boa experiência? Se deixar essa moto cair parado, quanto vou gastar com peças? Qual o consumo médio de combustível? Essa pode ser a minha primeira moto? Ou devo ganhar mais experiência antes em uma menor?

teste de moto
Principalmente em modelos inovadores, a necessidade por informação certa é grande

Essas são algumas entre tantas questões que sempre levamos em conta durante uma análise nos testes de moto. Assim damos a você um panorama mais preciso, embasados em anos pilotando todas as motos lançadas no Brasil, com acesso às engenharias das fábricas e a muita, mas muita informação técnica, direta da fonte, de quem fez e produz aquela moto.

Estudamos muito e vivemos isso todos os dias. Adquirir todo esse conhecimento daria muito trabalho para um motociclista conseguir. Acabaria amarrado à opinião do seu circulo de amigos (as) e, como sabemos, muitas vezes iria escolher errado…

Quando o assunto é moto, a paixão fala mais alto que a razão e alguém pode lhe dizer que para andar pela cidade com garupa uma superesportiva seja boa, porque quem te disse isso tem uma e ama, mesmo que seja desconfortável, mesmo que seja pouco ágil entre os carros, mesmo que esquenta muito… Amor não é uma coisa muito racional, concorda? No final, você ficaria frustrado (a), e isso não combina com motos.

moto amigos
A primeira referência que temos são nossos amigos e acabamos comprando a mesma moto

Sinceramente, motociclismo não tem nada a ver com sentimentos ruins, por isso estamos aqui, para ajudar. Não precisamos concordar com tudo, mas, do lado de cá, nunca iremos deixar de falar o que for preciso para contribuir com motociclistas melhores e mais satisfeitos por escolherem uma moto para transporte ou apenas lazer.

Gostou do conteúdo? Então me acompanhe também nos outros canais!

Instagram  I  Youtube  I  TikTok  I  Podcast  I  Newsletter  

MARCELO BARROS

Marcelo é criador de conteúdo para motociclistas desde 2011. Compartilha seus erros e aprendizados para que mais pessoas entendam como é bom andar de moto todos os dias, usando ela da melhor forma possível, sem neurose.

One thought on “A importância dos testes de moto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *