NOTÍCIAS

R3 da Yamaha ganha visual da R6 e está mais esportiva

A segunda geração da Yamaha R3 chega ao mercado brasileiro no começo de agosto, com muitas novidades e um DNA ainda mais esportivo.

São muitas novidades, começando pela renovação total do visual da moto, muito inspirado na atual R6, modelo que a Yamaha ainda não trouxe para o Brasil. Além das novas carenagens, novo farol em LED. O novo duto central entre os faróis da R3 tem a função de direcionar o fluxo de ar para o radiador, melhorando o sistema de arrefecimento do motor.

R3 azul
Com o novo visual a nova Yamaha R3 lembra muito a R6

O tanque de combustível tem novo formato, mais baixo e mais largo, mantendo os 14 litros. A posição do semi guidão também mudou, está mais baixo, favorecendo uma posição de pilotagem mais esportiva.

O painel novo deu um ar mais tecnológico para a moto. Ele agora é 100% digital como na R1, com o shift-light (que indica a rotação do motor para trocar de marcha). O recurso pode ser ajustado facilmente de acordo com a preferência do condutor, seja no nível de luminosidade (com três opções), na forma de acendimento (intermitente ou fixa), ou na rotação desejável a partir dos 7.000 rpm.

Painel digital nova R3
Parece de uma superbike, mas esse painel todo digital é da nova R3

Uma nova Yamaha R3

Uma grande melhoria na ciclística da R3 foi a nova suspensão dianteira. Sai o garfo telescópico convencional e entra a suspensão invertida Kayaba de 37 mm sem ajustes, com 130 mm de curso e nova calibragem que garante maior desempenho do conjunto em na pilotagem mais esportiva, principalmente aumentando a estabilidade da moto em frenagens e curvas.  Na traseira, segue o monoamortecedor com 125 mm de curso e sete níveis de ajuste de pré-carga. O sistema de freios segue com ABS, disco de 298 mm na frente e 220 mm na traseira.

A engenharia da Yamaha trabalhou muito na melhoria da aerodinâmica da moto, algo essencial nas esportivas. O resultado foi o ganho de até 8 km/h na velocidade final da nova R3 em relação à geração anterior.

moto esportiva
A nova suspensão invertida contribui para a evolução da nova R3

Mais no MOTORDOMUNDO

Saiba como escolher certo seu capacete de moto
Harley-Davidson busca novos mercados com moto elétrica

O motor não sofreu alteração, é um bicilíndrico paralelo de 321 cm³, com arrefecimento líquido, capaz de capaz de gerar 42 cv de potência, com pico de torque de 3,02 kgf.m. Todo o conjunto da nova R3 tem 171 kg de peso em ordem de marcha, uma moto leve, o que ajuda a fácil adaptação de novos motociclistas ao mundo das motos esportivas.

A nova Yamaha R3 chega às concessionárias a partir da primeira semana de agosto, com três opções de cor, sendo uma com pintura especial:  vermelho, azul e a Monster Energy MotoGP Edition, combinando preto com azul.

Pintura da edição especial da Yamaha R3 2020

Para as versões vermelho e azul, como modelo 2020, o preço público sugerido será de R$ 23.990, o preço em comparação com a primeira geração da R3 teve acréscimo de R$ 700. Para a Monster Energy MotoGP Edition, R$ 24.490. Preços sem o frete. A moto agora conta com 4 anos de garantia e tem a revisão com preço fixo.

No Mundial de Superbike, na categoria SuperSport 300, o brasileiro Ton Kawakami está usando essa nova R3 e nas primeiras provas da sua primeira temporada lá já conquistou uma pole position em um grid super competitivo.

Yamaha R3 esportiva
Para quem sonha com as grandes esportivas a Yamaha R3 é um ótimo começo

Já pilotei bastante na primeira geração da R3, andei em uma moto de pista, utilizada na R3 Cup, categoria monomarca da Yamaha que tem cultivado novos pilotos e estou bem curioso para pilotar a nova R3, pois sei que em motos nessa faixa de cilindrada pequenas mudanças bem feitas garantem grandes resultados. Veremos isso em breve nas ruas e nas pistas.

Gostou do conteúdo? Então me acompanhe também nos outros canais!

Instagram  I  Youtube  I  TikTok  I  Podcast  I  Newsletter  

MARCELO BARROS

Marcelo é criador de conteúdo para motociclistas desde 2011. Compartilha seus erros e aprendizados para que mais pessoas entendam como é bom andar de moto todos os dias, usando ela da melhor forma possível, sem neurose.

One thought on “R3 da Yamaha ganha visual da R6 e está mais esportiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *