Harley-Davidson 2021: vejas as motos que serão vendidas
Com a apresentação mundial online realizada pela Harley-Davidson no dia 19 de janeiro para falar da linha 2021, os catálogos da fabricante norte-americana nos países onde está presente foram atualizados. Dito isso, vamos analisar como ficou a linha 2021 da Harley-Davidson no mercado brasileiro.
De acordo com dados divulgados pela Fenabrave, a Harley-Davidson teve em 2020 um total de 3.737 unidades emplacadas. Isso representa uma redução de 38,2% no volume total de 2019, que foi de 6.048 unidades. Na linha 2020 brasileira a marca trabalhou com 17 modelos diferentes. Em 2021, como parte da nova estratégia global, a quantidade de motos foi reduzida para 11.
Quais foram as seis motos que saíram do catálogo brasileiro? Sportster Iron 883, Sportster Iron 1200, Softail Deluxe, Softail FXDR, CVO Street Glide e CVO Limited. Acredito que apesar de não estar no catálogo do site a Harley-Davidson deva trabalhar de alguma forma a venda dessas motos CVO, mais exclusivas, e que ganharam atualização do sistema de som e novas pinturas especiais, para atender aos clientes interessados. Mas por enquanto isso é uma especulação minha, pois ainda preciso confirmar essa informação com a fabricante.
Outra mudança foi o fim do uso do motor 107 como opção em alguns modelos, como na Softail Fat Bob. Agora todas as motos vendidas no Brasil atualmente usam o motor 114, com exceção da Sport Glide, com o motor 107.
A linha 2021 ficou dividida entre Cruiser e Touring. As motos Cruiser são Low Rider S, Sport Glide, Fat Bob, Breakout e Fat Boy, que ganhou um atualização visual com mais cromado na moto. Na linha Touring as motos disponíveis no Brasil são Heritage Classic, Road King Special, Road Glide Special, Street Glide Special, Road Glide Limited e Ultra Limited. Todas as motos ganharam novas opções de cores.
Uma moto que foi atualizada nos Estados Unidos e eu gostaria de ver por aqui é a Softail Street Bob, que ganhou uma atualização e passa a usar o motor 114, deixando a moto mais forte. A Street Bob com motor 107 saiu do catálogo brasileiro na chegada da linha 2020 e pensei que seria uma opção para quem vai ficar com saudades da Iron 1200. Não foi dessa vez… Hoje a moto mais próxima para proprietários das Sportster ou para quem queria uma Sportster nova – e agora não temos mais essa linha como opção 0 km – fazerem uma atualização é a Low Rider S.
Outra moto que não vi mais nada foi a elétrica LiveWire. A nova fase estratégica da marca, batizada de “The Hardwire“, que resumindo muito para você que leu até aqui é um plano focado em encolher o tamanho da operação da Harley-Davidson no mundo todo para voltar a crescer de forma saudável.
Torcemos para que consigam.
Pingback: Harley-Davidson: veja as preferidas no Brasil - Motordomundo
Pingback: Harley-Davidson em nova fase no Brasil: veja as concessionárias ativas - Motordomundo