VÍDEOS

HONDA NC 750X: uma moto com praticidade de scooter

Tive a oportunidade de andar mais uma vez na crossover Honda NC 750X. É um modelo que já usei muito desde a primeira geração – quando ainda era 700 -, por isso gravei esse vídeo com as minhas impressões sobre ela. NC significa “New Concept” ou no nosso bom português “Novo Conceito”. É uma crossover, uma moto alta com proporções e ergonomia de maxitrail, mas que usa rodas aro 17″ na dianteira e na traseira, ou seja, vai muito bem no asfalto e tem algumas limitações quando o mesmo asfalto acaba.

O seu motor tem inclinação diferente de 55º e é derivado do motor de um carro, no caso, o Honda Fit. Ele trabalha em rotações menores que as motos “normais” e de uma forma mais didática para tentar explicar como se comporta, ele lembra a entrega de desempenho de motos custom, claro, sem esquentar e nem vibrar como elas.

Tem bom torque, com pico de 6,94 kgf.m a 4.750 rpm, com a potência máxima declarada de 54,5 cv a 6.250 rpm. O consumo desse motor é um destaque sem dúvida. Na minha mão sempre fica na casa de 25 km/litro – sem ser moderado no acelerador -, consumo que é equivalente ao da minha moto 250 atual, mas com 3 vezes mais cilindrada. Uma curiosidade: a maxiscooter X-ADV compartilha o mesmo motor.

O tanque é de 14,1 litros e não fica na posição tradicional, entre o banco e o guidão da moto. Fica sob o assento e sua tampa está debaixo do assento do garupa que abre fácil com chave. No lugar convencional do tanque, outro destaque prático da NC: um espaço para armazenar suas coisas com segurança onde é possível colocar um capacete fechado grande – como o que uso no vídeo, tamanho 60 -, então dependendo de quão econômico você seja no que leva contigo na moto, pode nem precisar de instalar um bauleto na moto. Gosto bastante desse diferencial da NC.

O grande diferencial da Honda NC 750X é seu bom espaço onde normalmente fica o tanque de uma moto

Aproveitando o tema, a capacidade de carga dela (peso do piloto + peso do garupa + peso das bagagens) é de 209 kg. A suspensão dianteira não tem ajuste externo, mas é uma Showa de dupla válvula, então de acordo com a situação de pilotagem ela tem um comportamento distinto. Explico: quanto está por exemplo na cidade, em baixa velocidade ou em uma estrada de terra, ela vai trabalhar com mais suavidade, absorvendo melhor essas irregularidades, como se estivesse com a pré-carga ajustada para menos firme.

Já quando está em alta velocidade, ela trabalha mais firme, garantindo mais estabilidade em curvas e frenagens, por exemplo, como se você tivesse deixado a pré-carga da mola mais dura. Na traseira, monoamortecedor com pré-carga ajustável por chave em 7 níveis. Na pilotagem no asfalto, ela é bem dócil, fácil de se adaptar com as respostas.

Para quem já anda com motos de alta cilindrada, provavelmente vai sair de giro algumas vezes, pois como eu já disse aqui ela trabalha em rotações menores, então precisa reprogramar sua cabeça para pilotar ela fazendo as trocas “no automático”, só de ouvir o som do motor, sem olhar o painel. Aconteceu comigo e já li relatos de gente que se incomodou com isso.

Painel da NC 750X. Conta-giros digital tem começo da faixa vermelha de rotação em 6.500 rpm

A ergonomia dela é bem favorável ao conforto. Gosto do assento do piloto mas sei que o assento do garupa não é dos melhores. O guidão é alto e largo e me encaixo bem na moto, sem cansar após longas distâncias. Na parte de segurança, os freios não assustam e estão bem calibrados, tem ABS nas duas rodas e não tem controle de tração. Quando saímos do asfalto, as rodas 17″ somadas aos 210 kg de peso seco – a Honda não divulga o peso total – limitam um pouco a diversão.

A dica é ir tranquilo e lembrar de dar uma aliviada na pré-carga da suspensão traseira, que vai ajudar a moto a trabalhar mais solta na terra. Onde passam carros comuns ela passará também. Além disso aí é por sua conta, lembrando que a distância mínima ao chão nela é de 164 mm. Em junho de 2020 o preço sugerido pela Honda para a NC 750X é de R$ 35.340, sem o frete, que varia da região do Brasil em que a concessionária está localizada. Para o preço exato e atualizado, fale com seu concessionário Honda mais próximo. Espero que tenha gostado do conteúdo.

Se pudesse resumir em uma palavra o que é a NC 750X eu poderia dizer “inteligente” ou “diferente”. Tem que andar nela!

Observação: Vídeo inteiro gravado apenas com a GoPro sem microfone externo, por isso o ruído no som em alguns momentos pois havia muito vento nesse dia. Conheça o nosso perfil no Instagram: https://instagram.com/motordomundo

MARCELO BARROS

Criador de conteúdo sobre motos desde 2011, com uma abordagem didática. Compartilha aprendizados e busca sempre as respostas certas para orientar boas escolhas na compra e uso de motos, ajudando motociclistas a andar com confiança.

Um comentário sobre “HONDA NC 750X: uma moto com praticidade de scooter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *