Márquez vence e amplia vantagem na MotoGP
Começando pelo sábado em Brno, palco do GP da República Checa, etapa do Mundial de Motovelocidade, o qualificatório foi diferente do normal, pelas condições da pista. Parte da pista estava seca e parte estava molhada, o que prejudicou o trabalho de pilotos e equipes para acertar a moto e fazer uma boa volta, garantindo melhores posições no grid.
No meio de tudo isso, mais uma vez, Marc Márquez, piloto oficial Honda) tirou um coelho da cartola – ou seria do capacete? – e fez a volta rápida rodando com pneu slick – para piso seco – e colocou 2s5 sobre o segundo melhor tempo, de Jack Miller (Ducati satélite). Uma diferença gigante para um qualificatório. Em terceiro, uma surpresa que sempre ocorre quando a pista está nessas condições. Johann Zarco, piloto oficial KTM, que não se adaptou ainda a moto, conseguiu uma volta boa, superando grandes nomes do grid.
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No domingo, corridas da Moto3 e Moto2 ocorreram sem problemas. Mas na hora da MotoGP, a organização decidiu aguardar pois choveu e novamente a pista estava mista.
Em toda corrida, a organização precisa definir se a corrida é com pista seca ou com pista molhada antes do início, o que interfere em uma série de regras do campeonato, quanto a contagem de pontos para novas equipes perderem benefícios ou a própria troca de moto durante a corrida. E claro, zelar pela segurança dos pilotos!
Após exatos 41 minutos de atraso da largada original, a corrida foi definida com pista seca. Márquez largou muito bem, defendendo a pole, e foi seguido por Andrea Dovizioso (Ducati oficial), Alex Rins (Suzuki oficial) e Jack Miller. Zarco largou mal e despencou posições, sendo engolido pelos rivais.
Por outro lado, Pol Espargaró fez uma boa largada, se manteve em quinto por boa parte da prova e vendeu caro a posição para os rivais, mostrando que a KTM segue pouco a pouco melhorando sua moto. De acordo com Espargaró, após a corrida, a moto precisa de consumir menos os pneus, para manter o mesmo ritmo até o final da prova – problema que a Ducati tinha anos atrás.
Sem muitas trocas de posições e disputas fortes, a corrida seguiu com os quatro primeiros próximos o tempo todo. Márquez quase caiu na curva 10 faltando poucas voltas para o final, e quando esperávamos que Dovizioso fizesse o ataque, foi Márquez que aumentou a diferença entre eles.
Alex Rins seguia Dovizioso muito de perto a prova toda, mas não segurou seu lugar no pódio, sendo ultrapassado por Jack Miller, que comemorou muito o terceiro lugar em Brno, seu segundo pódio em 2019.
Fim de prova, vitória inquestionável de Márquez e dobradinha Ducati – com uma oficial e uma satélite. Nesta etapa Jorge Lorenzo não participou, pois ainda se recupera da lesão na vértebra. Stephan Bradl assumiu a segunda moto oficial da Honda e terminou a prova em 15º, atrás de… Zarco, que foi responsabilizado por Franco Morbidelli (Yamaha satélite) pelo acidente que tirou ele e Joan Mir (Suzuki oficial) ainda na primeira volta da corrida.
A Yamaha não foi bem Brno, e o melhor piloto foi Valentino Rossi (Yamaha oficial), que finalizou em sexto lugar. Na segunda-feira, dia 5, foi realizado um teste oficial para os pilotos da MotoGP, onde Fabio Quartararo (Yamaha satélite) foi o mais rápido do dia, mas lembramos quem em testes como esse muitos pilotos testam itens, diferentes motos e não estão tão preocupados com tempo de volta. Valentino Rossi e Maverick Viñales testaram a moto 2020, com novo motor, o que pode decidir o futuro do italiano.
O futuro de Rossi e da MotoGP
Existe a possibilidade do italiano, caso não goste da moto 2020, encerrar seu contrato com a Yamaha no fim de 2019 ou de competir a temporada 2020 mesmo assim, apenas para encerrar o contrato, e claro, ganhar milhões fazendo o que ama. No fim, a decisão está apenas nas mãos do Rossi.
Na classificação após o GP da República Checa, Márquez soma 210 pontos e aumentou em 5 a vantagem sobre Dovizioso, que agora é de 63 pontos. Isso é mais de duas corridas em pontos, então acredito que em breve Márquez comece a usar a calculadora na moto para administrar essa vantagem e conquistar o oitavo título mundial, o sexto na MotoGP.
No próximo fim de semana, temos corrida novamente no Mundial de Motovelocidade! Dessa vez, o GP da Áustria, pista onde as Ducati sempre vão bem.