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Meteor 350: o que você precisa saber da nova Royal Enfield

Em seis de novembro de 2020 foi realizado o lançamento mundial da Meteor 350, a nova custom da Royal Enfield, marca que tem sua matriz em Chennai, Índia, segue em expansão global, presente atualmente em 60 países no mundo. Mas vamos focar no lançamento do dia e compartilhar o que sabemos sobre a moto sem ver ao vivo ou pilotar – que é como gostamos mais de falar das motos. 

Antes da Meteor 350, a Royal Enfield já trabalhou outras motos custom, respectivamente Ligthning 535 e Thunderbird 500 (moto que chegou a ser exposta no Brasil em 2013 no Salão Duas Rodas). A Meteor 350 é uma moto toda nova, pois chassi, motor, freios, suspensões não são aproveitados de outras motos da marca.

Meteor 350 Fireball
A espera acabou. Motos lançadas e já estão nas concessionárias na Índia

Seu visual lembra uma custom tradicional, daquelas cheias de cromados, mas é apenas uma referência de design, pois quando ver os detalhes com mais atenção se trata de mais uma moto mesclando visual clássico e detalhes modernos. Farol e lanterna traseira tem LED.

Destaque na parte moderna da moto para o novo painel, muito diferente das outras Royal Enfield que conhecemos e com um módulo de navegação – batizado de Tripper – ao lado do painel principal, que funciona conectado ao telefone, com o aplicativo da Royal Enfield, que usa o Google Maps para dar as rotas. O display vai mostrar distâncias e indicar próximas manobras (seguir em frente, virar à direita ou virar à esquerda).

painel royal enfield meteor 350
O novo painel da Royal Enfield é bem moderno e no lado direito é o navegador que vem de série na moto

O motor é um monocilíndrico de 349 cm³, arrefecido a ar, mais eficiente que o usado na Classic 500, tem balanceiro para reduzir vibrações, tem câmbio de 5 velocidades e a marca declara potência máxima de 20,5 cv (20,2 bhp) a 6.100 rpm e 2,75 kgf.m (27 Nm) de pico de torque a 4.000 rpm.

Meteor 350 Stellar
São 3 versões da Royal Enfield Meteor 350. Na foto é a intermediária, batizada de Stellar

Na falta de um modelo só a marca lançou três variações: Fireball (a mais simples); Stellar, com sissy bar e Supernova, a mais completa com pintura bicolor, sissy bar e para-brisa de série. Além dessas características que informei, existem diferenças estéticas nas 3 versões em pontos que são cromados como retrovisores e escapamento. São duas opções de cor na Fireball (amarelo ou vermelho) e na Supernova (azul ou marrom), contra 3 opções de cor na Stellar (azul, vermelho ou preto).

Como toda custom, tem assento largo e baixo, com 765 mm de altura. As pedaleiras são avançadas, mas não exageradas, o que não compromete o uso urbano da moto e sua praticidade em teoria. A Meteor é equipada com rodas de liga leve, pneus sem câmara e os freios tem ABS de nova geração – que na apresentação a marca afirma sem menos intrusivo o que acho muito bom.

Um detalhe que me chamou a atenção é que os punhos tem um padrão diferente dos comandos. Achei bonito, mas tenho que provar para dizer se são bonitos e funcionais ou apenas um bom design. Outro detalhe que quase passou despercebido é que o garupa tem alças para se segurar – o que é meio raro em motos custom. Dois dados técnicos: o tanque tem 15 litros de capacidade e a moto pesa 191 kg.

Como nas outras motos da marca, existem acessórios para personalizar a moto com itens originais Royal Enfield. Para finalizar, com o que tive acesso de informações, espero uma moto acessível, com uma pilotagem ágil, fácil e confortável, com mais cuidado no acabamento do que modelos anteriores. Com os detalhes tecnológicos como painel e navegador e os acessórios de série, o preço no Brasil deve ficar em torno do que a marca trabalha na Himalayan (R$ 19.390 + frete na Himalayan 2021). Lembrando que é apenas um palpite nosso.

Meteor 350 Supernova
Supernova é a versão mais completa da Meteor 350. O para-brisa e a pintura bicolor ajudam a identificar o modelo

Veremos essa moto em 2021 no Brasil? A Royal Enfield divulgou que a moto será lançada nas Américas em 2021, mas não especificou Brasil. Como sabemos que a Royal Enfield é vendida em mais lugares da América do Sul, como Colômbia e Argentina, país onde iniciaram a montagem das motos recentemente, não dá para ter certeza sobre Brasil. Espero ver ela por aqui no máximo em janeiro de 2022. Vejo muita gente pedindo por uma pequena custom e a Royal Enfield fez. Vamos acompanhar os próximos passos desse modelo até o lançamento brasileiro.

O que você achou da moto?

MARCELO BARROS

Marcelo é criador de conteúdo para motociclistas desde 2011. Compartilha seus erros e aprendizados para que mais pessoas entendam como é bom andar de moto todos os dias, usando ela da melhor forma possível, sem neurose.

4 thoughts on “Meteor 350: o que você precisa saber da nova Royal Enfield

  • Guilherme L Kieling

    Caro Marcelo

    Meu nome é Guilherme e me aposentei recentemente.
    Agora posso realizar um sonho de criança, comprar uma moto.
    Estou entre as opções: Honda twister, Yamanha Fazer 250 e a Royal 350 Meteor
    Quero para uso nos fins de semana, saídas esporádicas na cidade, enfim, nada de tele ou algo do gênero. Ou seja, quero curtir apenas.
    Como não tenho recursos para uma Harley, me resta estas opções.
    Quero uma moto tranquila, honesta e que não me leve para a oficina.
    Agradeceria sua sugestão.

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    • Oi Guilherme. Dentro de tudo que comentou na sua mensagem eu te indicaria ir de Meteor 350. As 3 motos citadas não vão dar dor de cabeça, mas das 3 a que você pode andar mais tranquilão e que tem um “tempero” custom de Harley é a Meteor. Se fosse andar correndo eu diria Twister, mas pra rodar suave na nave curtindo a aposentadoria sem estresse a Meteor vai funcionar bem. MAS não deixe de fazer test ride antes nas motos. Isso é essencial. Minha opinião aqui é para te ajudar na sua escolha, mas não deve ser imposição, ok? Abração e invista em curso de pilotagem defensiva e algumas proteções para andar protegido, ok? Abraço

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  • ADRIANO CARVALHO

    Espero ansioso pela chegada da R.E. Meteor 350cc, que provavelmente será minha próxima motoca em minha escalada pelas cilindradas e variação de estilos. Atualmente tenho uma moto street, a Yamaha Fazer 250cc. Como a marca dos 3 diapasões é tímida no lançamento de novos modelos, planejo migrar para a marca hindu-britânica.

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    • MARCELO BARROS

      Vamos acompanhando, Adriano! Até o momento isso é tudo que sei sobre ela, além do fato de que muitos estão curiosos e ansiosos sobre essa nova Royal Enfield. Abraço!

      Resposta

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