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MotoGP: Corrida insana na Áustria com triunfo de Oliveira e KTM

Se alguém acreditava que essas rodadas duplas da MotoGP em 2020 – uma manobra para contornar a pandemia do novo coronavírus e reduzir custos – seriam repetitivas, vimos que até aqui foi uma ideia ótima!

O que vimos até aqui é que a segunda corrida na mesma pista acaba sendo sempre mais competitiva, pois todos conseguem aprimorar suas motos e desempenho com base nos dados – e erros – da semana anterior. Não duvido a organização replicar a ideia mesmo quando for tranquilo viajar pelo mundo a trabalho. Emoção garantida!

Mudança no Red Bull Ring

Depois do acidente na prova da MotoGP no fim de semana anterior – no GP da Áustria -, mudaram a proteção da pista na curva 3 do Red Bull Ring para tentar contornar o problema de motos cruzarem a pista, o que é muito perigoso. Achei válido o esforço, mas com base no caminho que as motos de Zarco e Morbidelli fizeram no acidente, a moto de Zarco teria parado na barreira nova (bom) mas a da Morbidelli ainda teria cruzado na frente de Valentino Rossi a milhão como fez na semana anterior e assustou o mundo inteiro.

Não tem jeito, esse circuito precisa de maior investimento e mudanças efetivas para aumentar a segurança. Todos os pilotos que deram declaração sobre o que acham da pista falam isso – inclusive Marc Marquez. O atual campeão da MotoGP segue afastado e nesse fim de semana de corrida atualizou o mundo de que só retorna quando estiver 100% recuperado. O prazo que os médicos deram é de dois a três meses ainda. Nos bastidores, falam que ele pode aparecer em Aragão, em 18 de outubro. Será?

Treinos e Pol(e) position

No primeiro dia de pista do Red Bull Ring para o GP da Estíria Pol Espargaro garantiu o melhor tempo do dia para a KTM nos tempos combinados com 1min23s638 de tempo de volta. JackMiller a Andrea Dovizioso fecharam o dia em segundo e terceiro lugares com a Ducati. Olho nas Suzuki que fizeram um bom treino livre 2. No segundo dia, o ponto alto foi a disputa forte pelas melhores posições no grid de largada. Pol Espargaro superou os rivais com a sua KTM e garantiu sua primeira pole position na MotoGP com 1min23s580. É a primeira pole da KTM na MotoGP também!

pol espargaró piloto ktm 2020
Pol Espargaro estará na Honda em 2021 e está focado em ter sua primeira vitória na KTM

Na primeira fila, a Honda apareceuuuu e quase ficou com a pole graças ao piloto Takaaki Nakagami, em segundo – será que colocaram umas peças da moto 93 na dele? Com o terceiro lugar nos tempos do qualificatório ficou Johann Zarco, o melhor piloto Ducati nos tempos desse sábado – e que foi confirmado no mesmo dia pela Ducati que seguirá como piloto deles em 2021. Maaaas larga do box na corrida, por penalização imposta após o acidente em que se envolveu na corrida passada, lembrando que no mesmo acidente ele fraturou o escafoide da mão direita, fez cirurgia, perdeu os treinos da sexta por não ter dado 48 horas da cirurgia (!!!) e fez esse estrago no grid – que foi bom para a Ducati. Zarco fica com o mérito e aproveita com inteligência a oportunidade de mostrar sua capacidade como piloto e ter espaço para falar com a imprensa nas tradicionais entrevistas com os três mais rápidos no qualificatório.

Mais uma imprevisível corrida “2 em 1”

Havia um receio sobre ter chuva durante a corrida da MotoGP no domingo. Céu nublado, uma certa tensão pairava sobre mais esse desafio para os pilotos no Red Bull Ring. Na largada, Joan Mir disparou com sua Suzuki como se não houvesse amanhã, mas logo foi pego e superado pela Ducati de Jack Miller. Após quatro voltas, Mir conseguiu retomar a liderança e começou a abrir vantagem. Atrás dele, Takaaki Nakagami (Honda satélite), Jack Miller e Pol Espargaro. Após 12 voltas liderando, Mir tinha 2 segundos e meio de vantagem, quando a transmissão mostra uma moto pegando fogo em uma barreira de proteção.

motogp gp da estíria 2020
Joan Mir (#36), Jack Miller (#43) e Takaaki Nakagami se destacaram na primeira parte da prova

A Yamaha de Maverick Viñales ficou sem freio na reta principal e o piloto pulou da moto a 200 km/h (!!!) e a moto bateu na barreira de proteção a 170 km/h, destruindo-se e pegando fogo na sequência. Bandeira vermelha e corrida interrompida. Primeiro fato: a Brembo apresentou novos freios mais robustos para essa corrida, após problemas na semana anterior. Na Yamaha, Rossi, Morbidelli e Quartararo colocaram o conjunto novo em suas motos, Viñales não. Outro problema com esse incidente: a Yamaha está com problemas nos seus motores e com essa pancada pode ter danificado esse motor. Isso não sabemos ainda, mas pode complicar ainda mais a saga da Yamaha nessa temporada.

Pilotos Yamaha em apuros. Viñales sem pontuar e com a moto destruída, Rossi e os pilotos satélite também tiveram baixo rendimento na Áustria

MotoGP, tomada 2: nova corrida e novos destaques

Na semana anterior, era Pol Espargaro quem liderava quando teve a bandeira vermelha, e na segunda corrida não foi nada bem. Dessa vez, Joan Mir foi o “Pol”. Liderava na primeira prova, mas trocou somente o pneu traseiro por um novo na bandeira vermelha e manteve o dianteiro usado. Largou bem na frente, mas logo começou a ser superado pelos rivais. Na transmissão mostraram como o pneu dianteiro da Suzuki de Mir estava destruído nas últimas voltas, comprometendo sua prova. Uma pena outro erro na gestão dos pneus comprometer o desempenho de um piloto. Assim como para Takaaki Nakagami, que deu o primeiro sinal de que a Honda está na pista desde que Marc Marquez participou da corrida 1.

Takaaki Nakagami fez um bom qualificatório e uma boa corrida com a Honda… Até a bandeira vermelha

Na segunda corrida, Nakagami caiu muito em desempenho e ficou apagado no segundo grupo. Voltando a prova, Miller buscou Mir e assumiu a ponta, com eles Pol Espargaro, Miguel Oliveira e Andrea Dovizioso. O piloto Ducati fez uma prova fraca e após a corrida declarou “eu não podia fazer nada”. Reta final da prova, Pol assume a liderança. Miller colado nele e Oliveira fechando esse grupo. Qualquer um poderia ganhar. Última volta e Miller ataca e assume a ponta. Pol e Oliveira seguem colados.

Pol ultrapassa novamente, Miller se recupera e dá duas bloqueadas na trajetória de Pol, uma disputa quente, quando a gente esperava que a vitória ficasse com um dos dois – no caso Jack que ficou na melhor linha na disputa com Pol – Miguel Oliveira passa de passagem pelos dois e cruza a linha de chegada em primeiro! Que final emocionante e que vitória significativa! Foi a primeira vitória de Miguel na MotoGP, primeira vitória da KTM na pista no seu país base, primeira vitória na MotoGP da equipe Tech3, primeira vitória de um piloto português! Foi a corrida número 150 de Miguel no Mundial de Motovelocidade e a corrida de número 900 do Mundial de Motovelocidade!

Miguel acompanhou de camarote a briga de cachorro grande e quando viu a chance, foi com tudo!

Com esse resultado, a KTM quebrou a série de vitórias da Ducati nessa pista e Miguel ainda ganhou um BMW M4 de prêmio – e fez questão de subir em cima do carro para comemorar (!!!). Jack Miller em segundo, Pol Espargaro em terceiro (colocando duas KTM no pódio). Com os resultados da KTM ela oficialmente perde as concessões que tinha como realizar testes privados. Agora a regra que vale para Honda, Yamaha, Ducati e Suzuki vale para eles. Jack deveria ganhar um prêmio de “destaque da corrida” pois foi responsável pela volta final eletrizante do início ao fim e criou o clímax perfeito para o triunfo de Miguel!

Dovizioso (#04) reinou na primeira corrida na Áustria mas ficou bem abaixo nesse fim de semana com sua Ducati

Como fica a MotoGP após o GP da Estíria

A classificação ficou assim: Fabio Quartararo segue líder com 70 pontos (terminou a prova em 13º); Andrea Dovizioso segue em segundo e reduziu a diferença para apenas 3 pontos com 67 acumulados (terminou a prova em 5º) e Jack Miller subiu para terceiro na classificação com 56 pontos e 14 de atraso para o líder. KTM em quarto lugar com Brad Binder (49 pontos, 21 de atraso) pode agitar essa disputa pelo título também.

Com o tropeço de Dovizioso na etapa, Fabio deu sorte e se manteve líder com 3 pontos de vantagem sobre o piloto Ducati. Agora tem pistas mais favoráveis pela frente onde se destacou em 2019

Campeonato aberto e nas próximas pistas quem tem bom histórico é a Yamaha, que enfrentou problemas de freio e de limitação na velocidade final, sendo menos competitiva do que seus rivais em pista. Temporada insana, 5 corridas e 4 vencedores diferentes.

A próxima batalha entre os pilotos de motovelocidade mais rápidos do planeta tem data e local marcados. GP de Misano em 13 de setembro. Spoiler: a KTM também realizou teste privado em Misano, como fez em Brno (onde Binder venceu) e na Áustria (onde Oliveira venceu na segunda corrida). Com isso tem dados sobre o rendimento da sua moto com os pneus atuais em seu favor. Será que a KTM vencerá em uma das duas corridas de Misano, que também tem rodada dupla? É provável…

miguel oliveira, piloto ktm na motogp
Provavelmente veremos as KTM dando trabalho para a concorrência em Misano. A moto está pronta para vencer!

MARCELO BARROS

Criador de conteúdo sobre motos desde 2011, com uma abordagem didática. Compartilha aprendizados e busca sempre as respostas certas para orientar boas escolhas na compra e uso de motos, ajudando motociclistas a andar com confiança.

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