TEXTOS

Royal Enfield vai montar 3 motos na Argentina; entenda

Enquanto os brasileiros aguardavam uma definição sobre a montagem das motos Royal Enfield em território brasileiro – hoje todas são importadas – a notícia sobre o primeiro país depois da Índia (base da marca hoje) a montar as motos clássicas da marca é… a Argentina.

Em parceria com o Grupo Simpa, que além da parceria com a Royal Enfield é representante local das marcas KTM, Husqvarna, Can-Am, CF-Moto, Piaggio, Vespa, Aprilia e Moto Guzzi, com fábrica instalada na cidade de Campana, em Buenos Aires, a fabricante de motos clássicas vai montar Himalayan, Interceptor 650 e Continental GT 650. Como informação, em 2019 a fábrica indiana produziu um milhão de unidades.

Royal Enfield Interceptor 650
Royal Enfield Interceptor 650, um dos 3 modelos incluídos nessa produção local na Argentina

Com participação de Alberto Fernández,  presidente da Argentina, no evento foi anunciado um investimento privado de 700 milhões de pesos (cerca de 50.285.000 reais) e a geração de 100 novos empregos nessa nova produção local. Durante o evento, o governo da Argentina também anunciou um novo programa para facilitar a compra de motocicletas 0 km.

Para os motociclistas argentinos, uma boa notícia é que produzindo localmente essas três motos, o Grupo Simpa não terá que pagar uma tarifa de 35% de importação. Com isso, os preços serão reajustados, mas com a montagem local alguns custos entram na conta, então essa redução não será integral dessa parte do imposto de importação que deixam de pagar. Como informação, a operação da centenária fabricante de motos na Argentina foi iniciada em 2018. A produção inicial no formato CKD (recebem kits da moto fabricada na Índia e montam no local) será de 240 motos/mês e acompanhando a demanda a tendência é aumentar esse volume. A nacionalização de alguns itens dessas motos também ocorrerá, estimulando fornecedores de peças na Argentina.

Continental GT 650
Continental GT 650, a cafe racer bicilíndrica da Royal Enfield (foto: Marcelo Barros)

Escute o nosso podcast sobre a operação da Royal Enfield no Brasil

Para o mercado brasileiro, a Royal Enfield Brasil se pronunciou após a novidade na Argentina: por aqui nada muda. O fornecimento das motos brasileiras continua com todas elas importadas da Índia. Siga acompanhando o MOTORDOMUNDO pelo site e nas redes sociais. Para conhecer os nossos canais, acesse o link www.motordomundo.com.br/mapa. Abaixo você confere meu vídeo da apresentação das duas 650 da marca, quando chegaram ao mercado brasileiro, no começo de 2020.

MARCELO BARROS

Criador de conteúdo sobre motos desde 2011, com uma abordagem didática. Compartilha aprendizados e busca sempre as respostas certas para orientar boas escolhas na compra e uso de motos, ajudando motociclistas a andar com confiança.

Um comentário sobre “Royal Enfield vai montar 3 motos na Argentina; entenda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *