Conheça as melhorias da scooter Honda PCX 160
Em time que está ganhando não se mexe? Opa! Mexe sim e a Honda fez isso com a scooter PCX, líder de vendas que ganhou uma nova geração digna de quem é líder. Veja o resumão nesse vídeo!
Dados importantes! Nas versões com freio ABS ele é de um canal, atuando na roda dianteira. A velocidade máxima que eu informo foi dentro das condições do test ride. A altura do assento é de 764 mm e a largura é de 742 mm.
As Honda PCX 160 contam com garantia é de três anos. Abaixo, as cores disponíveis para cada uma das três versões e seus preços sugeridos SEM FRETE (base Distrito Federal):
PCX CBS: R$ 15.460,00 – Cinza metálico
PCX ABS: R$ 17.000,00 – Branco perolizado
PCX DLX ABS: 17.400,00 — Azul metálico
*Vídeo gravado em 26 de outubro de 2022. Consulte o preço atualizado sem frete no site da Honda e o preço cheio, completo, na concessionária Honda mais perto de ti.
O MOTOR DA PCX 160
O motor da PCX é um monocilíndrico SOHC de quatro válvulas arrefecido a líquido, que se vale da tecnologia eSP+ — enhanced Smart Power Plus –, conceito construtivo que explora a redução de atrito interno e outras tecnologias voltadas para otimização da eficiência. A potência máxima passou de 13,2 cv para 16 cv, com torque máximo subindo de 1,38 kgm.f para 1,5 kgm.f. O diâmetro do cilindro passou de 57,3 mm no motor de 150 cc para 60,0 mm no motor 160 cc. O curso foi reduzido de 57,9 mm para 55,5 mm. Já a taxa de compressão foi elevada de 10,6:1 para 12,0:1.
Ao recorrer ao curso mais curto do pistão, conseguiu-se não apenas o espaço para as duas válvulas adicionais no cabeçote como também foi reduzido o atrito de deslizamento no cilindro.
O tanque de 8,0 L permite autonomia superior a 350 km entre os reabastecimentos.
Nas versões PCX ABS e PCX DLX estreia o sistema HSTC — Honda Selectable Torque Control, que limita eventuais perdas de tração do pneu traseiro em pisos de baixa aderência. Uma luz-alerta “T” pisca no painel quando o HSTC entra em funcionamento. O sistema pode ser desligado completamente através de um comando no punho esquerdo. O radiador de alta eficiência é integrado ao exterior do cárter do lado direito e emprega uma ventoinha pequena e leve, de alta eficiência. O atrito na transmissão foi reduzido com o uso de três rolamentos de baixo atrito projetados especificamente para as cargas que recebem individualmente.
O sistema CVT — Continuous Variable Transmission — foi otimizado pelo aperfeiçoamento das polias, o que complementou a performance global do motor. O sistema Idling Stop desliga automaticamente o motor após paradas de três segundos em marcha lenta, com os freios acionados, e o religa instantaneamente quando o acelerador é acionado. A partida instantânea se deve ao ACG, ao sistema denominado swing-back (que que faz o virabrequim e pistão voltar ao ponto morto inferior), e ao mecanismo de descompressão automático. O sistema Idling Stop tem a funcionalidade de “ler” a carga da bateria e, em caso de baixa tensão, desligar o sistema para evitar o consumo excessivo.
MAIS MUDANÇAS NA PCX 160
O chassi da PCX 160 é novo, a distância entre eixos foi levemente alongada em 2 mm e as restantes medidas da geometria de direção permaneceram voltadas a oferecer a agilidade típica das PCX. O peso total em ordem de marcha é de cerca 130 kg. Ambas as rodas trazem um novo e elegante desenho. Na traseira a roda passou de 14 para 13 polegadas de diâmetro enquanto os pneus agora são Pirelli Diablo Rosso Scooter, em medidas maiores: 110/70-14 o dianteiro e 130/70-13 o traseiro (anteriormente 100/80-14 e 120/70-14).
SUSPENSÃO DA PCX 160
A suspensão dianteira tem tubos de 31 mm de diâmetro e curso de 100 mm. Os amortecedores traseiros ganharam novas molas, mais adequadas a encarar as irregularidades na pavimentação e novo ponto de fixação no chassi. Não tem ajuste de pré-carga. FREIOS DA PCX 160 A frenagem das versões PCX ABS e PCX DLX é entregue a um cáliper de pistão duplo e disco de 220 mm na dianteira, combinado com um freio a disco traseiro de 220 mm, com sistema ABS de canal único que opera no freio dianteiro. Na versão PCX CBS o freio a disco dianteiro é igual ao dos demais PCX porém com cáliper de 3 pistões, enquanto que atrás a frenagem se dá por tambor de 130 mm de diâmetro, com ambas rodas integradas ao sistema CBS.
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