Viñales conquista primeira vitória Yamaha de 2019
Após a tensa etapa da Catalunha na MotoGP, onde quatro pilotos (Joge Lorenzo, Maverick Viñales, Valentino Rossi e Andrea Dovizioso) ficaram fora da prova no mesmo incidente, o Mundial de Motovelocidade chegou em Assen, Holanda, para a etapa 8 da temporada 2019.
Sem previsão de chuva, para o fim de semana, nos treinos livres os pilotos Yamaha se destacaram. Na disputa pela pole position, novamente deu Yamaha satélite com Fabio Quartararo, superando Viñales, piloto oficial Yamaha e Alex Rins, piloto oficial Suzuki.
Abrindo a segunda fila ficou Marc Márquez, piloto oficial Honda, que chegou em Assen com 37 pontos de vantagem para os rivais. Ou seja: não é hora de assumir riscos desnecessários.
No domingo da corrida, sol e calor em Assen. Na largada, os pilotos Suzuki largaram na frente, mas após duas voltas tudo mudou. Rins caiu sozinho e Joan Mir começou a perder posições sendo passado por Quartararo, Viñales e Márquez.
Leia também!
Veja o calendário de 2019 do Mundial de Motovelocidade
Veja dicas para escolher capacete de moto
Conheça destinos para ir de moto acompanhado
Quatro voltas após a largada, Valentino Rossi errou a manobra na entrada de curva, caiu em alta velocidade e levou o Takaaki Nakagami, piloto Honda satélite, junto. Com a queda, Rossi completou três provas seguidas sem pontuar…
A disputa pelo pódio e vitória ficou entre os pilotos Quartararo, Vinãles e Márquez, que trocaram de posição muitas vezes, com direito a erros dos três pilotos, deixando mais emocionante a corrida.
Viñales, assim como Rossi, já ficou 3 corridas sem pontuar, estava ‘mordido’ e fez de tudo para conseguir superar Márquez, já que Quartararo, após liderar parte da corrida, ainda se recuperando da cirurgia no antebraço direito, ‘aceitou’ como bom resultado o terceiro lugar no pódio.
Vinãles cruzou a linha de chegada em primeiro, conquistando a primeira vitória da Yamaha na MotoGP em 2019 – e a primeira desde outubro de 2018. Márquez ficou em segundo lugar, Quartararo em terceiro.
Ducati sem ‘pimenta’ em Assen
Andrea Dovizioso, piloto oficial Ducati, não foi bem em Assen. Não classificou bem no qualificatório e finalizou em quarto lugar a prova. Ainda assim, foi o melhor piloto Ducati na etapa superando Petrucci e as quatro motos satélite no grid.
Após a etapa de Assen, com 160 pontos, agora a vantagem de Márquez subiu para 44 pontos sobre Dovizioso, vice-líder na classificação geral com 116 pontos. Em terceiro esta Danilo Petrucci, colega de equipe de Dovizioso na Ducati, com 108 pontos. São quase duas corridas de vantagem do piloto Honda para os rivais!
A próxima disputa da MotoGP já é nesse fim de semana, na Alemanha, onde Márquez tem ótimo histórico. Façam suas apostas!
Pingback: Petrucci renova com a Ducati na MotoGP para 2020 – Motordomundo