Yamaha revela lá fora uma nova MT-03
Que a Yamaha ama a sua família MT não é novidade para ninguém. Desde o lançamento da MT-09, a primeira dessa fase de sucesso, toda moto com um “MT” no nome e o logotipo da Yamaha no tanque representa bons números de venda, seja na Europa, seja nos Estados Unidos, seja no Brasil. Após o lançamento no mercado brasileiro da nova geração da esportiva R3, que ganhou muitas novidades, como nova ergonomia mais esportiva para o motociclista, painel todo digital e suspensão dianteira invertida, o fã da MT-03 – derivação sem carenagens da R3 – ficou se perguntando se a pequena naked ganharia essas melhorias. Nesta quarta-feira, dia 2 de outubro, essa pergunta foi respondida pela Yamaha: BINGO!
A nova geração da Yamaha MT-03 não perdeu sua essência, não é uma moto totalmente nova, mas traz melhorias importantes para agradar os atuais donos de MT-03 – que podem atualizar sua moto – e atrair novos motociclistas para a Yamaha.
O visual dela foi atualizado, bem mais próximo agora das linhas agressivas das irmãs maiores MT-07 e MT-09 – lembrando que no exterior existe também a MT-10, derivada da superesportiva R1. Destaque na renovação visual fica para o novo farol, que é todo em LED. Agora as setas dianteiras também são em LED, somando a lanterna traseira, que já era em LED. Com esse novo visual a MT-03 poderia tranquilamente ser usada como um dos personagens do Transformers, linha de brinquedos que virou desenho e também filmes onde veículos tem vida própria se transformam em robôs guerreiros e lutam para salvar o mundo. Se quer desligar o cérebro um pouco e ainda não conhecia, vale ver esses filmes.
Voltando a falar da moto, o painel também mudou. Agora em LCD, todo digital, dá um aspecto muito mais moderno para a moto. Sim, é o mesmo que já equipa a R3 2020 recém-lançada no Brasil.
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As suspensões são novas. Na dianteira, o mesmo garfo telescópico invertido de 37 mm da nova geração da R3 – que quem andou viu muita diferença na estabilidade e controle da moto. Na traseira, a marca declara que a balança foi alongada, o que também contribui para maior estabilidade da moto, e que a calibragem da suspensão traseira foi revista. O curso das suspensões não mudou: são 130 mm na dianteira e 125 mm na traseira.
Como na R3 2020, o sistema de freios da MT-03 não mudou, assim como os pneus usados nela e o seu motor. O bicilíndrico paralelo de 321 cm³, com câmbio de 6 velocidades, segue com 42 cv de potência máxima entregues a 10.750 rpm e o pico de torque de 3 kgf.m chega com 9.000 rpm. É exatamente o mesmo motor da primeira geração.
O desenho do tanque foi revisto, para melhor encaixe das pernas, mas segue com 14 litros de capacidade. A altura do assento continua com 780 mm e é considerado um assento baixo, o que é bem importante para quem tem baixa estatura e fica sem muita opção de motos que consegue pilotar.
Comparando a especificação técnica vi duas diferenças nos números. O entre-eixos está 10 mm menor – mudou de 1.390 mm na 2019 para 1.380 mm na 2020 – e o peso cheio aumentou de 166 kg para 168 kg, uma diferença de mais dois quilos. Erro em algum dos sites? Talvez. Mas os sites da Yamaha são a informação oficial que temos acesso.
Veremos quando o modelo for apresentado no Brasil. Façam suas apostas!
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Tá muito linda top Por que essa moto não vem para o Brasil Gostaria muito que esse modelo viesse ao Brasil
Marcos, tudo bem? A moto foi lançada hoje, dia 2, no exterior. Ela com certeza virá ao Brasil. Acredito que já chegue em novembro, no Salão Duas Rodas. Vamos torcer!