VÍDEOS

XMAX 250: você precisa conhecer essa scooter

Demorou, mas a scooter XMax agora é realidade no Brasil. Tive a oportunidade de provar essa novidade da Yamaha e até eu fiquei surpreendido com o que achei dessa scooter e quem já me acompanha há algum tempo sabe que não sou nada fã desse tipo de veículo! Para mim, tecnicamente é a melhor na sua faixa de cilindrada e a suspensão dianteira é o grande destaque.

Uma explicação melhor sobre a suspensão dianteira da XMax é que o comprimento das bengalas da suspensão dianteira da scooter Yamaha são maiores que o normal, muito próximos das de motos comuns, enquanto em outras scooter a suspensão dianteira acaba logo acima da roda dianteira – onde no vídeo aparece a fixação inferior da XMax. Acredite, isso faz MUITA diferença e penso que outras marcas devem seguir esse caminho no futuro, pois o motociclista cada dia é mais exigente.

O preço não está tão acessível – pelo menos para mim -, mas considero coerente dentro da realidade do mercado e do que pede e entrega a concorrência da XMax na categoria scooter atualmente, na data da publicação desse vídeo. A scooter é disponibilizada em três cores e o seu preço em junho de 2020 é de R$ 23.900 sem o frete, que varia pela região em que você reside. Na suspensão traseira, duplo amortecedor com boa calibragem e ajuste de pré-carga em cinco níveis. Forcei a barra e não consegui fazer dar fim de curso, situação comum em scooter andando em pavimento ruim. Minha coluna aprovou!

xmax 250 yamaha
Conforto acima da média e uma experiência prazerosa de pilotagem foi o que encontrei na XMax

O assento em dois níveis é muito confortável, tem 795 mm de altura e é largo, então quem tem menor estatura precisa subir nela e ver se dá pé. Fica o alerta. Sob o assento, muito espaço mesmo! Ela tem dois porta-luvas e o que tem a tomada 12V (do lado esquerdo) pode ser travado, o outro não. Tome cuidado para não deixar nada de valor nesse porta-luvas sem trava (o do lado direito) quando estacionar a XMax.

A ciclística é muito acertada, gostei da resposta dos freios, do ABS e da segurança extra do controle de tração trabalhando em minha defesa quando acaba a aderência do piso. Os pneus me deram confiança nas maiores inclinações, como não sou um super piloto, sempre considero isso importante. São pneus sem câmara modelo Dunlop ScootSmart. Na frente, aro 15″ e pneu 120/70, na traseira, aro 14″ com pneu 140/70.

O para-brisa está bem posicionado e me deu conforto cortando o vento quando andei na estrada. Ele é ajustável, com o uso de ferramentas, em duas posição com uma variação de 50 mm na altura. Outro ajuste disponível também em duas posições e com o auxílio de ferramentas é do guidão, que pode melhorar a ergonomia da scooter para você, de acordo com a sua altura. O visual é invocado, inspirado na TMAX, toda com luzes em LED e chama atenção onde passa. Maaaas pelo visual a gente espera uns cavalinhos a mais na estrada saindo do seu motor de 1 cilindro, 249,8 cm³, que a marca declara ter potência máxima de 22,8 cv.

scooter yamaha
No total são três opções de cor disponíveis para a XMax: a preta, a vermelha e a azul

Em compensação, ele não vibra nada, é econômico e achei silencioso. Por favor, não compare esse com o motor da Fazer 250. Projetos e propostas diferentes, só a cilindrada é igual, ok? Vi muita gente errando com nessa comparação. Em resumo, a XMax 250 não revoluciona como fez a Honda X-ADV, mas traz boa evolução na baixa cilindrada com um conjunto muito bem acertado, muito além da propaganda. Para mim, os 28 cv do motor da europeia XMax 300 deixariam ela mais prazerosa para cidade e principalmente nas viagens, com uma sobra de motor disponível para ultrapassagens, mas o preço seria mais alto e quem já está reclamando do preço atual estaria surtando agora…

Sei que abrir mão desses cavalos do motor 300 também tem como base o fato da galera que gosta de scooter ter uma pilotagem mais tranquila. Eu sou meio acelerado, por isso senti essa falta na estrada. Mas dentro do limite das rodovias de 120 km/h ela roda sem forçar, super estável. Como eu disse no vídeo, eu esperava mais do mesmo. Fui surpreendido com uma pilotagem prazerosa, sem dor nas costas e sem sustos na pilotagem graças a uma boa suspensão. Basta ler relatos de usuários de PCX e NMax que essa é a queixa principal deles.

xmax 250
O visual da XMax chama a atenção por onde passa e obviamente faz a nossa autoestima subir

Entendi a decisão da Yamaha pela 250 somente após andar na XMax e eu nem gosto de scooter. Sugiro muito que antes de tirar suas conclusões, faça um test ride quando ele estiver disponível. Pelo que apurei a partir da segunda quinzena de junho algumas concessionárias da marca começam a disponibilizar isso. Se você lembrar, volte aqui para me contar o que achou, combinado?

Gostou do conteúdo?

Se utiliza o Instagram conheça o nosso perfil lá, com bastante informação sobre o mundo das motos: https://www.instagram.com/motordomundo/

MARCELO BARROS

Marcelo é criador de conteúdo para motociclistas desde 2011. Compartilha seus erros e aprendizados para que mais pessoas entendam como é bom andar de moto todos os dias, usando ela da melhor forma possível, sem neurose.

5 thoughts on “XMAX 250: você precisa conhecer essa scooter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *