Testamos as versões da Honda Africa Twin 1000
Fui convidado pela Honda para ir até Mato Grosso, para provar a geração atual no Brasil da maxitrail Africa Twin. Andei nas versões base – a minha favorita – e a Adventure Sports, com alguns diferenciais que a tornam mais capaz de longas jornadas por qualquer terreno.
Antes de falar sobre o vídeo a primeiríssima geração da Africa Twin foi lançada em 1988, inspirada no protótipo de rally da Honda batizado de XRV 750, que venceu edições do Paris-Dakar, antes do lançamento da versão de rua. Uma curiosidade sobre a primeira Africa Twin é que seu motor era um bicilíndrico em V enquanto o atual é um bicilíndrico paralelo. Essa pioneira foi vendida até 2003.
Voltando aos dias atuais, já temos uma Africa Twin 1100, reformulada, com mais desempenho e muito mais eletrônica que a geração 1000 que testei explorando a Chapada dos Guimarães, um lugar lindo… E muito quente!
Como prometido no vídeo, segue abaixo a ficha técnica das Honda Africa Twin e Africa Twin Adventure Sports.
Atenção! Quando o dado técnico da Adventure Sports for diferente da versão base estará entre parênteses.
FICHA TÉCNICA
Motor OHC, dois cilindros paralelos, arrefecimento líquido. Cilindrada 999,1 cm³
Diâmetro x curso do pistão 92,0 x 75,1 mm
Potência máxima declarada 88,9 cv a 7.500 rpm
Torque máximo declarado 9,5 kgf.m a 6.000 rpm
Relação de compressão 10,0:1
Sistema de lubrificação forçada, por bomba trocoidal
Câmbio manual de seis velocidades
Transmissão final por corrente
Embreagem multidisco em banho de óleo
Chassi tipo Semi Berço Duplo
Suspensão dianteira garfo telescópico, curso de 230 mm (240 mm)
Suspensão traseira Pro-Link, curso de 94 mm (101 mm)
Freio dianteiro disco duplo de 310 mm com ABS
Freio traseiro disco de 256 mm com ABS
Modelo dos pneus Dunlop Trailmax
Pneu dianteiro original 90/90 21M/C (54H)
Pneu traseiro original 150/70 18M/C (70H)
MEDIDAS
Comprimento 2.334 mm
Largura 932 mm
Distância entre eixos 1.574 mm (1.581 mm)
Distância mínima do solo 251 mm (271 mm)
Altura do assento ajustável entre 850 e 870 mm (900 e 920 mm) Capacidade do tanque 18,8 litros (24,2 litros)
Óleo do Motor 4,8 litros e 3,9 litros para troca
Peso seco: 216 kg (224 kg)
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Bah! Excelente Motocicleta, mas é preciso ter grana. Vou sonhar um “pouquinho”, imagina uma CRF 250F com acessórios e possibilidade de emplacamento para as ruas é um visual bem clean com traços da Africa Twin.
Já andei na CRF 250F no lançamento em Itajaí, baita moto legal e pensei exatamente nisso, ela podendo ser emplacada! Ficou muito boa essa moto. Tenho um material sobre ela para editar aqui que ainda preciso publicar. Abraço Francisco!