HONDA ADV, a scooter que promete não sofrer no asfalto ruim
ERREI! No minuto 04:37 do vídeo a legenda informa que o motor tem 4 válvulas. A informação correta é que esse motor tem 2 válvulas.
A Honda lançou oficialmente no Brasil sua nova scooter, a ADV. Derivada da conhecida PCX, tem maior distância ao solo, pneus mistos, suspensões com maior curso e ABS na roda dianteira. Quando custa? R$ 17.490 + frete. Conto aqui o que vi nesse primeiro momento, e em breve retorno com um vídeo quando tiver a chance de pilotar.
Ela foi exposta pela primeira vez ao público brasileiro durante o Salão Duas Rodas 2019 e gerou muita ansiedade no público brasileiro que gosta de scooter, principalmente pela proposta de ter melhores suspensões, sempre um ponto desafiador das scooter em lugares irregulares como as ruas de São Paulo capital.
É a segunda scooter Honda com esse conceito de scooter com melhores suspensões – depois da X-ADV. A ADV é derivada da PCX 150, e compartilha o mesmo motor de 1 cilindro, com 150 cm³, arrefecido a líquido e alimentado só com gasolina. A diferença no motor é que o duto de admissão está 2 cm maior no comprimento e o escapamento é diferente da PCX. Com isso, gerou uma sutil mudança nos mapas de potência e torque da scooter.
Ela tem pico de potência com 13,2 cv a 8.500 rpm (igual da PCX) e o torque máximo declarado é 1,38 kgf.m a 6.500 rpm (mesmo pico de torque que na PCX, mas entregue com 1.500 rpm acima). A ADV usa como base o projeto da scooter PCX 150, mas traz muitas diferenças. O visual deriva da X-ADV, mais polivalente que as scooter convencionais com maior curso de suspensões, pneus mistos e maior altura mínima do solo.
Comparada com a PCX basicamente a Honda subiu toda a ADV cerca de 3 cm, maior altura mínima do solo, maior altura do assento, com 795 mm. Ela tem para-brisa ajustável manualmente em duas posições, toda iluminação é em LED, o painel lembra um pouco o design usado na X-ADV, usa iluminação LCD invertida (que a Honda chama de “blackout”) e tem bastante informação para quem conduz a ADV.
O destaque na sua funcionalidade vai para a suspensão traseira, que tem robusto duplo amortecedor Showa com 3 densidades de ação da mola, prometendo entregar mais conforto a quem usa. Sob o assento, consegui colocar meu capacete fechado (tamanho 60), jaqueta e luvas. Gostei da praticidade. Ela também tem do lado esquerdo abaixo do guidão um porta luvas, que não tem trava. O modelo de pneu usado na ADV é o Metzeler Tourance, na dianteira usa aro 14”, na traseira usa 13”. As rodas de liga leve não usam câmara de ar.
DADOS TÉCNICOS DECLARADOS | |
Modelo | HONDA ADV |
Motor | 1 cilindro, OHC, 2 válvulas, 149,3 cm³, arrefecído a líquido |
Câmbio | automático, tipo CVT |
Potência máxima | 13,2 cv a 8.500 rpm |
Torque máximo | 1,38 kgf.m a 6.500 rpm |
Combustível | Gasolina |
Rodas | Liga leve |
Pneus | Metzeler Tourance, sem câmara |
Medidas do dianteiro | 110/80 -14 |
Medidas do traseiro | 130/70 -13 |
Suspensão dianteira | Garfo telescópico sem ajustes. 130 mm de curso |
Suspensão traseira | Duplo amortecedor sem ajustes. 120 mm de curso |
Freio dianteiro | Disco de 240 mm, com ABS |
Freio traseiro | Disco de 220 mm |
Peso | 127 kg (seco) |
Capacidade de carga | 180 kg |
Tanque | 8 litros |
Comprimento x largura | 1950 mm x 763 mm |
Entre eixos | 1324 mm |
Altura do assento | 795 mm |
Altura mínima ao solo | 165 mm |
Chassi | Berço duplo em aço |
Intervalo de manutenção | 6.000 km |
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