TEXTOS

Honda Biz chega a 4 milhões de unidades produzidas: relembre evolução

Depois da marca de 25 milhões de Honda CG produzidas na fábrica de Manaus (AM) no começo de 2020 – naquele velho mundo onde todo mundo podia se abraçar, beijar e tudo mais – outro produto Honda chegou a uma marca expressiva, a motoneta Biz, modelo enquadrado na categoria CUB (Category Upper Basic, em português, categoria básica superior), atingiu a marca de 4 milhões de unidades produzidas no Brasil.

Honda C-100 Dream, que chegou em 1992 ao mercado brasileiro
Honda C-100 Dream, que chegou em 1992 ao Brasil

O modelo estreou no Brasil em 1998, na versão C-100 Biz, um projeto brasileiro criado para suceder a charmosa Honda C-100 Dream, que chegou ao Brasil em 1992, inicialmente importada. No modelo 2005 ganhou motor 125, no modelo 2009 ganhou injeção eletrônica. No modelo 2011 ganhou tanque maior (de 4 para 5,5 litros) e injeção eletrônica flex.

C100 Biz
C-100 Biz, de 1998. “Honda Biz, com tudo ela combina, só não combina com posto de gasolina” Lembra dessa propaganda?

Em 2012 foi retomado o uso de um motor 100 (com carburador), como opção extra e mais acessível que a Biz com motor 125, sempre com diferenciais estéticos e funcionais além da motorização maior (e injeção eletrônica) para a Biz 100. Em 2016 assim como a atualização da Pop, a Biz 100 passou a usar o motor 110 com injeção eletrônica.

Biz 110i
Honda Biz 110i

Em 2018 a última atualização dos modelos Biz, com melhorias no visual, freios e aumento do espaço sob o assento, que pra mim um dos grandes destaques da Biz, além do baixo consumo e baixo custo de manutenção.

Não era pra escrever tanto, mas já foi. Curiosamente desde a Dream andei em todas essas gerações, com exceção da última atualização. Quem aí já teve ou tem uma Honda Biz? A pegada dela não é sobre pilotagem, velocidade máxima e blábláblá. O rolê da Biz é ser acessível, sendo acessível pra comprar e pra manter (ainda mais se for usada). A questão aqui é sobre servir como meio de mobilidade MUITO MELHOR que transporte público.

Super Cub
Muito antes da Dream e da Biz, a Honda lançava em 1958 fora do Brasil a Super Cub

Nisso a Biz tem muito mérito e quem não entendeu isso, só pensar um pouco sobre mobilidade e a influência positiva do acesso a mobilidade na evolução de uma família. Mas não na super estruturada São Paulo, cheia de privilégios. Ela serve sim em qualquer capital movimentada, mas quero ir além, para mostrar o diferencial dessa Biz. Pense em um lugar isolado, que não tem asfalto, não tem internet, só pega um canal na TV e a pessoa precisa rodar no mínimo meia hora (na moto) para comprar algo que precise. A Biz resolve cobrando muito pouco em troca. A palavra chave aqui é mobilidade pura. Você não compra uma Biz pela adrenalina, compra pela praticidade que ela vai trazer para sua vida. É diferente e não menos importante.

Biz 125
Biz 125

Como curiosidade, uma Biz 125 tem 1.894 mm de comprimento. Com 4 milhões de Biz alinhadas daria uma reta de 7.576 km! Com isso seria possível fazer duas filas e meia de unidades da Biz entre as cidades de São Paulo, SP e Fortaleza, CE. Será que é muita Biz? Sim ou com certeza…

MARCELO BARROS

Criador de conteúdo sobre motos desde 2011, com uma abordagem didática. Compartilha aprendizados e busca sempre as respostas certas para orientar boas escolhas na compra e uso de motos, ajudando motociclistas a andar com confiança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *