TEXTOS

MotoGP 2022: o que esperar da nova temporada?

Em 2022 mais uma temporada do campeonato mundial de motovelocidade e para quem é novo por aqui aviso que sou bem fã da MotoGP, categoria principal do campeonato e falo apenas dela nos canais Motordomundo e talvez um pouco mais lá no meu Instagram. Sobre Moto3 e Moto2 vai precisar procurar outras fontes, ok?

Em 2022 é a primeira temporada sem Valentino Rossi, lenda viva do esporte que se aposentou no final da temporada 2021. Por esse desfalque do ícone italiano existe um desafio do campeonato de não perder a audiência. As pessoas vão parar de ver MotoGP porque Rossi aposentou? Eu acho bem difícil sinceramente, mas vamos ver como será a temporada nesse sentido.

Fabio Quartararo, piloto Yamaha de fábrica, foi o campeão na MotoGP em 2021

A temporada está maior, com 21 etapas. Sem rodadas duplas e com todos os circuitos tradicionais de volta ao jogo. Em 2021 Fabio Quartararo foi o campeão com a Yamaha, depois de 5 temporadas de dificuldades para a Yamaha desde que Jorge Lorenzo venceu a MotoGP pela marca em 2015. A defesa de títulos tem sido muito difícil na MotoGP com um grid cada ano mais competitivo e com novos desafios. Quartararo fez mágica com a Yamaha em 2021 para sair campeão, mereceu muito o título, mas não terá um caminho fácil para defender o título em 2022. Vai ter que andar ainda mais!

Marc Márquez, piloto Honda, desde o acidente gravíssimo na abertura da temporada 2020 ainda não se estabilizou na competição como era dominante antes do acidente e veremos como será seu desempenho em 2022. Espero que ele volte forte para animar o campeonato, pois é um piloto com muita bagagem.

QUEM VENCE EM 2022?

Pecco Bagnaia, píloto Ducati de fábrica, segue em ascensão como piloto e é um dos favoritos em 2022

Meu palpite vou deixar registrado aqui. Se Marc Márquez não voltar bruto como era antes e a Yamaha não fizer uma melhoria considerável na sua moto quem tem boas chances de sair de 2022 campeão é o italiano Pecco Bagnaia, piloto de fábrica da Ducati, após uma consistente temporada em 2021 onde foi vice-campeão e deu trabalho para Quartararo, valorizando ainda mais o título do piloto Yamaha.

Mais experiente deve errar menos em 2022 e provavelmente a moto deve estar ainda mais competitiva, seguindo a evolução admirável da moto nos últimos anos, bem distante daquela moto que Valentino Rossi apanhou em 2011 e 2012. Será 2022 o ano que veremos um piloto italiano ser campeão com uma moto italiana? Acho que o sonho antigo de Rossi será realizado por Bagnaia, que é um dos pilotos “pupilos” de Rossi na sua academia de pilotos italianos. Entre os novatos recomendo ficar com olhos bem abertos no que fará o piloto Raul Fernandes, um dos novatos da MotoGP nessa temporada que vai competir pela KTM na equipe satélite. Ele pode surpreender!

Se a (moto) KTM não atrapalhar, será interessante ver a jornada de Raul Fernandes na MotoGP

Outro detalhe curioso é que nessa temporada teremos 8 motos Ducati no grid de 24 pilotos. Sim, 1 terço do grid é hoje da Ducati… Em 2021 assistimos – e eu não gostei de ver – um jogo de equipe da Ducati em uma das etapas. Agora com mais motos a chance de fazerem tudo para serem campeões pode forçar alguns jogos de equipe. Acho isso muito delicado e espero que Bagnaia não precise disso.

Veremos na pista o que vai acontecer. Façam suas apostas!

Aviso!
Esse texto foi publicado primeiramente na Newsletter Motordomundo. Se quer receber em primeira mão novos textos como esse, se inscreva no link https://tinyletter.com/motordomundo

MARCELO BARROS

Criador de conteúdo sobre motos desde 2011, com uma abordagem didática. Compartilha aprendizados e busca sempre as respostas certas para orientar boas escolhas na compra e uso de motos, ajudando motociclistas a andar com confiança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *