MotoGP 2022: veja os destaques do GP do Qatar
Finalmente um domingo de corrida e a MotoGP nunca decepciona! No circuito de Losail, no Qatar, fizemos muitas previsões, criamos expectativas, mas… Quando as luzes se apagam e os pilotos largam tudo pode acontecer literalmente!
Pol Espargaro (Honda) largou muito bem assumindo a liderança. Vimos aquele clássico favoritismo das motos Ducati na longa reta não acontecer. Vimos os populares pilotos da equipe de fábrica da Ducati ficarem pelo caminho. Jack Miller abandonou a prova após problema com a moto, já Pecco Bagnaia, que eu mesmo coloquei como favorito a ser campeão em 2022, caiu e levou junto Jorge Martin, piloto Ducati que tinha a pole position.
O erro de Bagnaia lembrou quando Valentino Rossi errou a manobra e levou junto Casey Stoner em Jerez 2011? Sim, lembrou. Outro contexto? Sim. Bagnaia não precisava ter arriscado naquele momento ainda mais com outro piloto Ducati… Depois da corrida ele comentou que piloto de fábrica não tem que ficar testando nada novo, que isso é trabalho para as equipes satélites e privadas Ducati e que ele tem que se preocupar só com a corrida. A Ducati pediu desculpas a ele pela situação. Mas se o piloto italiano precisa que tudo esteja perfeito para que ele consiga um bom resultado na pista isso não é um bom sinal.
Voltando para a corrida… Enea Bastianini, um dos 8 pilotos Ducati no grid de 2022, foi subindo pouco a pouco até assumir a liderança faltando 4 voltas para o fim da corrida. Um detalhe que fez a diferença para Bastianini: ele escolheu pneu médio na traseira enquanto outros pilotos que estavam na frente como Pol usaram pneu macio, que gasta mais e no fim da corrida costuma prejudicar o desempenho do piloto, quando o médio está ainda em bom estado. Detalhe sutil que fez diferença. Uma pena para Pol Espargaro, que fez ótima prova mas a MotoGP não é sobre merecimento, é sobre ser o melhor, e Bastianini foi o melhor piloto do dia!
Bastianini em primeiro, Brad Binder, piloto KTM, em segundo em ótimo resultado pro time após uma corrida sempre entre os primeiros, e Pol Espargaro, fechando o pódio com a Honda. 3 pilotos, 3 marcas diferentes!
Pontos importantes pós-corrida
A Ducati vai precisar resolver a questão com Jack Miller. O estresse dele nas imagens no box mostra que nos bastidores as coisas estão complicadas. Ele já sabe que não terá seu contrato renovado? Talvez sim, talvez não. Eu não consigo afirmar se vão renovar ou não o contrato dele principalmente pela oferta grande de pilotos nas outras 3 equipes que usam motos Ducati no grid.
Marc Márquez ainda não está 100% mas mostrou no Qatar que está cada vez mais perto disso. A melhoria da moto Honda nesse ano pode ser muito útil para uma boa temporada. Mas no final é ele, piloto, quem faz acontecer. Ainda quero ver ele vencendo e quem sabe, campeão.
A Suzuki com seus pilotos no Qatar mostrou que a moto 2022 está mais forte, mais rápida, vimos Alex Rins bem nos treinos, mas sumiu no qualificatório e na corrida, onde quem foi pro combate foi Joan Mir, campeão de 2020. Rins precisa aproveitar essa moto melhor e dar resultado no domingo, onde ser o mais rápido vai te garantir emprego no time ou chance em outros. Diferente de Jack Miller, Rins tem como “vantagem” o fato de que não tem ninguém além dele e do Mir competindo de Suzuki no grid. Mas se manter esses resultados pode ficar sem vaga pra correr.
Na Aprilia, Aleix Espargaro foi pro combate, estava confiante e em algumas voltas sua moto fazia a maior velocidade máxima (354km/h em uma delas!) e finalizou com um ótimo quarto lugar, Maverick Viñales, abrindo sua primeira temporada completa como piloto Aprilia, finalizou em 12° e estava bem contrariado no box após a corrida. Precisa dar resultado e logo a Aprilia vai pressionar ele por isso. Aleix indo bem será a assombração de Viñales, que passou por isso na Yamaha com Quartararo em 2021.
Falando em Yamaha… Falta velocidade para os pilotos serem competitivos. Fabio Quartararo ficou em oitavo, ops… nono lugar porque Johann Zarco usando o potente motor Ducati passou ele em cima da linha de chegada. Franco Morbidelli terminou em 12° e precisa acordar para o jogo. Desde o final de 2020 não vi ele fazer nada memorável na MotoGP.
A Yamaha precisa de pilotos excelentes e um moto mais veloz se não quer esperar mais cinco anos pra ser campeã novamente. Quartararo após provar a moto 2022 já mostrou insatisfação pela falta de velocidade. Dois anos de desenvolvimento de um novo motor e a Yamaha não melhorou nada? Quem agrava a situação é a Suzuki, que fez com o mesmo motor 4 em linha que a Yamaha usa uma moto competitiva. Não seria surpresa se eles perderem Quartararo por isso…
Sobre essa primeira etapa de 2022 é isso que tenho para compartihar! Gostaram da corrida?
Pingback: MotoGP 2022: saiba quando tem corrida no calendário - Motordomundo