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EITMS, um aliado das motos Harley-Davidson contra o calor

Dessa vez trago uma explicação mais técnica de algo quase escondido nas motos Harley-Davidson. O recurso mostrado nesse vídeo abaixo se chama EITMS. Essa coleção de letras resumidamente é um sistema de gerenciamento da temperatura do motor em marcha lenta. Ele atua apenas quando a moto está parada, em marcha lenta e com temperatura elevada. Ele desabilita o funcionamento do cilindro traseiro da moto, reduzindo o calor do motor nas pernas do piloto, o que em um país majoritariamente quente como o Brasil é algo bem útil. Veja o vídeo onde é bem fácil entender o funcionamento dele.

É possível habilitar ou desabilitar esse sistema rotacionando até o fim do curso da manopla do acelerador no sentido oposto ao uso normal (girando o seu punho para frente). Segurando por alguns segundo o acelerador no fim do curso da manopla do painel da moto a luz do piloto automático vai acender e apagar rapidamente (mesmo que a moto não tenha piloto automático).

Como saber se está ativado ou não o EITMS?

Quando a luz do piloto automático acende na cor verde o sistema está ativado, com isso o cilindro traseiro está sem funcionar com o motor em marcha lenta e quente, resultando menor calor do motor para as pernas do piloto. Quando a luz do piloto automático acende na cor amarela o sistema está desativado, com isso o cilindro traseiro segue ativado, e vai esquentar mais as pernas do piloto. Uma diferença do comportamento do motor com o sistema ativado com o cilindro traseiro sem funcionar é que a rotação do motor sobe para cerca de 1000 rpm, dando a sensação de quem está levemente mais acelerado (e está mesmo, isso é ocorre para que o motor não falhe trabalhando apenas com o cilindro dianteiro).

Na prática você é beneficiado por isso quando encontra um congestionamento e fica preso nele. Quando o EITMS está ativado e o motor quente nos momentos que você estiver parado – aguardando o semáforo ficar verde por exemplo – com o motor em marcha lenta ele vai ativar. Semáforo liberado para você? Ao acelerar o cilindro traseiro será reativado e terá funcionamento normal até a próxima parada em marcha lenta. Em lugares quentes como o Brasil acho bem útil.

Faz sentido ter a opção de deixar esse sistema desativado e esquentando as pernas? Faz sim, se você estiver no Sul do Brasil no inverno ou viajando com chuva vai te ajudar a aquecer o corpo contra o frio. Por isso esse sistema existe com a possibilidade de não ser usado – sem mencionar que a moto é vendida no mundo todo e em muitos lugares faz mais frio que calor, onde provavelmente deixariam esse recurso desativado.

Como curiosidade, a sigla significa Engine Idle Temperature Management System. Está disponível em todas as motos da Harley-Davidson da linha 2021 no Brasil.

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MARCELO BARROS

Marcelo é criador de conteúdo para motociclistas desde 2011. Compartilha seus erros e aprendizados para que mais pessoas entendam como é bom andar de moto todos os dias, usando ela da melhor forma possível, sem neurose.

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