TEXTOS

Dinamômetro de moto: entenda para que serve essa máquina

Uma máquina que gera curiosidade nos motociclistas é o dinamômetro e quero explicar um pouco sobre isso aqui. No vídeo abaixo mostro duas formas comuns de uso dessa máquina na análise de uma moto (com acessórios existem outras formas de medição nele).

O teste 1 serve para analisar o escalonamento do câmbio. Sai de 0 km/h passando marcha por marcha quando chega na rotação de corte até cortar na última marcha. No vídeo é possível ver que a quinta e sexta marcha na moto (uma Harley-Davidson Fat Bob 107) são mais curtas e cortaram bem mais rápido que as primeiras marchas. Isso muda de moto para moto de acordo com o propósito que a fabricante pensou aquele modelo. Algumas motos a primeira marcha é bem longa e as outras são todas curtas, por exemplo.

No teste 2 é onde se encontra os números de potência e torque máximos entregues pelo motor na roda. Muita gente tem dúvida sobre isso pois esses números costumam ser menores que os divulgados pelas marcas. Isso tem explicação: as fabricantes de moto costumam usar dinamômetros de motor, medindo diretamente no virabrequim, com o motor literalmente solto da moto, fixo em uma bancada. Sem as perdas do sistema de transmissão final da moto esse número é maior. No vídeo e o que vemos nas oficinas para medir a moto é um dinamômetro de rolo inercial.

No final do teste 2 o programa do dinamômetro apresenta as curvas de potência e torque do motor, seus respectivos picos de potência e torque e em quais rotações foram atingidos.

fat bob 107 no dinamômetro
Resultado da análise de potência e torque com a Harley-Davidson Fat Bob 107

Com essa análise é possível saber quanto o motor está entregando na roda, ver se existe algum desvio, ou irregularidade no funcionamento, que é visível quando as curvas após a medição são irregulares. E com isso na mão, partir o diagnóstico e melhorias – caso deseje mais potência e torque – e para fazer um ajuste fino do motor na preparação.

Nessa medição existem muitos cuidados a serem tomados, que podem influenciar no resultado. Importante dizer aqui que a velocidade máxima encontrada no teste 1 não equivale a velocidade máxima real, pois no dinamômetro está rodando sem vento contra, sem gastar energia empurrando o peso da moto e piloto, entre outras coisas. Velocidade máxima da moto se encontra pilotando a moto.

Você já sabia disso sobre dinamômetro?

MARCELO BARROS

Marcelo é criador de conteúdo para motociclistas desde 2011. Compartilha seus erros e aprendizados para que mais pessoas entendam como é bom andar de moto todos os dias, usando ela da melhor forma possível, sem neurose.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *