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Yamaha celebra com pintura especial 60 anos no Mundial de Motovelocidade

Na segunda rodada dos testes oficiais da pré-temporada da MotoGP em Losail, Catar, a Yamaha apresentou uma pintura especial para sua YZF-M1 com o piloto de testes dessa temporada na MotoGP, o britânico Cal Crutchlow. O motivo é a comemoração dos 60 anos participando do Mundial de Motovelocidade.

Achei curioso essa pintura especial não ter sido apresentada com o piloto Valentino Rossi, a lenda viva que segue ativo como piloto da marca. Por isso resolvi fazer uma pesquisa sobre como começou a saga da Yamaha no campeonato, voltando ao ano de 1961.

Pintura especial da Yamaha de MotoGP. 35 é o numeral que o piloto de testes Cal Crutchlow usou na carreira

A Yamaha entrou na competição na etapa 2 daquela temporada, o GP da França, em 21 de maio de 1961, com seus pilotos competindo nas categorias 125cc e 250cc. Ao todo eram sete motos Yamaha: 4 na 125cc e 3 na 250cc. Alguns dos pilotos Yamaha competiam nas duas categorias na mesma temporada (algo impossível atualmente). Naquela temporada, eram 4 categorias no total. 500cc (a principal), 350cc (que por algum motivo não corria em todas as etapas da temporada), a 250cc e a 125cc.

Motor 2 tempos ou motor 4 tempos?

Nessa temporada na categoria 250cc as fabricantes presentes eram Honda (que foi a marca campeã e conseguiu que os cinco primeiros colocados fossem seus pilotos), MZ, Morini, Benelli, MV Agusta e Yamaha. A ordem das marcas é a ordem que elas finalizaram a temporada em 1961 no mundial de construtores.  Dessas fabricantes, apenas MZ e Yamaha utilizavam motores 2 tempos. O resto do grid competia com motores 4 tempos.

Na categoria 250cc os pilotos Yamaha usavam a RD48, uma moto com motor bicilíndrico em linha, 2 tempos, 246 cm³ de cilindrada, arrefecido a ar, que tinha como potência máxima 35 cv. Entre os pilotos naquela temporada o destaque na Yamaha foi Fumio Ito, piloto japonês que na segunda corrida pela Yamaha (era seu segundo ano no Mundial de Motovelocidade após uma temporada competindo com a BMW) conseguiu finalizar a prova na Ilha de Man em sexto lugar, fazendo história como o primeiro piloto a pontuar com a Yamaha nesse campeonato. O numeral da moto de Ito nessa corrida? 35, o mesmo numeral de Crutchlow, o atual piloto de testes da equipe.

fumio ito na Yamaha RD48
O piloto japonês Fumio Ito acelerando a Yamaha RD48 na corrida na Ilha de Man

Nessa temporada Mike Hailwood venceu na 250cc com a Honda e Fumio Ito terminou em nono com a Yamaha, somando 7 pontos. Mais uma curiosidade: além do título na categoria 250cc Hailwood foi vice-campeão com a MV Agusta na categoria 500cc e sexto colocado na categoria 125cc com a ‘EMC-Honda’. Mesmo piloto, três categorias diferentes e competindo com duas fabricantes diferentes, algo hoje impensável!

Dois anos depois, em 1963, o mesmo Fumio Ito conquistava depois de dois segundo lugar no pódio seguidos a primeira vitória da Yamaha – já com outra moto – no circuito de Spa-Francorchamps, no GP da Bélgica. Fato curioso: a carreira de Ito no Mundial de Motovelocidade começou em 1960 e terminou em 1963, quando terminou como o terceiro melhor piloto na classificação da categoria. Essa vitória pela Yamaha foi sua única vitória na competição.

Yamaha RD 48, a moto de corrida da fabricante japonesa na categoria 250cc em 1961

São 60 anos de história nas competições e acumula mais de 500 vitórias no Mundial de Motovelocidade em todas as categorias que participou desde o GP da França em 1961. Que venham mais 60 anos de história nas competições no mínimo, dona Yamaha!

MARCELO BARROS

Marcelo é criador de conteúdo para motociclistas desde 2011. Compartilha seus erros e aprendizados para que mais pessoas entendam como é bom andar de moto todos os dias, usando ela da melhor forma possível, sem neurose.

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