VÍDEOS

Bajaj Dominar no Brasil: primeiras impressões

Depois de muita expectativa e antecipação – com direito a irmos até a Índia conhecer as fábricas e andar nas motos lá – tivemos um primeiro contato oficial no Brasil com as 3 motos Bajaj lançadas no primeiro momento da operação da marca no mercado brasileiro: Dominar 400, Dominar 200 e Dominar 160.

Apesar do mesmo nome e das 3 serem motos de rua, de asfalto, são 3 motos com um “tempero” diferente, onde cada uma atenderá melhor um perfil de motociclista, seja pelo gosto na experiência de pilotagem, seja pelo custo menor para manter.

A Dominar 160 e a Dominar 200 são equivalentes fora do Brasil a Pulsar NS160 e Pulsar NS200, com o diferencial da suspensão dianteira que no Brasil é invertida – e como quem pilotou as Pulsar NS na Índia com a suspensão convencional melhorou bem o comportamento da moto.

Após minha visita a imensa, exótica e peculiar Índia entendi que uma diferença grande entre o motociclista indiano e o motociclista brasileiro: na Índia as velocidades são menores, as pessoas aceleram menos enquanto no Brasil o motociclista – pelos mais diferentes motivos – acelera tudo e usa muito os freios a cada semáforo fechado.

Ou seja, o brasileiro exige mais da moto, por isso acredito que essa decisão da Bajaj de criar essa derivação das Pulsar NS no Brasil com melhor suspensão achei um baita acerto. Normalmente na história do Brasil motos de baixa cilindrada lançadas fora do Brasil são trazidas sem nenhuma mudança, o que normalmente não dá certo pelo motivo que eu citei, do brasileiro exigir mais da moto na prática e isso ser ignorado.

Sobre a Dominar 400, a mais potente – e pesada – das 3 motos, para mim, Marcelo, se comprasse uma, eu tiraria todos os acessórios deixando a Dominar 400 idêntica a como era o modelo até 2020 fora do Brasil. Motivo totalmente apegado ao meu gosto visual e quem já me acompanha a algum tempo sabe que gosto visual não se discute, mas quis apenas trazer minha opinião pessoal sobre essa questão dos acessórios desse modelo.

Sobre o comportamento da Bajaj Dominar 400, outra mudança aplicada em relação ao mesmo modelo que andei na Índia foi a adoção do pneu Pirelli Diablo Rosso II, que melhorou na minha humilde opinião o comportamento da moto em relação ao modelo que acelerei na Índia. Mas preciso andar com essas 3 motos nas ruas e nas estradas para poder realmente entender tudo que essas motos Bajaj podem entregar. Principalmente a Dominar 400, pois no circuito do Motor Park Tuiuti que é curto e com a pista dividida ao meio para a dinâmica do evento não consegui experimentar como gostaria esse modelo.

Boa desculpa para andar mais de moto em breve…

Gostou do conteúdo? Então me acompanhe também nos outros canais!

Instagram  I  Youtube  I  TikTok  I  Podcast   

MARCELO BARROS

Marcelo é criador de conteúdo para motociclistas desde 2011. Compartilha seus erros e aprendizados para que mais pessoas entendam como é bom andar de moto todos os dias, usando ela da melhor forma possível, sem neurose.

One thought on “Bajaj Dominar no Brasil: primeiras impressões

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *