TEXTOS

BMS Motorcycle evoluiu em 2019 e é um dos melhores do Brasil

Estive entre os dias 16 e 18 em Curitiba, PR, convidado pela Honda Motos – a quem deixo o meu agradecimento – para conferir tudo sobre a quinta edição do BMS Motorcycle, evento que começou pequeno, modesto e foi a cada edição ganhando mais força e identidade única.

Essa edição foi a primeira como evento anual – antes era bienal – e a segunda vez que usa o espaço da Usina5, uma área gigante onde era uma antiga fábrica. O local do evento por si só já é um diferencial.

motos customizadas
Motos customizadas expostas na área aberta da Usina5 (foto: Marcelo Barros)

A grande diferença nessa edição foi que algumas marcas entenderam a proposta do evento e adquiriram espaços melhores e maiores na área central do evento, onde se concentra a maior circulação de pessoas. Honda, Harley-Davidson, Triumph, Royal Enfield e Ducati tinham espaços  grandes, representados lá pelas próprias marcas.

A BMW também estava presente com um espaço grande, mas representada pela concessionária local, a Star News. A falta mais sentida para mim foi a da Yamaha. Uma pena.

corrida de mini moto
A MXF Motors forneceu as motos para a corrida de mini moto com fantasias.

Além das marcas que completaram o espaço principal, a distribuição das atrações foi alterada, se comparamos com 2018, e gostei bastante. Deixaram as pistas de velocross e de flat track juntas, onde as disputas foram quentes, com direito a corrida de mini-motos (da MXF Motors) com pilotos fantasiados.

Novamente, um pavilhão dedicado para motos customizadas, com diferentes estilos de motos, para todos os gostos. Na área aberta, logo na entrada do evento, também tinham customizadas expostas. Nesta edição, Danilo, da Wolf Motorcycles, foi o responsável por criar a moto oficial do evento.  

moto do BMS Motorcycle
Danilo foi o responsável pela customização da moto oficial do BMS. (foto: Marcelo Barros)

Danilo criou em menos de dois meses uma chopper cheia de estilo, usando como base uma Royal Enfield Classic. Trabalho que na minha opinião não deve nada aos customizadores internacionais.

 Uma atração que teve muita procura no evento foi o Wall of Death, ou “Muro da Morte”. Nela, três destemidos pilotos dão show de técnica e desafiam limites andando pela parede com suas motos. Impossível ficar indiferente ao que esses pilotos fazem ali. Uma curiosidade: As motos usadas no show são modelo Honda CG 160 Start, devidamente customizadas e preparadas para enfrentar o Muro da Morte.

muro da morte
Muro da Morte, show de habilidade no BMS Motorcycle. (foto: Caio Mattos)

Além do BMS, o Muro da Morte também estará presente no Rodeo Motorcycle, que será realizado entre os dias 12 e 13 de outubro, em Sorocaba, SP, organizado pelo pessoal da Lucky Friends.

Lá também será a grande final da temporada 2019 do Flat Track, modalidade onde os pilotos competem de Harley-Davidson 883 em circuito de terra oval e vence o mais rápido nas baterias. No BMS, o piloto local de numeral 7, Marcelo Silvério, foi o grande vencedor da etapa em Curitiba.

Disputas no circuito oval com as Harley-Davidson atraíram o público. (foto: Marcelo Barros)

As mulheres que gostam de moto estavam representadas no BMS pelo movimento Elas Pilotam, que completou um ano no evento, reunindo muitas mulheres, com direito a um passeio de motos por Curitiba.

A maioria das mulheres motociclistas que estavam ali eram parte de coletivo – bem legal – chamado The Litas, que une mulheres motociclistas no mundo todo. Para 2020, a idealizadora do Elas Pilotam promete um evento exclusivo para as mulheres, batizado de Elas Pilotam Camp.

Mulherada que gosta de motos reunida no Encontro Nacional do Elas Pilotam

Nos três dias, bandas se revezavam no palco garantindo a trilha sonora do evento. Destaco aqui O Bardo e o Banjo, que reuniu grande público na frente do palco e colocou todos para dançar.

Na praça de alimentação, variedade de comida boa com preço honesto. Com 40 reais você conseguia almoçar com bebida. No estacionamento, outro ponto que gostei. Por apenas 10 reais você estacionava sua moto. Por 20 reais, poderia deixar seu carro no estacionamento.

Palco principal do BMS Motorcycle
Palco principal do BMS Motorcycle (foto: Marcelo Barros)

Em resumo, o BMS Motorcycle encarou o desafio de deixar de ser bienal e ser anual e ainda assim, subir o nível da sua entrega. Mais atrações e melhor distribuição das atividades. Vi nessa edição um cronograma quase insano de se conseguir acompanhar inteiro em um só evento, e a oportunidade de ver e rever muita gente com os mesmos gostos. Terminei o evento cansado de tanta coisa que eu fiz e muito feliz por tudo que vi.

BMS Motorcycle
Essa é a única imagem que tenho minha no BMS Motorcycle (foto: Guilherme Veloso)

O BMS Motorcycle 2020 já está confirmado, e a quinta edição quebrou o recorde de visitação do público de 2018 já no sábado a tarde e tudo que apresentou aos motociclistas em 2019 consolidou de vez o evento como um dos melhores do Brasil. Quem não foi, perdeu uma bela festa!

MARCELO BARROS

Criador de conteúdo sobre motos desde 2011, com uma abordagem didática. Compartilha aprendizados e busca sempre as respostas certas para orientar boas escolhas na compra e uso de motos, ajudando motociclistas a andar com confiança.

2 comentários sobre “BMS Motorcycle evoluiu em 2019 e é um dos melhores do Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *