CB 650R: Saiba o que muda na nova moto 4 cilindros da Honda
Andamos na nova geração da naked com motor 4 cilindros da Honda. Sai de jogo a CB 650F e assume a CB 650R. Apenas uma letra de diferença no nome, mas é uma moto cheia de mudanças que a deixaram mais atrativa.
O principal ganho da Honda CB 650R quando comparada a sua antecessora é que a moto está mais prazerosa de pilotar e está mais segura com controle de tração – que pode ser desligado para os pilotos MAIS experientes e capacitados explorarem os limites da moto – e a nova suspensão dianteira invertida e com função separada (Showa SFF – Showa Separated Function Fork).
Na suspensão traseira são 10 níveis de ajuste da pré-carga da mola, então dá para deixar a moto no seu gosto com essa ampla variação de ajustes disponível. Como informação, ela sai de fábrica ajustada na posição 3, sendo 1 a mais macia e 10 a mais firme. Nos freios, com ABS nas duas rodas, a novidade é que as pinças Nissin da roda dianteira – com disco duplo – tem fixação radial, aumentando a eficiência do sistema.
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Entre as mudanças feitas no motor 4 cilindros em linha da CB 650R estão a melhora no volume de admissão de ar em 10% com a alteração do comando de válvula e o tempo de abertura das válvulas de admissão e escape. Tem também novos pistões e novo mapa de injeção, adequando a moto aos parâmetros cada vez mais rigorosos de emissões de poluentes e de ruído – motivo pelo qual a potência máxima no Brasil é diferente da divulgada na Europa, pois no Brasil essa lei é mais rigorosa.
Esse motor tem câmbio de 6 velocidades, com embreagem deslizante, que evita o travamento da roda traseira em reduções bruscas de marcha. A embreagem também é assistida, o que reduz em 12% o peso da embreagem no acionamento do manete. A CB 650R tem engates suaves, precisos e a leveza no manete faz parecer uma moto com motor menor que as 4 cilindros mais antigas, sem essa assistência na embreagem.
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Nessa oportunidade – com um esquema de segurança sanitária super rigoroso por conta da pandemia do novo Coronavírus – eu não consegui fazer medição do consumo de combustível dessa moto. O tanque da CB 650R tem 15,4 litros de capacidade. A velocidade máxima final nessa moto passa sem muito esforço de 200 km/h – mas eu não realizei essa medição, então não tenho esse dado exato, ok?
As medidas dos pneus originais – tanto da CB 650R quanto da CBR 650R – são essas: na roda dianteira usa 120/70 -17″ e na roda traseira usa 180/55 – 17″. Como eu disse no vídeo eu gostei do comportamento do Metzeler Roadtec usado na CB, mas se você quer explorar mais os limites esportivos dessa moto o pneu que é aplicado na CBR 650R, um Dunlop nas mesmas medidas, passa uma sensação de mais aderência no asfalto, dando mais confiança para inclinar mais nas curvas, por exemplo.
A iluminação é toda em LED, o que garante mais visibilidade mesmo de dia – pelos outros veículos -, pois o farol dela é bem forte. Além de estilo, iluminação em LED aumenta sua segurança. Eu gosto! A moto é vendida pela Honda em três opções de cor: vermelho, prata ou azul. O preço de venda da CB 650R na publicação desse vídeo (09/2020) e sujeito a alteração é de R$ 40.990 + frete. O preço da CB 1000R – que eu comento no vídeo – é no mesmo período R$ 60.900 + frete.
CRÉDITOS DO VÍDEO
Direção criativa: Marcelo Barros
Imagens: Equipe Honda e Marcelo Barros
Edição: Marcelo Barros
Fotos: Honda
Boa tarde.
Eu possuo 1,88 de altura. Isso a torna desconfortável para mim?
Eu tenho 1,83m. Depende do seu “paladar” na verdade. Ela é com certeza mais confortável pela posição de pilotagem em comparação com a CBR, porém, dependendo do seu gosto, poderá achar que o pouco que a gente fica inclinado para frente nessa CB já incomode. Melhor dos mundos? Ir na concessionária, sentar na moto e ainda melhor é fazer um test ride. Meu palpite é que não será desconfortável. Depois me conta, ok? Abraço
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