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CB 650R: Saiba o que muda na nova moto 4 cilindros da Honda

Andamos na nova geração da naked com motor 4 cilindros da Honda. Sai de jogo a CB 650F e assume a CB 650R. Apenas uma letra de diferença no nome, mas é uma moto cheia de mudanças que a deixaram mais atrativa.

O principal ganho da Honda CB 650R quando comparada a sua antecessora é que a moto está mais prazerosa de pilotar e está mais segura com controle de tração – que pode ser desligado para os pilotos MAIS experientes e capacitados explorarem os limites da moto – e a nova suspensão dianteira invertida e com função separada (Showa SFF – Showa Separated Function Fork).

Na suspensão traseira são 10 níveis de ajuste da pré-carga da mola, então dá para deixar a moto no seu gosto com essa ampla variação de ajustes disponível. Como informação, ela sai de fábrica ajustada na posição 3, sendo 1 a mais macia e 10 a mais firme. Nos freios, com ABS nas duas rodas, a novidade é que as pinças Nissin da roda dianteira – com disco duplo – tem fixação radial, aumentando a eficiência do sistema.

Entre as mudanças feitas no motor 4 cilindros em linha da CB 650R estão a melhora no volume de admissão de ar em 10% com a alteração do comando de válvula e o tempo de abertura das válvulas de admissão e escape. Tem também novos pistões e novo mapa de injeção, adequando a moto aos parâmetros cada vez mais rigorosos de emissões de poluentes e de ruído – motivo pelo qual a potência máxima no Brasil é diferente da divulgada na Europa, pois no Brasil essa lei é mais rigorosa.

Esse motor tem câmbio de 6 velocidades, com embreagem deslizante, que evita o travamento da roda traseira em reduções bruscas de marcha. A embreagem também é assistida, o que reduz em 12% o peso da embreagem no acionamento do manete. A CB 650R tem engates suaves, precisos e a leveza no manete faz parecer uma moto com motor menor que as 4 cilindros mais antigas, sem essa assistência na embreagem.

Honda CB 650R na estrada
Tenho 1,83 m de altura. Um guidão mais alto para mim ficaria melhor, mas gostei da nova ergonomia

Nessa oportunidade – com um esquema de segurança sanitária super rigoroso por conta da pandemia do novo Coronavírus – eu não consegui fazer medição do consumo de combustível dessa moto. O tanque da CB 650R tem 15,4 litros de capacidade. A velocidade máxima final nessa moto passa sem muito esforço de 200 km/h – mas eu não realizei essa medição, então não tenho esse dado exato, ok?

As medidas dos pneus originais – tanto da CB 650R quanto da CBR 650R – são essas: na roda dianteira usa 120/70 -17″ e na roda traseira usa 180/55 – 17″. Como eu disse no vídeo eu gostei do comportamento do Metzeler Roadtec usado na CB, mas se você quer explorar mais os limites esportivos dessa moto o pneu que é aplicado na CBR 650R, um Dunlop nas mesmas medidas, passa uma sensação de mais aderência no asfalto, dando mais confiança para inclinar mais nas curvas, por exemplo.

Visual CB 650R 2020
O mesmo estilo da CB 1000R com um pacote mais fácil de usar e 20 mil reais mais barato. Gosto dessa receita!

A iluminação é toda em LED, o que garante mais visibilidade mesmo de dia – pelos outros veículos -, pois o farol dela é bem forte. Além de estilo, iluminação em LED aumenta sua segurança. Eu gosto! A moto é vendida pela Honda em três opções de cor: vermelho, prata ou azul. O preço de venda da CB 650R na publicação desse vídeo (09/2020) e sujeito a alteração é de R$ 40.990 + frete. O preço da CB 1000R – que eu comento no vídeo – é no mesmo período R$ 60.900 + frete.

CRÉDITOS DO VÍDEO
Direção criativa: Marcelo Barros
Imagens: Equipe Honda e Marcelo Barros
Edição: Marcelo Barros

Fotos: Honda

MARCELO BARROS

Criador de conteúdo sobre motos desde 2011, com uma abordagem didática. Compartilha aprendizados e busca sempre as respostas certas para orientar boas escolhas na compra e uso de motos, ajudando motociclistas a andar com confiança.

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